O que a mãe sente no puerpério?
Ana Crys Benício Lopes: O baby blues é um dos transtornos emocionais do ciclo gravídico puerperal. Ele é uma reação à condição do pós-parto, quando a gente observa (na paciente) um choro fácil, uma fragilidade emocional e até uma irritabilidade. É muito comum mães relatarem cansaço e sentimento de incompreensão.Quais são as 3 fases do puerpério?
O puerpério pode ser dividido em três fases:
- Imediato (do 1º ao 10º dia pós-parto);
- Tardio (do 11º ao 42º dia);
- Remoto (a partir do 43º dia).
Qual a pior fase do puerpério?
A tristeza pós-parto é quase fisiológica. Dependendo da estatística, de 50% a 80% das mulheres apresentam certa tristeza, ela também é conhecida como baby blues. Essa tristeza e irritabilidade que têm início em geral no terceiro dia depois do parto e dura uma semana, 10, 15 ou 20 dias, e desaparece espontaneamente.Quais as alterações que acontecem no puerpério?
Puerpério: mudanças anatômicas e fisiológicas do Sistema Reprodutor. Logo após o parto, o útero se encontra um pouco acima da cicatriz umbilical, a partir do qual inicia um processo de involução. O útero se contrai, comprimindo os vasos sanguíneos e causando uma aparência isquêmica.Mulher no pós-parto | Entenda o que acontece nesse período
O que acontece com o corpo da mulher durante o puerpério?
Os sintomas biológicos também podem ocorrer, como mamas duras, cólicas, sangramento vaginal e barriga inchada. Existem diversos tratamentos para tornar esse período mais leve e minimizar os sintomas.Porque a mulher chora no puerpério?
Esse problema, geralmente, ocorre pela alteração hormonal abrupta que acontece após o parto. Isso porque com o descolamento da placenta dentro do útero, a comunicação hormonal da mulher com o bebê se perde. Assim, o corpo reage a isso. Assim, ela se sente mais sensível, insegura e culpada, pois gostaria de estar bem.Quais os problemas mais comuns no puerpério?
As complicações mais comuns após o parto são:
- Sangramento excessivo (hemorragia pós-parto)
- Infecções do útero.
- Infecções da bexiga e dos rins.
- Infecção de mama.
- Problemas com a amamentação.
- Depressão.
Quais os sinais de alerta no puerpério?
- -> Hemorragia pós-parto: avaliar e investigar perdas de sangue súbita e abundante ou aumento persistente dessa perda, desmaios, tonturas, palpitações.
- -> Infecção puerperal: avaliar e investigar febres, calafrios, dor abdominal, ferida cirúrgica (em caso de cesariana ou episiotomia), cor e odor de leucorreia presente.
O que não se pode fazer no puerpério?
Durante o puerpério, a mãe deve evitar o uso de drogas ilícitas, tabaco e álcool. Além disso, o uso de qualquer medicamento deve ser previamente autorizado pelo seu médico, já que algumas substâncias impossibilitam a amamentação.Como fica o útero no puerpério?
Durante o puerpério irão acontecer algumas alterações que vão fazer com que o corpo da mulher volte ao normal. Por exemplo, o útero começa a diminuir de tamanho e voltar a consistência de antes da gravidez, o tecido endometrial regenera e ocorrem secreções vaginais, chamadas de lóquios.Quanto tempo os hormônios voltam ao normal após o parto?
Entre 45 e 60 dias, o corpo da mulher passa por transformações para retomar ao seu estado anterior, antes das transformações causadas pela gestação. Esse tempo pode ser mais longo em mulheres que amamentam por um período maior.Quanto tempo os órgãos voltam ao normal depois do parto?
Especialistas afirmam que levam em torno de 60 dias para o corpo da mulher voltar ao normal, porém, este tempo pode ser maior ou menor dependendo do tempo da amamentação. Essas transformações envolvem não apenas questões físicas, mas também endocrinológicas (hormonais) e emocionais.Como fica a mente da mulher no puerpério?
“No blues puerperal, após o nascimento do bebê, pode ocorrer falta de ânimo, de energia, de prazer na realização das coisas e na rotina. Pode ocorrer também irritabilidade, aceleração do pensamento e falta de concentração.Como fica o emocional da mulher no puerpério?
Entre as principais crises que podem ser desenvolvidas durante o puerpério emocional estão a ansiedade e a depressão pós-parto. A ansiedade pós-parto se manifesta de diversas maneiras, agindo desde a preocupação excessiva com o bebê até medos mais intensos, como o de sair de casa ou de deixar o bebê com outras pessoas.Como não surtar no puerpério?
7 dicas para manter a saúde mental durante o puerpério
- Tenha uma boa rede de apoio. Antes de mais nada, tenha uma boa rede de apoio! ...
- Compartilhe suas emoções. ...
- Converse sobre outros assuntos. ...
- Não deixe de lado o autocuidado. ...
- Tente racionalizar algumas coisas. ...
- Mantenha uma alimentação saudável. ...
- Participe de grupos de mães.
Quais os principais sentimentos vivenciados pela mulher no puerpério?
A adaptação a estas mudanças tão intensas leva a mulher a tornar-se sensível, confusa e ansiosa, associada a uma instabilidade emocional característica da primeira semana pós-parto (Amorin, 2010).São sinais de complicação puerperais?
Os sintomas e sinais podem incluir:
- febre.
- dor na parte inferior do abdômen ou pelve causada por um útero inchado.
- corrimento vaginal malcheiroso.
- pele pálida, o que pode ser um sinal de grande perda de sangue.
- arrepios.
- sensação de desconforto ou doença.
- dor de cabeça.
- perda de apetite.
Qual a fase mais difícil do puerpério?
Qual é a fase mais difícil do puerpério? Segundo os especialistas, os primeiros dez dias são os mais complicados por conta da amamentação. A criança precisa aprender a fazer a pega adequada, a mãe precisa aprender a se posicionar bem. E, até que haja essa harmonia entre a mãe e o recém-nascido, é difícil.Qual a pior parte do puerpério?
Um dos principais desafios do puerpério certamente é a depressão. Ela tem a ver com oscilações hormonais e novas responsabilidades, que influenciam diretamente nas emoções da mãe.O que observar no puerpério?
ATENÇÃO NO PUERPÉRIOOrientar os cuidados básicos com recém-nascido; • Avaliar interação da mãe e do bebê; • Identificar situações de risco ou intercorrências; • Orientar o planejamento familiar.