Mulheres e homens compartilham do mesmo status, e em nenhum lugar a Bíblia diz que as mulheres são menos imagem de Deus do que os homens. Em vez disso, afirma que homens e mulheres são interdependentes e não poderiam existir sem o outro (1 Coríntios 11:7-12).
Jesus afirmou o valor e a dignidade das mulheres, repetidas vezes. Como o apóstolo Paulo afirma em Gálatas 3,26-28: “Pois pela fé que vos une a Jesus Cristo são todos filhos de Deus. Com efeito, todos os que foram batizados em Cristo revestiram-se das qualidades de Cristo.
Por terem sido a criação perfeita do Pai, há igual dignidade em ambos, um sem o outro, não geram vida. A mulher é a nossa primeira morada, nosso abrigo seguro, nosso sustento antes do nascimento. Ela, com seu corpo preparado nos mínimos detalhes é a grande cooperadora de Deus pois em seu ventre brota a vida.
🔴AS 7 CARACTERÍSTICAS DA MULHER VIRTUOSA NA BÍBLIA SAGRADA - Provérbios 31 | Flávio Sacramento
O que é ser mulher para Deus?
Uma mulher conforme a Palavra de Deus é aquela que faz somente o bem a todos aqueles que a rodeiam. Sabe fazer do silêncio sua arma, em vez de usar palavras ofensivas. É boa ouvinte, não se deixa vencer pelo cansaço ou desânimo, mantém o bom ânimo e a generosidade.
Na visão do primeiro homem, (Gn 2,23) ela era: “osso dos meus ossos” (Identidade); “Carne da minha carne” (Humanidade); e “Varoa” (Mulher, fêmea, feminilidade). Deus a vê como uma pessoa completa, capaz. Deus a vê como alguém igual, e não inferior ao homem.
A mulher era necessária para o homem, mas também para o propósito eterno de Deus. A mulher foi colocada diante do homem como uma auxiliadora. Isso não indica uma posição de humilhação ou inferioridade. Pelo contrário, trata-se de posição de honra e de especial importância.
A mulher, segundo o Coração de Deus, é uma pessoa de oração, que encontra seu conforto e consolo junto a Deus. Por isso, não se deixa intimidar e humilhar, mas se reconhece amada porque faz a experiência do cuidado divino constantemente.
Conforme explica Kélida Marques, a espiritualidade feminina promove o bem-estar e a resiliência emocional, adquirindo a capacidade de se recuperar de experiências difíceis e se adaptar a novas situações e a desenvolver compreensão e aceitação das mudanças e incertezas ao decorrer da vida.
Ela tem um papel fundamental na formação da família e na educação dos filhos, transmitindo valores e conhecimentos para as futuras gerações. Além disso, as mulheres tem se destacado cada vez mais em diversas áreas, como a política, a ciência, a arte e o empreendedorismo.
(Provérbios 31:11, 16-19) As mulheres sob a Lei mosaica eram encaradas como indivíduos com plenos direitos, não como um mero acessório para o homem. No Israel antigo, as mulheres tinham outra liberdade: a de ter uma relação pessoal com Deus. A Bíblia fala de Ana, que orou e fez um voto a Deus sobre um assunto pessoal.
Quando o Senhor Deus criou a mulher, Ele atribuiu qualidades próprias a ela, dentre elas, a de ser auxiliadora e idônea. Assim, ela possui um valor inigualável, cujo papel na sociedade, na família, na comunidade e em todas as esferas tem grande relevância. O mundo não teria a mesma cor sem a mulher.
De um modo geral, as mulheres marcaram a história com obediência, fé, sabedoria, auxílio na edificação da família e nação. Direta ou indiretamente, as mulheres também contribuíram na construção da Teologia Bíblica.
A Bíblia ensina que todos os crentes devem amar o seu próximo como a si mesmos. Mas, especificamente, à esposa tão dada facilmente ao amor e a amar, Deus reforça o dever da humilde submissão conjugal. (2) Que Ela, se o Senhor permitir, tenha Filhos (1Tm 2.15).
Ela tem às virtudes que agradam o coração de Deus, ou seja, ela é: altruísta, submissa, fiel, discípula, obediente, cheia do Espírito Santo, líder, liberta, com capacidade de: amar, louvar, adorar, ajudar...
Mulher de Deus é aquela que sabe e reconhece que seu papel é ser guiada por Deus como foi Ester guiada por Mordecai até se tornar rainha e ter em sua vida o momento certo para livrar o povo de Deus de uma grande destruição.
1 A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua. 3 Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom.
A mulher é um dom de Deus para a humanidade. Quanto mais assumirmos essa verdade, mais eficazes seremos em nossa missão. São muitas as tarefas que enfrentamos durante o dia: trabalhar, estudar, namorar, cuidar da casa, dos filhos, do marido e assim por diante.
As mulheres são chamadas para fazer parte do eterno plano de Deus, refletindo a beleza da união com Cristo em todos os aspectos de sua vida, exalando o bom perfume do Noivo, o honrando e servindo em amor, e glorificando a Deus com sua feminilidade.
As Mulheres apresentam um papel importante porque além de serem seguidoras de Jesus se tornaram também membros líderes das comunidades cristãs da época, cooperando para o crescimento da obra do Senhor.