NASA é a sigla em inglês para National Aeronautics and Space Administration (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço). Essa agência espacial estadunidense tem a função de pesquisar e desenvolver novas tecnologias, bem como cuidar da exploração do universo, buscando sempre entender como o cosmo foi criado.
A NASA está rastreando um objeto misterioso voando pela Via Láctea a mais de 1,6 milhão de quilômetros por hora que pode estar prestes a ser lançado no espaço intergaláctico. Além disso, a massa, identificada pelo projeto Planet 9, é 27 mil vezes maior que a Terra.
Recentemente, o Escritório do Inspetor Geral (OIG) da NASA divulgou um relatório que aponta 50 “áreas de preocupação” relacionadas à segurança da Estação Espacial Internacional (ISS) – sendo o principal deles um vazamento contínuo no lado russo que já dura cinco anos.
Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (em inglês: National Aeronautics and Space Administration — NASA) é uma agência do governo federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial.
Atualmente, o lançamento está previsto para novembro de 2024. A outra missão é a VIPER, que significa Volatiles Investigating Polar Exploration Rover. Essa missão da NASA enviará um robô do tamanho de um carrinho de golfe para explorar o polo sul da Lua no final de 2024, em torno do mês de novembro.
É verdade que o Brasil vai ficar inabitável daqui a 50 anos?
Na semana passada, mais de 100 veículos de comunicação brasileiros publicaram a notícia de que o país ficaria inabitável daqui a 50 anos por causa das elevadas temperaturas causadas pelo aquecimento global, atribuindo a conclusão à Nasa. Há um problema: a alegação é falsa, é uma má interpretação de um estudo de 2020.
Em outubro de 2022 a NASA contratou uma equipe de 16 pessoas composta por especialistas científicos, aeronáuticos e em análises de dados a fim de investigar fenômenos anômalos não identificados (UAPs), antes conhecidos como OVNIs.
Para sua surpresa, os cientistas descobriram ecossistemas vibrantes em volta dos respiradouros, repletos de organismos marinhos, como o peixe-caracol transparente e anfípodes — crustáceos que se parecem com pulgas — que nunca haviam sido vistos antes.
Em uma descoberta que desafia os limites da astronomia, a Nasa identificou um objeto celestial com massa 27 mil vezes superior à da Terra, deslocando-se a uma velocidade de 1,6 milhão de quilômetros por hora pela Via Láctea.
Em junho de 2023, a Nasa anunciou a descoberta de uma rocha com o formato inusitado de uma "rosquinha". Segundo a agência, a estrutura rochosa pode ter sido formada após um longo processo de erosão.
O Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito (TESS) da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) fez a descoberta de mais uma “Super-Terra“, desta vez, localizada a 137 anos-luz de distância do nosso planeta.
Qual foi a descoberta recente anunciada pela notícia?
A mais recente descoberta no campo da astrobiologia foi anunciada pela Nasa na última quinta-feira: o planeta Kepler 452b está entre os mais parecidos com a Terra já detectados.
Recentemente, a Nasa anunciou a descoberta de um campo de energia desconhecido ao redor da Terra, chamado de campo elétrico ambipolar. Esta descoberta surpreendente não é apenas um fenômeno atmosférico comum, mas um dos principais fatores que influenciam a dinâmica da atmosfera terrestre.
O Brasil, ao lado de outras regiões, é apontado pelo artigo da Nasa como uma área potencialmente vulnerável ao aumento da temperatura de bulbo úmido. "Modelos climáticos nos dizem que certas regiões provavelmente excederão essas temperaturas nos próximos 30 a 50 anos.
"É muito mais difícil trabalhar nas profundezas oceânicas porque as condições são um grande desafio para a tecnologia." Ela ressalta que, nas missões espaciais, as comunicações são extremamente limitadas.
As intensas pressões no fundo do oceano tornam um ambiente extremamente difícil de explorar. Embora você não perceba, a pressão do ar empurrando para baixo em seu corpo ao nível do mar é de cerca de 15 libras por polegada quadrada.
Pacífico: ponto Challenger Deep, na Fossa das Marianas, com 10.984 metros. Atlântico: ponto Milwaukee Deep, na Fossa de Porto Rico, com 8.378 metros. Antártico: Ponto Factorian Deep, na Fossa Sandwich do Sul, com 8.265 metros.
Após 60 anos de estudo, pesquisadores da Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) descobriram um campo elétrico fundamental na atmosfera do planeta Terra.
“Minha resposta pessoal é sim”, diz administrador da Nasa sobre vida extraterrestre. Administrador da agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa, Bill Nelson, disse que, pessoalmente, acredita na existência de vida extraterrestre.
Cientistas acreditam que, sob a espessa camada de gelo que recobre o satélite, se esconde um grande oceano de água salgada em estado líquido. A Nasa lançou na tarde desta segunda-feira, 14, uma missão que busca descobrir sinais de vida alienígena em uma das luas geladas de Júpiter.
Não há absolutamente nenhuma informação sobre isso e qualquer base científica para dizer que o país ficaria inabitável. O estudo não faz uma projeção de como a Terra ficaria em 30 anos, até porque isso dependeria da análise de outras variáveis e não só da temperatura de bulbo.
O clima extremo deve continuar nos próximos meses, até o final do ano ou início de 2025. Segundo o meteorologista Micael Amore Cecchini, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, não há expectativa de reversão rápida desse cenário de calor intenso e a escassez de chuvas.