N° DA PLACA: R – 37 NOME: PROIBIDO TRÂNSITO DE MOTOCICLETAS, MOTONETAS E CICLOMOTORES. SIGNIFICADO: assinala ao condutor de motocicletas, motonetas e ciclomotores a proibição de transitar a partir do ponto sinalizado na área, via, pista ou faixa.
Placa R37: Proibido trânsito de motocicletas, motonetas e ciclomotores. O sinal de trânsito “Proibido trânsito de motocicletas, motonetas e ciclomotores” indica que é proibido o tráfego de motocicletas na rua ou área específica onde o sinal está instalado.
A placa de trânsito A-37 indica que há um limite de altura de acesso na estrada. Essas placas de trânsito são normalmente vistas em estradas e vias com túneis e viadutos, pois servem para alertar os motoristas sobre qualquer veículo alto que possam não conseguir passar por baixo desses acessos.
A placa de Altura limitada (A-37) tem a função de alertar os motoristas sobre a altura máxima permitida para veículos ao se aproximarem de obstáculos como viadutos, passagens subterrâneas, pontes e outros pontos onde a altura é restrita.
1º As dimensões autorizadas para veículos, com ou sem carga, são as seguintes: I – largura máxima: 2,60m; II – altura máxima: 4,40m; III – comprimento total: a) veículos não-articulados: máximo de 14,00 metros; b) veículos não-articulados de transporte coletivo urbano de passageiros que possuam 3º eixo de apoio ...
A placa proibido retornar à direita (R-5b) tem como finalidade orientar o condutor do veículo para evitar o retorno à direita da via, sendo utilizado em vias com canteiro central e duplo sentido de circulação (mão inglesa).
A placa “Altura Máxima Permitida 2,8 Metros R-15”, adverte ao motorista a altura máxima permitida do veículo que circula na área, assim proibindo veículos que tenham a altura superior a indicada de transitar no trecho.
Qual a regra fundamental para fazer a sinalização de acidente?
É importante lembrar que a sinalização deve ser feita de maneira a propiciar visualização antecipada do acidente nos dois sentidos (ida e volta), nos casos em que a situação interferir no tráfego das duas mãos de direção. “Não adianta ver o acidente quando já não há tempo suficiente para parar ou diminuir a velocidade.
N° DA PLACA: R – 38 NOME: PROIBIDO TRÂNSITO DE ÔNIBUS. SIGNIFICADO: assinala ao condutor de ônibus a proibição de transitar, a partir do ponto sinalizado, na área, via, pista ou faixa.
A direção defensiva recomenda que, em condições normais de tráfego, os motoristas adotem a "regra dos dois segundos", mantendo pelo menos uma distância correspondente a dois segundos da frente do veículo.
O artigo 187 do CTB determina as penalidades para quem transita em locais e horários não permitidos. A infração é média, com multa de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH.
A placa proibido trânsito de motocicletas, motonetas e ciclomotores (R-37) sinaliza o condutor sobre a proibição desses veículos transitarem a partir do ponto sinalizado na faixa, pista, via ou área.
A placa “Passagem Obrigatória R-24B”, adverte ao motorista que existe obstáculos e que é obrigatório o desvio à esquerda ou à direita do mesmo. Utilização: Utiliza-se a placa R-24B, para obrigar o condutor a entrar para o lado indicado pelo sinal, assim desviando do obstáculo da pista.
Essas são as placas mais comuns a serem encontradas, ao todo são 51, e possuem o design em formato redondo, possuindo as cores branca, vermelha e preta, elas podem representar, proibições, condições, obrigações e restrições.
O que significa a placa de alfândega? A placa R-21, que indica a proximidade de um posto de fiscalização da alfândega, alerta os condutores sobre a presença de um ponto de controle aduaneiro nas proximidades.
A altura padrão, afirmou a CET é entre 1,90 e 2,1 metros, conforme o modelo de coluna instalado. Quando há necessidade, o equipamento pode subir e ficar de 2,9 a 3,5 metros.
Quanto à sua localização, as placas devem ser fixadas de maneira a permanecerem claramente visíveis e legíveis em todos os momentos. Embora a legislação não mencione explicitamente a proibição de placas lateralizadas, qualquer configuração não pode comprometer a visibilidade das informações essenciais.
O que significa a placa de “Duplo sentido de circulação”? A placa R-28 indica uma via em que o tráfego ocorre nos dois sentidos, ou seja, veículos podem se deslocar tanto no sentido horário quanto no sentido anti-horário.
Atualmente, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece uma altura máxima de 4,4 m para as carrocerias nesses casos. A proposta em análise na Câmara modifica o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) para permitir a elevação da altura para 4,7 metros.
Qual é a multa por excesso de altura em caminhões?
O outro é quando o veículo transita com altura superior à limitação imposta pela sinalização de regulamentação e advertência em decorrência de limitação física do gabarito vertical de túneis, pontes e viadutos. Em ambos os casos a multa é grave, somando 5 pontos na CNH e o valor é de R$ 195,23.
A norma permite que os caminhões sejam levantados, mas com várias regras e limites. Segundo a resolução 479, as traseiras dos caminhões podem ser elevadas em até 2° graus a partir de uma linha horizontal, ou seja, fazendo uma medição do início ao fim do veículo.