As plantas são organismos autotróficos que vivem entre dois ambientes inteiramente inorgânicos, retirando CO2 da atmosfera e água e nutrientes minerais do solo.
A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta. A luz do sol, por sua vez também é absorvida pela folha, através da clorofila, substância que dá a coloração verde das folhas.
Os nutrientes que as plantas extraem do solo e são considerados como essenciais são representados por dois grupos: os macronutrientes (Nitrogênio, Potássio, Cálcio, Magnésio, Fósforo e Enxofre) e os micronutrientes (Cloro, Ferro, Boro, Manganês, Zinco, Cobre e Molibdênio).
Os macronutrientes mais importantes para o desenvolvimento das plantas são o nitrogênio, o potássio e o fósforo. Além desses, são também essenciais para as plantas o cálcio, o magnésio e o enxofre. Quanto aos micronutrientes, os principais para elas são: boro, cloro, molibdênio, cobre, ferro, zinco e manganês.
A raiz é um órgão da planta que possui uma função muito importante, que é fixar a planta ao solo e também absorver água e nutrientes. Um detalhe muito importante sobre as raízes é que, dependendo do tipo de planta, as raízes podem estar fixadas à terra ou não.
INCRÍVEL! Faz qualquer planta florir e crescer 5 vezes mais rápido (Qualquer planta)
Quem é que prende a planta no solo?
RAIZ: A RAIZ É A BASE DAS PLANTAS. O SEU TRABALHO É PUXAR DA TERRA A ÁGUA E A OS NUTRIENTES PARA AS PLANTINHAS, COMO SE FOSSE UM CANUDINHO NUM COPINHO DE ÁGUA.
O que as plantas retiram da camada fértil do solo?
Geralmente as plantas retiram do solo a quantidade de água necessária à sua sobrevivência. Nem toda água que chega ao solo fica disponível às plantas, pois ela pode continuar a infiltrar, abastecendo outros mananciais d'água.
As plantas obtêm os nutrientes que necessitam para sua sobrevivência através da absorção pelas raízes dos elementos existentes na solução do solo. As plantas obtêm os nutrientes que necessitam através da absorção pelas raízes dos elementos existentes na solução do solo.
A planta troca gás carbônico e oxigênio com o ambiente através dos estômatos. Durante a fotossíntese, a planta permite a entrada de CO2 na folha e a liberação do O2 para o ambiente. Por outro lado, durante a respiração ela libera CO2 para o ambiente e permite a entrada do O2.
Nas plantas, a entrada de água e nutrientes ocorre pela raiz, favorecida pela presença de pelos radiculares que aumentam a superfície de absorção. Água e íons são essenciais para o desenvolvimento da planta e são conseguidos graças às raízes, que, além de fixar a planta no solo, atuam na função de absorção.
Uma das principais funções das plantas é absorver água e nutrientes do solo através de suas raízes. Esse processo não apenas sustenta o crescimento e o desenvolvimento da planta, mas também ajuda a manter os níveis de umidade do solo e evitar o escoamento da água, o que pode levar à erosão.
Tanto o garimpo quanto a mineração extraem recursos que se encontram no solo ou no subsolo, de onde são retirados diversos tipos de minérios (ouro, prata, minério de ferro, estanho, bauxita e muitos outros). Minérios, como o carvão e o petróleo, são utilizados como recursos energéticos e matéria-prima.
As plantas funcionam como uma espécie de “canudo” absorvendo água do solo e transmitindo para a atmosfera. Nessa transferência, cerca de 90% da água é liberada e a planta retém para si apenas 10%. Essa transferência é conhecido de evapotranspiração.
Retiramos do solo diversos tipos de alimentos que são essenciais para nossa nutrição. Entre eles, podemos destacar: Legumes e Vegetais: Como cenoura, batata, beterraba, rabanete, cebola, alho, entre outros. Frutas: Algumas frutas também crescem próximas ao solo, como o morango e o melão.
As plantas são organismos autotróficos que vivem entre dois ambientes inteiramente inorgânicos, retirando CO2 da atmosfera e água e nutrientes minerais do solo.
Como é chamado o alimento extraído pelas plantas do solo?
Esse alimento, chamado de nutriente, é fornecido aos vegetais, principalmente através do solo. Esses nutrientes são hoje divididos em duas categorias: macronutrientes e micronutrientes.
Eles encontraram evidências de que, na estação seca, árvores do Cerrado, da Amazônia e da Mata Atlântica mantêm parcialmente abertas durante à noite os estômatos, estruturas microscópicas das folhas responsáveis pela absorção de gás carbônico do ambiente e pela liberação de oxigênio para a atmosfera.
Elas geram oxigênio, alimentos, fibras, combustíveis e remédios que permitem aos humanos e outras formas de vida existir. Elas também são essenciais para o controle da temperatura da Terra e o equilíbrio e dinâmica da água no planeta. Sem plantas não existiria vida!
A poluição do solo acaba sendo ocasionada por origens diversas, como o descarte inadequado de resíduos industriais, agrícolas e urbanos, além do uso indiscriminado de produtos químicos, como pesticidas e fertilizantes por agricultores.
Em alguns casos um solo fértil pode perder a fertilidade por manejo inadequado, resultando em erosão, desequilíbrio de nutrientes e outros. Pode também ocorrer exaustão de nutrientes do solo provocada pelas retiradas pelas culturas, especialmente devido a intensificação da produção.
Ela ocorre pela transformação e pelo desgaste do terreno devido à ação de agentes externos, como chuva, vento e sol. A destruição da vegetação natural remove a proteção do solo e resulta em um maior desgaste da superfície.
Ele é a parte que interliga a raiz com as folhas, o caule é responsável por sustentar a planta e por levar a água e os sais minerais das raízes até as folhas, por meio de vasos existentes dentro do caule, e também transportar os açúcares (produzidos na fotossíntese) das folhas até as raízes.
As plantas retiram água do solo através das raízes e perdem água pelas folhas e um dos maiores problemas de um vegetal se relaciona a disponibilidade de água e a sua perda para o ambiente. A água não entra nas raízes e sim, gastam uma energia para retirar a água do solo.
Várias camadas formam a madeira que sustenta uma árvore. E cada pedaço tem substâncias diferentes, com aplicações variadas. A madeira é o produto principal das árvores, usado para fazer móveis e nas construções de edifícios e casas.