Uma casa desorganizada pode afetar a saúde mental, uma vez que o exterior também mexe com as emoções. De acordo com Tatiane Paula, que é psicóloga clínica, os efeitos incluem o aumento do estresse, a sobrecarga emocional, a dificuldades de concentração e a baixa autoestima.
Uma casa bagunçada, normalmente, é uma casa que não é limpa com frequência. Mesmo que haja uma varrida aqui, uma ali, o lar se torna um ambiente incrível para o acúmulo de pó. Esse pó acumulado pode, certamente, ajudar a desenvolver alergias, como a rinite, entre os moradores da residência.
Uma casa bagunçada e suja atrai energias negativas e afasta a prosperidade. Além disso, a desorganização e a sujeira podem gerar sentimentos de estresse e ansiedade, tornando a vida em casa mais difícil.
“Um ambiente bagunçado muitas vezes é o sinal de um adoecimento mental. Quando alguém não consegue ordenar bem seu espaço interno (ou seja, sua mente), isso também se manifesta na realidade à sua volta”, destaca o médico.
A sensação de falta de controle sobre a própria vida pode levar a uma queda na autoconfiança e atenção, contribuindo para o desenvolvimento de sintomas de depressão. A desorganização está diretamente ligada ao aumento do estresse e ansiedade.
ORGANIZE A SUA BAGUNÇA INTERIOR | Marcos Lacerda, psicólogo
Qual a raiz da desorganização?
A desorganização pode surgir tanto da falta de tempo quanto da falta de vontade, ou, ainda, quando a pessoa considera que têm coisas mais importantes para fazer e a organização vai ficando de lado.
Mateus 12:44-45 Nova Bíblia Viva Português (NBV-P)
Então diz: 'Vou voltar para a casa de onde saí'. Assim ele volta e encontra a casa desocupada, varrida e arrumada! Então o espírito imundo vai buscar outros sete espíritos piores do que ele, e todos entram no homem e ficam morando nele.
O cérebro fica sobrecarregado, o que dificulta concentração, raciocínio lógico, criatividade e tomada de decisões. Sentimento de culpa: se já sentimos desconforto em ver aqueles programas de TV sobre acumuladores ou casas de pernas para o ar, saiba que para quem vive num lugar desses pode ser pior.
Um quarto bagunçado é um sintoma comum e frequentemente negligenciado que pode revelar muito sobre nossa personalidade e estado emocional. Embora um espaço desorganizado possa ser visto simplesmente como um sinal de preguiça, ele pode ser um reflexo profundo de fatores psicológicos e comportamentais.
Espelhos quebrados, trincados ou sujos também são objetos que ninguém deve ter em casa, pois eles são considerados grandes portais e é através deles que tanto os espíritos negativos quanto os positivos podem entrar no ambiente.
Se viver em uma casa bagunçada traz impacto na saúde mental, ser perfeccionista — este é um traço de personalidade associado aos comportamentos compulsivos e ao TOC — na limpeza pode ser igualmente ou mais problemático. Afinal, o perfeccionismo também gera sensações negativas, como ansiedade.
Uma casa bagunçada também pode contribuir para sentimentos de opressão, estresse e vergonha, fazendo você se sentir pior do que já se sente. E, embora a organização não cure sua depressão, ela pode melhorar seu humor.
Uma vida bem estruturada promove saúde mental da mesma forma que uma vida desorganizada pode causar instabilidade mental. Por isso, a desorganização também pode ser oriunda de fatores externos e não de hábitos pessoais, como morar com pessoas muito bagunceiras ou trabalhar em um ambiente precário.
O que a ciência diz sobre o impacto de uma casa Baguncada?
Cada vez mais, pesquisas que mostram o impacto negativo que a bagunça causa na saúde mental. Não é falta de tempo, não é relaxamento. Em muitos casos, indicam os estudos, é reflexo da nossa mente ansiosa, estressada e caótica. Por algum motivo a sua casa já deve ter ficado bagunçada, pelo menos, por alguns dias.
Para além da questão da limpeza, a desorganização pode gerar impactos psicológicos e acionar gatilhos de ansiedade nos moradores, afetando a saúde como um todo. Dentro de casa, "a desordem e a bagunça são mais do que apenas incômodos visuais.
AS ENERGIAS DE UMA CASA Uma casa suja e desarrumada não é um lugar feliz para se viver, ela tem energia negativa e as pessoas que moram neste ambiente serão afetadas. A desordem atrapalha e estagna, tornando muito difícil continuar em nossos caminhos.
Como é a personalidade de uma pessoa desorganizada?
Segundo o psicólogo Carol Costa Júnior, a desorganização pode ser indicador até de uma depressão. “A pessoa fica muito largada, não se preocupa com as coisas, muito jogado, começa a inclusive a não prestar atenção na própria higiene pessoal.
Isso mesmo, Deus não é de bagunça, desorganização, tudo que fez e faz tem um motivo traçado, não é de confusão. Vale entender que desordem e confusão, nesse caso abrange tudo, inclusive no que diz respeito a organização para agir.
A desorganização vai além de simplesmente bagunçar o espaço físico, ela mexe com nossas emoções. De acordo com Tatiane Paula, psicóloga clínica, os efeitos incluem aumento do estresse, sobrecarga emocional, dificuldades de concentração e baixa autoestima.