O que a psicologia diz sobre o desejo?
Para Freud, o desejo é um movimento em direção à marca psíquica deixada pela vivência de satisfação primeira que acalmou uma necessidade, como a fome, no bebê. Através dessa inscrição mnêmica poderá então a criança reeditar a satisfação de forma alucinatória, nessa pouco duradoura autonomia que a alucinação fornece.O que Freud fala sobre os desejos?
Desejo na Psicanálise FreudianaEle acreditava que o desejo surge das pulsões internas, como a sexualidade e a agressividade. Além disso, Freud descreveu a existência de desejos conscientes e inconscientes, sendo este último um terreno fértil para o surgimento de conteúdos reprimidos.
O que explica o desejo?
O Desejo é uma organização de palavras, ideias, afetos, significações, histórias e tem como resultado uma movimentação, pulsação que conduzem nossas vidas. Essa movimentação que o Desejo causa decorre do fato de que algo está faltando.O que está por trás dos desejos reprimidos?
A psicologia já mostrou que a repressão de desejos pelo nosso consciente faz com que eles "escapem" e se manifestem através de sonhos. Porém, tentar ignorar essas vontades manifestas pelo nosso subconsciente pode favorecer quadros de depressão, ansiedade e estresse, entre outros.OS EFEITOS DOS TRAUMAS DE INFÂNCIA NA SAÚDE MENTAL DO ADULTO
É verdade que Freud diz que todo sonho é a realização de um desejo reprimido da infância?
Para Freud, a essência do sonho se traduzia na realização de um desejo infantil reprimido. Na psicanálise, o sonho é analisado com base em uma associação livre, conforme explica o psicanalista Nestor Vaz, integrante da escola de psicanálise Letra Freudiana, no Rio de Janeiro.O que Freud quis dizer com sonhos são realizações de desejos?
Segundo Freud, os sonhos constituem "uma realização (disfarçada) de um desejo (reprimido)". Para muitos neurocientistas, eles são formados a partir de estímulos aleatórios originados na ponte e não possuem qualquer significado.O que produz o desejo?
O que dá combustão para esse desejo (ou seja, o gatilho) é a dopamina. Quando a pessoa vê alguém que acha interessante, se sente atraída, o cérebro libera esse neurotransmissor que provoca a sensação de prazer. O que sustenta e dá energia a essa busca é a adrenalina. E o freio, a serotonina.O que a filosofia fala sobre desejo?
A filosofia nos ensina que desejo é uma força que se dirige a um fim o qual é considerado, pela pessoa que a contém, uma fonte de satisfação que pode ser consciente/inconsciente ou reprimida.O que desperta o desejo em uma pessoa?
O que a pessoa faz no dia a dia, sua aparência, seus gestos, seu modo de se vestir, seus comportamentos, podendo ser algo focado (atração por um sorriso, olhar) ou ampliado (atração pelo conjunto). Quando algo desperta muito a atenção, provoca excitação e uma tendência para aproximação.O que é o desejo para Lacan?
O desejo é causado por uma falta que não faz sentido. Lacan chama essa falta que não se subjetiva de objeto, que ele escreve com uma letra, a. O objeto a designa a falta de nomeação, por parte do significante, do ser do sujeito, ou seja, daquilo que não se sujeita à sua representação pelos recursos do Outro.Qual a frase mais famosa de Sigmund Freud?
"Não podemos nos curar do que não aceitamos como parte de nós mesmos."O que Freud fala sobre atração?
Em 1920, ele chegou à conclusão de que, no caso dos homens, isso se estabelece no momento do indivíduo eleger seu objeto sexual (a pessoa por quem ele é atraído), quando então prevalece uma fixação infantil na figura da mãe – além de um sentimento de decepção com o pai.O que gera o desejo?
O Desejo é uma organização de palavras, ideias, afetos, significações, histórias e tem como resultado uma movimentação, pulsação que conduzem nossas vidas. Essa movimentação que o Desejo causa decorre do fato de que algo está faltando.Quais são os tipos de desejo?
Os desejos podem ser positivos, no sentido de que o sujeito quer que um estado desejável seja o caso, ou negativos, no sentido de que o sujeito quer que um estado indesejável não seja o caso.Qual o objetivo do desejo?
O desejo se situa no campo das relações intersubjetivas, simbólicas e não tem objeto específico. Muito menos se define pelo objeto, mas, aparentemente, sempre que desejamos, desejamos algo objetivo.Como a psicologia explica o desejo?
É um impulso não satisfeito em seu devido tempo que leva ao surgimento de uma tensão, fator que caracteriza o desejo. Portanto, quando o indivíduo pensa na coisa desejada, está a criar ou a aumentar uma tensão psíquica, e o alvo da motivação leva-o a agir no sentido de satisfazer o desejo.O que a psicanálise fala sobre o desejo?
Na cultura psicanalítica, literária e filosófica de língua francesa, o termo désir (desejo) ou no alemão Wunsch, designa o campo de existência do sujeito humano sexuado, em oposição a toda abordagem teórica do humano limitado ao biológico, aos comportamentos ou aos sistemas de relação.O que Kant fala sobre desejo?
A faculdade de desejar inferior está sujeita a faculdade de desejar superior. Kant não afirma que uma lei não tem matéria, pois toda lei tem forma e matéria, mas a matéria não deve determinar a vontade para que a ação tenha valor moral.O que faz a pessoa sentir desejo?
Fatores importantes para a satisfação sexual e libido
- a saúde mental,
- o bem-estar emocional,
- A autoimagem positiva,
- experiências sexuais passadas prazerosas,
- sentimentos positivos para com o parceiro e.
- expectativas positivas em relação ao relacionamento.