A hipocrisia é um comportamento que se caracteriza pela simulação de virtudes ou sentimentos que não se possuem. É uma forma de dissimulação que pode ser motivada por diversos fatores, como o medo do julgamento, o desejo de obter vantagens ou a própria insegurança.
O hipócrita ou fariseu carrega dentro de si uma terrível transgressão: ser orgulhoso, soberbo e a falta de modéstia, além da autossuficiência. Ele não reconhece suas falhas, debilidades e pecados. O hipócrita se julga alguém de elevado nível espiritual, como ser quase perfeito, intocável e superior aos demais.
Busque sempre ter discernimento ao ouvir o que essa pessoa compartilha contigo, pois uma característica delas é a distorção de fatos. Conviver com a falsidade não é tarefa fácil e requer quatro atitudes: firmeza, tolerância, paciência e muito autocontrole.
Qual é a melhor maneira de lidar com pessoas falsas?
Seja firme e não se deixe persuadir
Dessa maneira, evite se deixar persuadir e mantenha-se firme nas suas decisões. Lembre-se de que indivíduos falsos podem ser sedutores e fingir muito bem certos sentimentos para conseguir o que desejam. Assim, desconfie de elogios e de gestos “simpáticos” e altruístas.
Hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui, frequentemente exigindo que os outros se comportem dentro de certos parâmetros de conduta moral que a própria pessoa extrapola ou deixa de adotar.
O hipócrita é alguém que finge ser algo que não é para receber reconhecimento ou sair lucrando. A hipocrisia é uma conseqüência do orgulho. Os humildes seguidores de Deus procuram viver de acordo com Suas leis porque amam a Deus e ao próximo, não porque desejam receber reconhecimento e ser honrados por isso.
Só de você perceber que tem a incoerência, já é um começo. E nesse sentido, falar pra pessoa que está sendo hipócrita a contradição que ela está tendo sobre algum assunto. Ou seja, ser hipócrita não necessariamente é defeito, a pessoa pode nem perceber que está agindo assim. Por isso, dar aquele toque é importante.
No mundo atual, a palavra “hipócrita” às vezes se refere às pessoas que dizem uma coisa e fazem outra. Mas a palavra grega traduzida como “hipócrita” significa um ator de palco. Figurativamente, significa um mentiroso ou um fingido — alguém que nem mesmo está tentando ser autêntico.
A palavra hipócrita veio do grego e designava, a princípio, apenas um ator, um comediante, um histrião, sem as conotações intensamente negativas – de falsidade, dissimulação, fingimento – que hoje estão grudadas nela.
1 – Incoerência Entre Palavras e Ações. Uma pessoa verdadeira é aquela que busca ter coerência entre o que pensa, sente e a forma como age. Contudo, quando se trata de um hipócrita, nada é coerente, pois ele pode criticar alguém que esteja agindo exatamente da mesma maneira que ele age ou já agiu em sua vida.
Ocorre quando uma pessoa, incapaz de ser verdadeira, simula condutas e exige do outro aquilo que nem ela mesmo possui. Aos poucos esse comportamento se torna um padrão, chegando num nível onde a máscara vira rosto, ficando praticamente impossível separá-los.
1. Exprime a noção de debaixo ou posição inferior (ex.: hipoderme; hipotálamo). 2. Exprime a noção de diminuição ou grau reduzido (ex.: hipossuficiente; hipotensão).
Marcos 7:6-13 NTLH. Jesus respondeu: — Hipócritas! Como Isaías estava certo quando falou a respeito de vocês! Ele escreveu assim: “Deus disse: Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim.
E também o hipócrita está excluído da visão divina, ainda segundo a Escritura: Nenhum hipócrita ousará aparecer diante de seus olhos. Logo, a hipocrisia sempre é pecado mortal.
O hipócrita com a boca destrói o seu próximo, mas os justos se libertam pelo conhecimento. E os hipócritas de coração amontoam para si a ira; e amarrando-os ele, não clamam por socorro. Também ele será a minha salvação; porém o hipócrita não virá perante ele.
A hipocrisia tem motivos duvidosos. A Bíblia diz em Mateus 6:2: “Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.”
Diferença entre hipocrisia e mentira: A mentira é a afirmação de algo que se sabe ser falso, enquanto a hipocrisia é a atitude de agir de forma contrária às próprias crenças ou virtudes, fingindo ter algo que não tem.