Os gases provenientes da exaustão de motores a diesel são constituídos por uma mistura de compostos gasosos (tais como monóxido de carbono e dióxido de nitrogênio) e material particulado (carbono, enxofre, nitrogênio, entre outros) que, ao serem inalados, podem provocar o desenvolvimento de doenças (IARC, 2014; INCA, ...
O diesel polui mais que a gasolina e álcool, sendo o combustível que mais tem contribuído para as emissões de dióxido de carbono, o principal gás causador do efeito estufa.
Quando um hidrocarboneto queima em oxigênio, a reação gerará dióxido de carbono, monóxido de carbono, água, e vários outros compostos como óxidos de nitrogênio, dependendo da composição do combustível. Também há liberação de átomos de carbono, sob a forma de fuligem.
O motor diesel obtém sua energia queimando combustível injetado ou pulverizado na carga de ar quente comprimida dentro do cilindro. O ar deve ser aquecido a uma temperatura maior que a temperatura na qual o combustível injetado pode se inflamar.
A combustão ocorre quando o combustível (substância de potencial energético) é oxidado pela ação do comburente (geralmente ar atmosférico ou gás oxigênio), produzindo energia na forma de calor.
FAMERP 2023 - A queima de combustíveis fósseis como o diesel e o carvão mineral libera...
O que a queima de combustíveis produz?
Combustíveis são substâncias que queimamos para produzir calor. Esse calor produzido pode ser utilizado para mover uma turbina nas usinas termelétricas, como vimos em Formas de energia (energia cinética), ou para acionar motores de veículos.
Poluição do Ar: Além de CO2, a queima de gasolina em motores de veículos também libera poluentes atmosféricos nocivos, como óxidos de nitrogênio (NOx) e partículas finas. Esses poluentes estão relacionados a problemas respiratórios, cardiovasculares e até mesmo a mortes prematuras.
Os gases provenientes da exaustão de motores a diesel são constituídos por uma mistura de compostos gasosos (tais como monóxido de carbono e dióxido de nitrogênio) e material particulado (carbono, enxofre, nitrogênio, entre outros) que, ao serem inalados, podem provocar o desenvolvimento de doenças (IARC, 2014; INCA, ...
A combustão do Óleo Diesel s500 é responsável pela emissão de diversos gases prejudiciais à saúde, como monóxido de carbono (CO) e dióxido de nitrogênio (NO2). A alta exposição à combustão do Diesel s500 pode ocasionar: Nos casos menos severos: tonturas, náusea, diarreia, pneumonia química, dentre outros.
O enxofre, emitido em partículas, é uma substância poluente, nocivo ao ar e à saúde humana e animal. Dessa forma, a taxa de enxofre do óleo diesel indica o quão poluente é o combustível. Sendo assim, o diesel S10 emite menos partículas poluentes do que o S500, por exemplo.
Quais são os gases liberados na queima de combustível?
Essa emissão é composta de gases como: monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), óxidos de enxofre (SOx), material particulado (MP), etc. O monóxido de carbono (CO) é um gás resultante da queima incompleta do combustível e, inalado, reduz a capacidade do sangue de transportar oxigênio.
🔥 A queima de combustíveis fósseis gera emissões de gases de efeito estufa que agem como um grande cobertor em torno da Terra, retendo o calor do sol e aumentando as temperaturas.
O comburente pode ser o gás oxigênio do ar; e a energia de ativação pode ser uma faísca. Os gases gerados são o H2O, CO2, CO, NO2, SO2 e outros. Os resíduos sólidos são as cinzas e os componentes de metais pesados.
A utilização de Biodiesel apresenta um aumento na emissão de Óxido de Nitrogênio (NO), gás prejudicial ao sistema respiratório. Entretanto, com algumas modificações nos motores e utilização de aditivos a emissão é reduzida.
O diesel possui hidrocarbonetos, pois também é um derivado do petróleo, e estes são mais pesados do que os que compõem a gasolina, por isso se acumulam no meio ambiente. Além disso, metais pesados altamente nocivos também fazem parte da composição do diesel.
“A gasolina não vem de uma fonte renovável, enquanto o etanol sim, é mais limpo e se autossustenta”, explica. Além disso, o bagaço e a palha da cana-de-açúcar – vegetal utilizado com maior frequência para produzir o etanol – podem ser utilizados para gerar energia térmica, elétrica e mecânica.
O índice de cetano é a medida da qualidade de combustão dos combustíveis diesel. Esse índice está relacionado com a velocidade de ignição, que corresponde ao período entre o início da injeção de combustível e o início da combustão.
Combustão é toda reação química em que um combustível (material oxidável) reage com um comburente — um material gasoso que contenha o gás oxigênio (O2), como o ar. Essa reação é sempre exotérmica, ou seja, libera energia na forma de calor.
A resposta à pergunta inicial: qual combustível polui mais? Sem dúvidas é o diesel, ele se tornou o grande vilão no trânsito, e para agravar a situação, os veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões, não são equipados com bons catalisadores.
A queima desse combustível libera gases poluentes na atmosfera, com destaque para o monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, enxofre, entre outros; esse fato contribui para o processo de aquecimento global.
Diminuem a qualidade do ar provocando doenças respiratórias, como asma e renite, atingindo, principalmente crianças e idosos, e às margens das rodovias podem diminuir a visibilidade dos motoristas e provocar acidentes graves. O Naturatins desenvolve ações para minimizar os efeitos das queimadas sem controle.
Em um automóvel equipado com motor a combustão, o mais perigoso de todos os gases com potencial intoxicante é o CO (Monóxido de Carbono), que resulta da queima do combustível e é expelido pelo sistema de escapamento, conforme explica o engenheiro mecânico, André De Maria.
E essa velocidade depende de dois elementos principais: o comburente e o combustível. Sendo assim, vamos encontrar as seguintes as formas de combustão: a completa; a incompleta; a espontânea e a explosão. Veja abaixo sobre cada uma delas.