Quais os efeitos colaterais a longo prazo da quetiapina? Tontura, dor de cabeça, sonolência, enjoo, vômito, diarreia e boca seca estão entre os principais efeitos colaterais do hemifumarato de quetiapina.
O que acontece com quem toma quetiapina por muito tempo?
A quetiapina, grosso modo, é uma medicação segura e não causaria prejuízo em longo prazo na dose informada. Contudo, como qualquer medicação antipsicótica, em doses maiores, com má indicação terapêutica e com uso irregular, pode causar em uso prolongado um quadro neurológico chamado discinesia tardia.
O comprimido oral de quetiapina geralmente é indicado para ser um tratamento de longo prazo. Quanto tempo você vai tomar depende da condição de saúde a ser tratada e a eficácia do medicamento no organismo. É importante seguir as orientações do médico sobre o período de uso e a descontinuação de quetiapina.
Olá! A Quetiapina pode ser usada por longo prazo, mas alguns cuidados precisam ser tomados, como monitorar exames clínicos para avaliar se há algum impacto e manter uma rotina de exercícios para evitar aumento significativo de peso.
Se a descontinuação é feita de maneira abrupta, pode haver sintomas como inquietação, confusão mental, insônia, entre outros. Esses efeitos são proporcionalmente mais intensos quanto mais alta a dose utilizada. O ideal é a descontinuação gradual, em desmame e acompanhado pelo seu psiquiatra assistente.
Poucos alimentos alteram o efeito da quetiapina. A fruta toranja (em inglês, grapefruit) bloqueia a enzima que metaboliza a quetiapina, elevando os níveis da mesma no sangue, trazendo risco de intoxicação.
Sintomas de abstinência por descontinuação aguda como insônia, náusea e vômito têm sido descritos após interrupção abrupta do tratamento com fármacos antipsicóticos como a quetiapina. É aconselhada a descontinuação gradual por um período de pelo menos uma a duas semanas (ver item “Reações adversas”).
O que o medicamento quetiapina pode alterar no corpo?
As reações adversas a medicamentos (ADRs) mais comumente relatadas com o Hemifumarato de Quetiapina (>10%) são: sonolência, tontura, boca seca, sintomas de abstinência por descontinuação, elevação nos níveis séricos de triglicérides, elevação no colesterol total (predominantemente no LDL) redução do colesterol HDL, ...
A quetiapina não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas com problemas no fígado ou no coração, catarata, glaucoma ou retenção urinária.
O aumento de peso é um efeito colateral comum sim, em média, em 10% dos pacientes. Esse aumento de peso é mais evidente no início do tratamento. A causa está relacionada ao aumento do apetite e a astenia, então, uma dieta bem elaborada e atividades físicas regulares resolvem esse problema facilmente.
Nos casos de taquicardia sinusal, deve-se reduzir a dose da medicação. Em casos mais sérios, deve-se suspender a medicação e encaminhar o paciente para avaliação cardiológica. As tonturas são mais comuns com antipsicóticos de baixa potência, mas podem ocorrer com a quetiapina.
O desmame deve ser feito de forma gradual, observado a resposta do paciente e efeitos adversos apresentados. Deve-se tentar a retirada de 25% por semana. Pacientes em uso crônico e em doses mais altas, pode-se tentar a descontinuação de forma mais lenta.
Nas regiões centrais, age como bloqueador de dopamina, diminuindo sintomas de insônia, irritabilidade e impulsividade. Já na área frontal, ela promove a liberação de dopamina. O resultado disso é a diminuição de oscilações de humor e aumento da afetividade, interações sociais e concentração.
Os efeitos colaterais mais comuns da quetiapina podem durar por quanto tempo até sumir por completo? Não há um tempo específico para o desaparecimento de efeitos colaterais, pois além de variações individuais, vai depender de que efeito se trata. Sonolência, por exemplo, pode melhorar ou desaparecer em dias ou semanas.
Sim, o seroquel (quetiapina) pode ser utilizado em qualquer horário. De forma geral, como ele pode causar sonolência nas primeiras semanas de uso, recomendamos inicialmente o horário noturno.
Dentre 3-7 dias é o tempo que leva para a Quetiapina ser completamente eliminada de seu corpo. Procure seu médico em caso de outras dúvidas. Nunca retire um remédio como a Quetiapina sozinho, faça isto seguindo orientação de seu médico psiquiatra.
O zolpidem é uma medicação para tratamento da insônia aguda, não sendo indicado para insônia crônica. A quetiapina, além do efeito antipsicótico, tem como efeito causar sonolência em alguns casos. Quando administrados juntos, a sonolência pode ser potencializada e diminuir sim a pressão arterial.
Cardiovascular: Taquicardia (11%), leve aumento da pressão arterial, especialmente em crianças e adolescentes. Sexualidade: É praticamente neutra em relação a sexualidade, menos que 2% tem queda de libido.