Segundo a OMS, a utilização do microondas para aquecer alimentos não traz qualquer risco para a saúde, mesmo durante a gravidez, porque a radiação é refletida pelo material metálico do aparelho e fica contida no seu interior, não se espalhando.
Como o microondas afeta o alimento? O microondas promove um aquecimento rápido e eficiente dos alimentos. Entretanto, nesse processo, o alimento está sujeito aos efeitos desse tipo de processo, que são: perda de nutrientes, formação de substâncias tóxicas e impacto nutricional gerado pela radiação.
Há ainda quem advogue que a radiação dos micro-ondas altera quimicamente os componentes dos alimentos, tornando-os carcinogénicos. Os componentes carcinogénicos podem provocar o aparecimento de um cancro quando interagem com as células. Em geral, os estudos científicos não confirmaram este receio.
A radiação eletromagnética produzida na região do espectro entre 1 mm e 30 cm é denominada de micro-onda. Esse tipo de radiação tem grandes aplicações práticas, por exemplo, para aquecer substâncias que são compostas principalmente por água.
Micro-ondas podem ser usadas para transmitir energia a longas distâncias e, após a 2ª Guerra Mundial, têm sido realizadas diversas pesquisas para verificar essas possibilidades.
Dr. Felipe Ades - Aquecer comida no microondas pode causar câncer?
Qual eletrodoméstico mais cancerígeno do mundo?
“É o eletrodoméstico mais cancerígeno do planeta, porque ele movimenta as moléculas do alimento, tem uma radiação violenta. A energia do micro-ondas passa por uma estrutura chamada magnetron, que transforma energia elétrica em eletromagnética. É altamente cancerígeno”, diz um homem no vídeo checado.
Além da dioxina, aquecer plástico no micro-ondas pode liberar bisfenóis, substâncias nocivas que apresentam efeito disruptor endócrino. Para evitar problemas, basta utilizar recipientes de vidro temperado ou porcelana.
Como saber se está vazando radiação do microondas?
Dessa forma, pegue uma lâmpada pequena, sem ligar em nada. Passe ela por fora do micro-ondas com ele funcionando em máxima potência, em toda a sua superfície, especialmente na porta. Se estiver ocorrendo algum tipo de vazamento, a lâmpada irá acender levemente.
O professor da Poli USP explica que a radiação de um celular é muito baixa para provocar uma combustão, mesmo a radiação de um micro-ondas sendo mais forte.
2. Micro-ondas causa câncer. Mito! A energia emitida pelo micro-ondas é a radiação não ionizante, diferente das máquinas de raios-X, e por esse motivo, eles não são capazes de promover alterações nas células corporais e provocar o aparecimento de câncer.
A air fryer oferece vantagens como a capacidade de cozinhar de forma mais saudável com menos óleo, criar alimentos crocantes e versatilidade para assar, grelhar e tostar, o que o micro-ondas não pode fazer.
Mesmo se você evitar o uso de plástico, existem outros riscos potenciais de esquentar alimentos no micro-ondas — incluindo aquecimento irregular e as altas temperaturas usadas. Em primeiro lugar, pense em usar o micro-ondas para esquentar, em vez de cozinhar alimentos, pois eles podem cozinhar de maneira desigual.
Já do lado das desvantagens, normalmente aquecer comida no micro-ondas faz com que se altere o sabor dos alimentos. Além disso, a comida pode também ficar ressequida e a forma de aquecimento não é tão homogénea quando comparado com um forno elétrico.
Imagine que enfiamos uma pessoa em um aparelho desses. Ela certamente não ia querer ficar muito tempo lá dentro, não é mesmo? Sendo assim, o candidato a comida seria exposto a potências mais altas por um período mais reduzido, e seus órgãos internos provavelmente não seriam cozidos durante o processo.
Que tipo de radiação é mais perigosa para o ser humano?
Os raios gama são uma forma de radiação eletromagnética naturalmente presente em eventos astronômicos, mas que também pode ser reproduzida pelos humanos em laboratório e em reatores nucleares. Essa radiação, contudo, oferece grandes riscos a organismos vivos e podem causar sequelas crônicas no corpo humano.
Quando a dose de radiação é alta, muitos tecidos e órgãos do corpo são atingidos. Entre os sintomas, estão náuseas e vômitos, queda de cabelo, distúrbios do comportamento, alterações no sangue e lesões na pele. Quanto menor for o intervalo de tempo entre a exposição e o início dos sintomas, mais grave é o quadro.
A radiação microondas é um tipo de energia eletromagnética com freqüência na faixa de 103 a 104 MHz. Essa radiação não-ionizante causa migração de íons e rotação de dipolos, mas não causa mudanças na estrutura molecular1.
Quais danos pode ser ocasionado ao organismo caso o forno microondas permita que a radiação extravase para o ambiente externo?
O forno de micro-ondas emite uma forma de radiação não ionizante classificada como possivelmente cancerígena para seres humanos, mas a estrutura do forno está preparada para que a radiação não extravase para o ambiente externo.
Alguns eletrodomésticos se tornaram indispensáveis em uma casa nos dias atuais e pode-se dizer que micro-ondas faz parte dessa lista essencial. Um micro-ondas pode durar bastante tempo, de acordo com pesquisas, o prazo de duração é média de 10 anos.
“ O risco está na exposição do usuário à possíveis vazamentos dessa radiação que podem causar danos ao globo ocular, provocando o aparecimento de catarata”. Ele lembra que a catarata resulta da opacidade do cristalino que, como se fosse uma gema de ovo, ao ser aquecido, começa a ficar esbranquiçado.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), desde que o aparelho seja usado conforme as instruções do fabricante, não há perigo ou danos ao utilizá-lo para aquecer comida.
Ferve água no micro-ondas? Isso é perigoso e pode causar até explosões. Você é daquelas pessoas que quer ganhar tempo e faz chá no micro-ondas? Então tome cuidado, ferver água usando o eletrodoméstico pode causar alguns acidentes e situações complicadas.
O micro-ondas aquece os alimentos de fora para dentro. Os metais não esquentam no micro-ondas, no entanto, metais com pontas podem produzir faíscas. O princípio de aquecimento do micro-ondas é uma das formas mais eficientes de se cozinhar algo, do ponto de vista energético. O óleo não é aquecido pelo micro-ondas.