“Rodas de aço amassadas normalmente afetam o balanceamento do conjunto roda-pneu, acarretando um desconforto para o motorista e acelerando o desgaste dos pneus. Outro problema comum é a perda das calotas, uma vez que estas não se fixam adequadamente às rodas amassadas.”
Uma roda empenada ou amassada compromete o balanceamento, estabilidade e a dirigibilidade do veículo. Ela deve ser reparada ou substituída antes do pneu ser montado.
Impactos violentos: Batidas em buracos profundos, meio-fios ou acidentes podem causar o empenamento dos eixos das rodas. Desgaste ou envelhecimento: Com o tempo, os eixos podem enfraquecer devido à exposição a fatores como a corrosão e o desgaste natural.
A falta de alinhamento das rodas é responsável por constantes desgastes, danificando assim o pneu da moto e aumentando o custo de conserto. O custo varia de acordo com a moto, mas os valores partem a partir de R$ 50,00.
Para carros baixos com hatchs: R$300 a R$350; Para carros maiores, como as SUVs: R$150 para cada roda; Para reparar pequenos riscos ou arranhões: R$50 e R$70; Em carros de luxo: o preço pode ficar salgado, aproximando-se de R$ 1.500.
Para identificar se sua moto precisa de alinhamento de roda, você deve se atentar a alguns sinais, como: Desconforto na pilotagem, desgaste irregular nos pneus, aros amassados, raios frouxos, desgaste prematuro dos rolamentos do cubo da roda e dificuldade de contornar curvas.
A princípio, um aro de pneu pode empenar sem estar rachado ou com furos, e isso ocorre principalmente devido o uso incorreto do veículo. Principalmente nas motocicletas, veículo muito utilizado para acrobacias e demais manobras que comprometem a estrutura da moto.
Independentemente do motivo, se o pneu estiver torto o jeito é trocá-lo. Não há conserto para recuperá-lo. O motorista precisa ainda fazer balanceamento e geometria para conferir se o alinhamento está correto. Vale lembrar que é fundamental para vida útil do pneu a revisão da suspensão a cada 10 mil quilômetros.
O empenamento ocorre quando o motor trabalha fora das especificações originais. Se ele está superaquecendo, o calor excessivo é transferido ao cabeçote, que dilata mais do que deveria e corre risco de empenar.
As rodas podem empenar devido a diversos fatores, como impactos em buracos, colisões ou até mesmo desgaste irregular. A conservação das vias também desempenha um papel crucial no empeno das rodas.
As causas para o empeno das rodas são várias, mas estão principalmente relacionadas às vias por onde seu veículo trafega. A falta de conservação das ruas e rodovias no país é um fator de alto risco para as rodas. Entre os causadores mais comuns, estão os buracos e a falta de asfaltamento.
Há duas técnicas para desempenar rodas que são bastante conhecidas: desempeno por gabarito e desempeno por máquina hidráulica. O desempeno por gabarito é um processo rápido e simples. Ele é realizado com uma pressão para desamassar, sem ser necessário esquentar a roda.
O que acontece se a roda do carro estiver empenada?
Rodas de aço amassadas normalmente afetam o balanceamento do conjunto roda-pneu, acarretando um desconforto para o motorista e acelerando o processo de desgaste dos pneus. Em boa parte dos casos, em rodas de aço, é possível reparar a roda com um martelo de borracha ou um torno.
É uma prensa hidráulica, que o pessoal chama de cyborg. O que esse equipamento faz é entortar o amortecedor do seu carro até que a máquina de alinhamento faça a leitura esperada do parâmetro de cambagem.
Quanto tempo demora para desempenar roda de carro?
Reformas simples, como pintura ou polimento, podem levar entre 2 e 4 horas. Já reformas mais complexas, como decapagem, desempeno e diamantação, podem levar entre 1 e 3 dias.
Em resumo, o desempeno de rodas é um processo fundamental para garantir a segurança e o bom funcionamento dos veículos. Rodas desempenadas podem causar problemas como vibrações, desgaste irregular dos pneus e dificuldade em manter o veículo em linha reta.
Apenas rodas de liga leve. Neste caso, esse "desamassamento" pode ser feito de duas maneiras: de forma hidráulica ou por pressão. Na primeira situação, o desempenho da roda é medido por uma máquina simples que funciona com água e eletricidade. A técnica serve para corrigir os defeitos.
Os sinais de que é hora de fazer o alinhamento incluem o desgaste desigual dos pneus, o veículo puxando para um lado em estradas retas, volante desalinhado, dificuldade em retornar o volante após curvas, choque da roda com objetos na estrada, passagem por buracos significativos e mudanças na posição da suspensão.
Desconforto na Pilotagem: se você sente que a moto não está respondendo como deveria ou se sente vibrações incomuns, pode ser um sinal de desequilíbrio nas rodas. Desgaste Irregular nos Pneus: pneus desgastados de forma irregular podem indicar problemas de alinhamento ou balanceamento.