função da Soda Cáustica é corroer toda a obstrução do encanamento. Entretanto, ela também acaba por corroer o próprio cano, podendo, assim, danificá-lo. Assim, pode acabar gerando problemas muito mais complicados do que um entupimento e levá-lo a um prejuízo dobrado: o desentupimento e a nova tubulação.
O que acontece se jogar água quente na soda cáustica?
Ao misturar a soda com água quente, os dois elementos entram em uma reação que pode ser pra lá de perigosa. Nós explicamos para você. Acontece que tal solução começa a borbulhar e, se quem estiver a manuseando, não estiver devidamente preparado e equipado, pode sofrer queimaduras na pele.
“A água dilui a toxicidade da soda, por isso nos primeiros socorros é preciso lavar bastante a pele, por pelo menos uns vinte minutos, e nunca usar sabão ou vinagre”, explica Bombonatti. Segundo a dermatologista, o uso do vinagre causa uma reação química que gera calor e pode piorar a lesão na pele.
O hidróxido de sódio possui a fórmula molecular NaOH, pertencente à classe das bases, classificada como forte. A soda cáustica possui uma densidade específica de 2.3 g/ cm³, ponto de fusão de 318 ºC (anidro), solúvel em água e solvente polar e gera uma solução corrosiva.
Caso o produto seja manuseado sem proteção e de forma incorreta, pode ser fatal para a pele e para o organismo, segundo especialistas. Produto químico é registrado pela Anvisa como um "saneante corrosivo".
É comum, e pode ajudar muito a desentupir pias, vasos, ralos de banheiro, mas NUNCA tubulações. Você amolecerá o cano de PVC, podendo ocasionar rachaduras, vazamentos e comprometer toda a sua tubulação. Mas atenção: não indicamos realizar o desentupimento com soda cáustica, pois é extremamente perigoso.
O que acontece se misturar bicarbonato de sódio com soda cáustica?
Se trata de um experimento químico chamado água mágica. Quando misturamos o indicador de acidez (repolho roxo) na água com algum elemento químico (ex: bicarbonato de sódio, soda cáustica) a água que era transparente ganha cor (dependendo do elemento químico presente no recipiente).
É só usar a proporção de uma porção de bicarbonato de sódio para duas de vinagre e despejar na área entupida. Ou seja, se você usar 5 colheres do primeiro, precisa usar 10 colheres do segundo. Em seguida, basta fechar a abertura da pia ou do ralo e esperar 30 minutos.
O Diabo Verde é um desentupidor eficaz para ralos e vasos, evitando transtornos com entupimentos com ótimo custo benefício, poupando o serviço de encanador. Diabo Verde líquido vence entupimentos causados por papel higiênico, absorventes sem o plástico, gorduras e resíduos alimentícios.
O que acontece quando a soda cáustica entra em contato com a água?
"Em contato com a água, a soda cáustica entra em reação e libera calor e aprofunda o grau de irritação se encostar na boca ou olhos, e pode provocar queimaduras [...] Se encostar o produto com uma quantidade pequena de água, nós vamos ter uma reação exotérmica, causando a queimadura grave.
A estrutura química é de uma base e quando reage com calor, aumenta a potência da reação, podendo causar queimaduras e intoxicações internas nos indivíduos que a manipular sem proteção da face e das mãos.
Para diluição, acrescente a soda na água, nunca o contrário, e tenha cuidado com embalagens vazias, que podem apresentar perigo devido à presença de resíduos. Além disso, evite misturar o Hidróxido de Sódio Líquido com ácidos ou materiais orgânicos.
A água dilui a soda e tira o potencial de agressividade química, tira a causticidade da soda e ela se torna inofensiva. O uso do vinagre não se insere no contexto correto de abordar a emergência com a soda caustica. O vinagre reage com a soda caustica em uma clássica reação de neutralização ácido-base.
As substância usada para neutralizar soda caustica é o ácido, dentre os quais poderiam ser: Ácido acético diluído (vinagre), Ácido clorídrico, Ácido nítrico.
Desentupidores de ralos e pias contêm soda cáustica e nitrato de potássio e não devem ser misturados com detergentes; vinagre jamais deve ser misturado com água oxigenada; e também deve ser evitada a todo custo a mistura de água sanitária com amônia e sabão em pó, sob o risco de produção de gases tóxicos.
Substância alcalina com mais de 1% de concentração ou pH maior que 11,5 acarreta em lesões irreversíveis. Concentrações entre 25 e 50% de soda cáustica resultam em irritação na pele em três minutos. Em con- trapartida, a mesma solução a 4% causa uma irritação subjetiva somente após horas.
Após deixar a soda cáustica agir por alguns minutos, jogue uma grande quantidade de água quente (1 a 2L), com cuidado para não espirrar, pois ela se misturará com a soda cáustica no cano.
Sem dúvida, apesar da soda cáustica não ser capaz de corroer o cano, ela pode amolecê-lo e, com isso, danificá-lo, em especial se estivermos falando de encanamentos de PVC — se você combinar a soda cáustica à água quente, então, o problema é ainda pior, haja vista que essa mistura pode gerar uma reação que é capaz de ...
Algumas pessoas recomendam usar soda cáustica para desentupir o ralo do banheiro, mas esse método, além de ser perigoso (o produto é altamente corrosivo), pode não funcionar. Isso porque a soda cáustica é mais eficiente para dissolver gordura e restos de comida, sujeiras que são mais comuns no encanamento da cozinha.