Revitalizar plantas Uma das principais funções da ureia quando aplicada nas plantas é promover a sua revitalização. Quando o nitrogênio não é o suficiente, ele causa o amarelamento de folhas, diminui seu crescimento e afeta a sua produção.
Segundo estudos da Embrapa, a ureia agrícola é um fertilizante que, após entrar em contato com o solo, sofre uma reação de hidrólise. Trata-se da liberação do gás amônia direto para a atmosfera. Esse efeito faz com que a eficiência do fertilizante, sobre a qual falamos anteriormente, diminua em até 80%.
Ureia é estável, sem fragrância, umectante e emoliente, que hidrata e restaura a maciez da pele especialmente seca e áspera. Ureia aumenta efetivamente a capacidade da pele em absorver e reter a umidade e age como um queratolítico suave, podendo melhorar a absorção de antiinflamatórios tópicos na pele.
A ureia quando aplicada ao solo é hidrolisada em 2 ou 3 dias pela ação da urease, após isso, o nitrogênio ( N ) pode ser absorvido pelas plantas, lixiviado, ou rapidamente perdido para atmosfera por volatilização.
Devido a sua alta concentração de nitrogênio (45%), boa relação de custo-benefício e rápida absorção pelas plantas, é o fertilizante nitrogenado mais utilizado, sendo normalmente aplicado em gramíneas, pastagens, milho, trigo etc.
Para as hortas e gramados, é preciso usar por volta de uma colher de sopa por cada m², o que gera aproximadamente 15 gramas de ureia por metro quadrado. A mesma deve ser bem espalhada a fim de agir de forma uniforme no solo.
A situação ótima para a aplicação da ureia agrícola na lavoura ocorre antes da chuva e/ou irrigação, ou seja, em local seco e somente depois expor a ureia à umidade.
Segundo o Professor Joaquim Frazão Agrônomo e PhD em Ciências (Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas), com esse tratamento a inibição a volatilidade da ureia pode durar de 7 a 14 dias possibilitando assim a constante potencialização da cultura agrícola nesse período.
O que acontece se colocar muita ureia nas plantas?
Caso a ureia seja aplicada em solo úmido e não chova logo após, são grandes as chances dela se transformar em amônia, que é um gás que evapora junto com a água. Outro ponto é que a ureia quando aplicada em folhas molhadas pode causar queimaduras consideradas irreversíveis na planta, por isso, tenha cuidado.
No entanto, a ureia tem suas desvantagens. Ela pode lixiviar rapidamente do solo, além disso, não é recomendado para uso em solos ácidos, pois pode causar a queda do pH do solo.
Os adubos amoniacais e a uréia acidificam o solo, pois na nitrificação liberam H+. As colheitas removem cátions básicos do solo. Os fertilizantes são muito importantes para o aumento da produtividade das plantas.
(1976) encontraram, como pH ótimo, valores variando de 6,5 a 7,0, enquanto Tabatabai & Bremner (1972) e May & Douglas (1976) encontraram valores de 8,8 a 9,0. Essas divergências podem ser atribuídas a diferenças nos tampões, tipo de solo e concentração de uréia usada no ensaio.
Em quantos dias a ureia faz efeito? Após sua aplicação, a ureia leva cerca de 3 dias para ser absorvida pelo solo. Só a partir daí que a planta pode receber os nutrientes, para então vermos os efeitos da ureia na planta.
Isabella, a adubação nunca deve ser feita nas horas de sol quente por três motivos. Primeiro porque os sais do adubo podem causar queimaduras as folhas. Segundo porque a água acaba "cozinhando" as raízes, causando mais danos que benefícios à planta.
A ureia deve ser diluída em água na proporção exata de dois gramas do fertilizante para cada um litro de água. É preciso muita atenção ao horário ideal para realizar a pulverização nas folhas de alface.
Caso a ureia seja aplicada em um local úmido, como a grama e a terra após a chuva, ela acabará se transformando em amônia, evaporando junto com a água. O ideal é sempre aplicar a ureia antes da chuva, sempre em local seco e somente depois regar.
Em solos úmidos, ocorre maior volatilização da ureia, isso porque com a umidade no solo, há um aumento da difusão de ureia, dessa forma, acarreta maior contato com a urease no solo. Assim, a condição ideal para aplicação da ureia seria solo seco com boa previsão de chuvas nas próximas horas.
Além de nutrir, a ureia na pastagem pode também recuperar. Tem bons resultados em capim da espécie braquiária e capim tanzânia, por exemplo. Em primeiro lugar, vamos explicar o que é a ureia para uso no pasto. É o fertilizante nitrogenado mais comum disponível no mercado do nosso país.
A uréia é considerada um fertilizante nitrogenado. Ou seja, que fornece um tipo de Nitrogênio assimilável pelas plantas. É um produto muito volátil, podendo causar uma espécie de queimadura nas folhas das plantas.