O jejum faz parte do evangelho de Jesus Cristo desde a época do Velho Testamento (ver, por exemplo, Daniel 9:3; Joel 2:12). O jejum fortalece as pessoas espiritualmente e aumenta a eficácia de suas orações (ver Isaías 58:6–11).
Além disso, ao orarmos e jejuarmos, afastamo-nos das coisas do mundo e reconhecemos nossa dependência do Senhor. Desse modo, abrimos nosso coração para aprender e aceitar o desejo de Deus para conosco e com nossa família. A oração e o jejum também aumentam nossa habilidade de usar o sacerdócio com eficácia.
Segundo os estudos, mudanças neuroquímicas benéficas acontecem no cérebro quando em jejum; além disso, são aumentadas a função cognitiva, fatores neurotróficos e resistência a danos, e as inflamações podem diminuir.
Intensifique sua busca por santidade e consagração. Jejum básico: suspenda uma das 3 refeições principais por 14 dias. Jejum radical: faça apenas 1 refeição ao dia por 14 dias.
ISSO ACONTECE NO MUNDO INVISÍVEL QUANDO JEJUAMOS E ORAMOS
O que acontece no mundo espiritual quando se faz jejum?
O jejum ajuda-nos a sentir compaixão por aqueles que passam fome regularmente. O jejum também ajuda nosso espírito a triunfar sobre o corpo. Jejuar significa ficar deliberadamente sem comer ou beber com o propósito de aproximar-nos do Senhor e pedir Suas bênçãos.
O jejum pode inclusive ajudar a melhorar a qualidade do envelhecimento, algo que ainda está sendo estudado. Mas também parece gerar uma maior sensação de fome. Em relação ao controle do peso, a prática pode efetivamente ajudar a emagrecer e, mais importante, a reduzir a massa gorda.
Neste versículo Allah menciona as principais coisas que invalidam o jejum que são comer, beber e manter relações sexuais. As outras coisas que quebram o jejum foram mencionadas pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) em sua Sunnah.
O jejum que agrada a Deus é o que quebra as amarras da alma que alimentam o orgulho e a soberba, e não aquele que deixa a pessoa um dia sem comer e com a “cara amarrada, fechada, amarga e azeda” para os outros, pois esse não agrada a Deus; porém, o jejum que O agrada é aquele que nos faz mais fraternos, irmãos, amigos ...
O jejum religioso tem sempre em vista o louvor a Deus. É uma “mortificação da carne” como ato de culto; uma renúncia em busca de uma aproximação de Deus; um gesto de sacrifício e controlo dos desejos a fim de alcançar um crescimento espiritual. Em todas as religiões há a prática do jejum.
O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que deem roupas aos que não têm e que nunca deixem de socorrer os seus parentes. “Então a luz da minha salvação brilhará como o sol, e logo vocês todos ficarão curados.
Iniciemos nossos jejuns com uma oração. Podemos fazê-lo ajoelhando-nos à mesa ao terminarmos a refeição com a qual começaremos o jejum. Essa oração deve ser algo natural—falamos com o Pai Celestial sobre o objetivo de nosso jejum e solicitamos Sua ajuda para atingirmos nossas metas.
“O jejum nos dá poder para repreender forças espirituais do mal e nos reveste de santidade, porque nos dedicamos à oração e à busca disciplinada da interferência de nosso Deus. Muitos homens de Deus venceram reinos e cenários terríveis pelo posicionamento de fé do jejum.
O sono durante o jejum acaba sendo um estágio no qual nos desligamos de uma certa forma. Além de muitos usarem o sono justamente para o tempo passar logo 😅 Mas vai do coração de cada um e do bom senso.
O que acontece no mundo espiritual quando jejuamos?
Quando jejuamos, passamos a vigiar mais os nossos pensamentos, sentimentos, palavras, atitudes e reações. Ou seja, temos que vigiar cem por cento o nosso espírito. e fazendo isso estamos fortalecendo o nosso espírito. Quando nosso espírito está forte, passamos a ter autoridade no mundo espiritual.
Sendo assim, a duração do jejum pode ser de 24, 12, ou até de 6 horas, e pode ser também de total abstenção de alimentos sólidos ou líquidos, como pode também ser de abstenção parcial tanto de líquidos quanto de sólidos.
14 dias – Jejum involuntário de Paulo e os que com ele estavam no navio. 21 dias – O jejum de Daniel em favor de Jerusalém. 40 dias – O jejum do Senhor Jesus no deserto. Jejum à base de pão e água: é aquele em que a pessoa quando faminta e sedenta come somente pão e bebe apenas água.
“O beijo, no que diz respeito a quem está em jejum, divide-se em duas categorias: o que é permitido e o que é proibido. O que é proibido é se ele não tiver certeza de que não invalidará seu jejum. O que é permitido é de dois tipos: Quando beijar não provocará desejo algum.
Uma bebida que não quebra o jejum intermitente é a água comum. Ela não possui calorias, carboidratos ou açúcares, o que significa que não irá afetar a cetose. Além disso, a água auxilia na hidratação do corpo e na eliminação de toxinas, contribuindo para a perda de peso.
Após 72 horas sem comer, o cérebro reduz seu trabalho em até 75% e passa a sentir falta da glicose. O metabolismo também começa a ficar mais lento, você pode ficar ainda mais irritadiço e muito mais sonolento. Os hormônios também começam a sofrer algumas alterações por conta do jejum.
O jejum é uma atividade com objetivo espiritual que afeta o corpo como um todo em seus componentes físico e mental. A abstinência de alimentos pode ser mais fácil para algumas pessoas do que para outras. Por essa razão é importante conhecer o próprio corpo e seus limites antes de pensar em fazer um jejum.
Com o jejum, nosso organismo consegue reciclar nutrientes, renovar a estrutura biológica, se livrar de toxinas, fortalecer a imunidade, produzir hormônios em deficiência e reciclar tecidos.