Ao se misturar água e açúcar, observa-se que o açúcar, com o tempo, desaparece, e a mistura adquire aspecto homogêneo. Porém, a sua presença altera significativamente propriedades da água, como o sabor e o índice de refração.
Em situações estressantes, a mistura também pode trazer uma sensação de tranquilidade, pois nessas condições, o corpo produz mais adrenalina, aumentando o gasto de energia. Como a energia precisa ser reposta, a água com açúcar pode cumprir esse papel e, dessa forma, gerar a sensação de calma.
É o caso do açúcar (sacarose – C12H22O11) quando dissolvido em água. Inicialmente os seus cristais estão muito agrupados, mas, em água, eles separam-se até ficarem imperceptíveis. Porém, suas moléculas não se rompem e continuam sendo C12H22O11. Como não há íons, a solução não conduz eletricidade.
No entanto, infelizmente, a combinação de água com açúcar não serve como calmante. Na realidade, o açúcar pode até causar o efeito oposto em algumas pessoas, pois quando ingerido, ele se transforma em glicose no organismo que acaba liberando energia para o corpo, acelerando e não acalmando.
Exemplos de misturas homogêneas: água e açúcar. A água e o açúcar se misturam, por tanto, é um sistema que apresenta uma única fase. Exemplos de misturas heterogêneas: água e óleo.
Como já foi dito, a dissolução ocorre porque as moléculas do solvente envolvem as partículas de sólidos do soluto dissolvendo-os, quanto maior for a superfície de contato deste sólido mais rápida será a dissolução. No soluto açúcar refinado os grãos de sacarose são mais finos expondo uma maior superfície de contato.
A água quente tem uma maior capacidade de dissolver mais quantidade de açúcar porque as moléculas de água estão a mover-se mais rapidamente e estão mais afastadas umas das outras.
Pergunte à sua mãe, à avó ou a qualquer idoso qual é a melhor receita para “acalmar os nervos”, e a pessoa provavelmente responderá “água com açúcar”. A crença popular é antiga, mas você sabia que ela não passa de um mito? A nutróloga Marianna Magri Real conta que a bebida também fez parte de sua infância.
Assim, quando adicionamos o açúcar à água, a pressão de vapor diminui, pois as partículas desse soluto “bloqueiam” ou “atrapalham” o escape das moléculas de água do sistema, diminuindo o número de moléculas que evaporam em um determinado intervalo de tempo. Visto que o vapor diminui, a parte líquida aumenta.
“Em situações estressantes, a mistura também pode trazer uma sensação de tranquilidade. Nessas condições, o corpo produz mais adrenalina, aumentando o gasto de energia. Como a energia precisa ser reposta, a água com açúcar pode cumprir esse papel e, dessa forma, gerar a sensação de calma”, finaliza a nutricionista.
A mistura é simplesmente a união de duas ou mais substâncias diferentes. Muitas pessoas têm o hábito de dizer que uma mistura só acontece quando um dos materiais envolvidos se dissolve (como é o caso do sal na água) e que água e óleo não se misturam porque o óleo não se dissolve na água.
Ao se misturar água e açúcar, observa-se que o açúcar, com o tempo, desaparece, e a mistura adquire aspecto homogêneo. Porém, a sua presença altera significativamente propriedades da água, como o sabor e o índice de refração.
Isso acontece porque sua molécula possui uma parte apolar e uma extremidade polar, o grupo OH. A sacarose (açúcar) se dissolve bem na água também porque possui vários grupos OH em sua estrutura, que realizam ligações de hidrogênio com as moléculas de água, o que facilita sua dissolução.
R: A indicação é que seja utilizada apenas para água. Não é indicado colocar café, chá, leite, nem adicionar açúcar na água na hora de utilizar a chaleira. Útil?
O que acontece quando você dissolve açúcar em água?
Resposta. O açúcar se dissolve na água pq ambos são moléculas polares, ou seja, têm alguma polaridade em sua estrutura química. O fato de ser orgânico (ter carbono) ou ser inorgânico (não ter carbono) não interfere no processo.
O que acontece ao adicionar açúcar a água em ebulição?
- Quando a água começar a entrar em ebulição, misture 3 colheres de açúcar e observe o que acontece. Explicação: A água vai demorar um pouco mais a entrar em ebulição, mas por quê? Os cristais de açúcar são partículas que retardam o ponto de ebulição da água.