Com o tempo, o pigmento da tattoo vai oxidando, por causa dos raios solares, e as linhas se expandem. Em caso de tattoos coloridas, as cores tendem a ficar esmaecidas. Por isso, é fundamental cuidar da pele diariamente. Assim a tatuagem tem a chance de conservar sua beleza.
Quem escolhe marcar a pele com uma tatuagem pode ter a expectativa de ter o desenho na pele pelo resto da vida, com brilho e sem distorções. No entanto, com o passar do tempo, a tatoo pode se desbotar e ficar menos nítida. De acordo com especialistas, isso é inevitável de acontecer, mas é possível retardar o processo.
O que acontece com o corpo quando faz uma tatuagem?
Na primeira semana após a tatuagem, é normal a região apresentar vermelhidão. Além disso, ela pode ficar um pouco dolorida e inchada. Isso acontece porque o processo agride a pele, que tenta se proteger naturalmente. Por isso, os cuidados pós-tatuagem são importantes para minimizar essa inflamação.
Assim com o passar dos anos envelhecemos e não tem jeito, as tatuagens envelhecem junto com a gente. A pele perde colágeno e assim, a elasticidade, aumentando as rugas, e fica mais fina, podendo causar mais lesões e manchas.
MUSCULAÇÃO DEFORMA A TATUAGEM? TREINO DE HIPERTROFIA | Paulo Muzy Renato Cariani Ironberg
O que acontece com a tatuagem quando a pessoa fica velha?
2. A tattoo envelhece? Com o tempo, o pigmento da tattoo vai oxidando, por causa dos raios solares, e as linhas se expandem. Em caso de tattoos coloridas, as cores tendem a ficar esmaecidas.
A pele do idoso é mais fina e menos resistente, se comparada à de uma pessoa mais jovem. Por esse motivo, existe um maior risco de formar cicatrizes e hematomas. É necessário atentar-se às alergias, principalmente a de metais, pois eles que dão cor às tintas utilizadas.
As tatuagens podem infeccionar, sobretudo se não receberem o devido cuidado posterior. A infectologista esclarece que, além de algumas pessoas sentirem reações alérgicas às tintas usadas para tatuar, outras sentem dor ou ardor durante exames de ressonância magnética em consequência dos pigmentos metálicos.
Entre 1% e 5% de todas as tatuagens que são feitas hoje têm provocado infecções bacterianas, embora existam muitos outros problemas: desde úlceras localizadas no desenho até casos graves que afetam todo o organismo, além de reações alérgicas e inflamações.
Os desenhos, porém, também podem levar a outras reações inflamatórias e consequências como infecções, mutações genéticas e até mesmo câncer. “Quando você injeta [a tinta] o organismo coloca [para atuar] os macrófagos – que são as células que vão pegar esse pigmento – e entende que é um corpo estranho.
podem doar sangue? Tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação: após 12 meses do procedimento; se feitas em estabelecimento adequado (seguro) e com todos os cuidados necessários (assepsia correta e material descartável), o prazo é de 6 meses.
A principal delas é o contato da pele com o sol. Os raios solares podem atrapalhar no processo de pigmentação das cores, principalmente no processo após a sessão. A tatuagem desbota quando existe um contato intenso com o sol. O traço preto pode ficar azul ou esverdeado, por exemplo.
Na hora de escolher a região do corpo, também é preciso cuidado - a dermatologista Márcia Purceli explica que tatuar em cima de pintas, por exemplo, não é recomendável já que isso pode impedir que o médico avalie se há alguma mudança nas pintas, sinal de um possível câncer de pele.
Tatuagem não é aconselhável para pessoas com alguma alergia aos pigmentos utilizados ou que já tenham alguma doença de pele (como psoríase e vitiligo). A tatuagem também não é aconselhável durante a gravidez e amamentação.
Uma tatuagem bem cuidada pode durar 25 anos, por exemplo, enquanto uma que teve exposição excessiva ao sol pode demandar retoques em menos de um ano. Após um ano, você pode voltar a ser um doador.
A questão não é a prática cultural, mas a intenção e se ela incita ou não ao pecado. Tatuagem não incita um ser humano ao pecado. Aqui está a defesa do mito da destruição do Corpo. É interessante as pessoas dizerem: A tatuagem destrói o seu corpo.
Se você tem tatuagem, não se atormente: Jesus apaga o seu passado. Ao demonstrar arrependimento (Atos 3:19) e aceitação pelos ensinos da Bíblia (Apocalipse 1:3) em arrependimento, Deus lhe perdoa (Salmo 32:5) e lhe considera como se nuca tivesse feito tatuagem alguma! (1 João 1:9).
As tatuagens e piercings estão inseridos na categoria de modificações corporais por razões não médicas, quando há uma interferência na forma natural do corpo do indivíduo, tornando-o diferente das outras pessoas.
Os riscos das tatuagens estão principalmente associados com o fato de algumas tintas possuírem substâncias que, apesar de serem regulamentadas pela ANVISA, não podem ser classificadas como medicamentos, nem cosméticos, o que dificulta sua regulamentação e estudos.
Enquanto a maioria das tintas atuais contêm pigmentos orgânicos também são utilizados metais pesados como o titânio, bário, alumínio, cobre, antimónio, arsénio, cádmio, crômio, cobalto, chumbo e níquel.
"Com a idade, a pele tende ao ressecamento. Então mantê-la hidratada é sempre recomendado." Se o local apresentar vermelhidão, dor, secreção amarelada ou esverdeada a partir do segundo dia da realização da tatuagem, é melhor procurar um médico.
Segundo ele, à medida que os anos passam, é possível retocar as tatuagens e mantê-las com a mesma cor e intensidade. Mas ressalta que a pele realmente vai ficando mais fina e flácida e isso pode descaracterizar alguns desenhos. “Porém, não prejudica em nada a real função da tattoo.”
Quanto tempo demora para sair a pele morta da tatuagem?
Em média, a pele leva de 15 a 30 dias para cicatrizar por completo. E aí, você vai querer saber: quantos dias demora para a tatuagem descascar? Será que as casquinhas ficam caindo durante esse tempo todo? Não, elas geralmente desaparecem em uma semana.