Devido à acidez, o limão pode danificar o esmalte do dente, além de piorar casos de gastrite. De acordo com a nutricionista, o limão em excesso aumenta sintomas de azia, queimação e mal-estar, além de provocar lesões na parte oral e na mucosa da boca, causando até as famosas aftas.
Limão contém ácido cítrico, que pode corroer o esmalte dos dentes. O ácido cítrico pode causar azia em algumas pessoas. Tire uma foto para identificação instantânea de plantas, obtendo rapidamente informações sobre prevenção de doenças, tratamento, toxicidade, cuidados, usos e simbolismo, etc.
O limão é rico em vitamina C por isso modula o sistema imunológico, reduz processos alérgicos e resfriados, e aumenta ação das células imunológicas como os linfócitos e macrófagos. “Adultos saudáveis necessitam de 100 a 200 mg/dia de ácido ascórbico.
O suco de limão ajuda a quebrar as moléculas de gordura, tornando-as mais fáceis de serem digeridas pelo organismo. Mas será que esse processo favorece o emagrecimento? O suco de limão é conhecido por oferecer uma série de benefícios à saúde.
Não há contraindicações à ingestão de água com limão
Apesar de todos os benefícios dessa fruta, água com limão não faz bem a pessoas que têm doenças como esofagite e outras sensibilidade ao ácido cítrico, podendo ter queixas gástricas, dor de cabeça e alterações na pele.
O VERDADEIRO motivo de TOMAR ÁGUA COM LIMÃO TODOS OS DIAS (7 BENEFÍCIOS e 2 RISCOS para o seu corpo)
É verdade ou mito que o limão afina o sangue?
O limão possui um alto nível de hesperidina, o consumo regular dessa substância fortalece as paredes dos capilares — que são vasos sanguíneos de diâmetro reduzido. Além disso, faz com que as artérias tenham mais elasticidade, assim evitando a coagulação sanguínea.
A quantidade recomendada é 75 mg para mulheres adultas, e 90 mg para homens. O suco de 2 limões espremidos —cerca de 100 ml, contêm de 30 mg a 40 mg de vitamina C.
De acordo com a nutricionista, o limão em excesso aumenta sintomas de azia, queimação e mal-estar, além de provocar lesões na parte oral e na mucosa da boca, causando até as famosas aftas. “Ele também pode mudar o equilíbrio do ácido base que o corpo mantém equilibrado dentro do estômago.
Por isso, pode também ser um suco para eliminar a gordura do fígado, mas mais importante, impedir que ela se acumule. O baixo teor de açúcar do limão também pode ajudar a prevenir doenças como a diabetes e a pressão alta, diminuindo o nível de glicose no organismo.
Segundo Beatriz, tomar água com limão diariamente traz melhora no humor em geral. Adotar o hábito de começar o dia tomando um copo de água com limão ajuda a manter a hidratação em dia. Os principais efeitos são a redução na frequência de dores de cabeça e melhora no trânsito intestinal.
Devido ao limoneno, o limão possui propriedades antifúngicas e antibacterianas que ajudam a combater doenças como a candidíase, gripe, resfriados e infecção por outras bactérias como Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae e Moraxella catarrhalis.
A vitamina C presente no limão aumenta a produção dos glóbulos brancos, nossas células de defesa que combatem micro-organismos invasores como vírus e bactérias. Dessa forma, o consumo regular da fruta fortalece o sistema imunológico e nos deixa mais resistentes contra doenças infecciosas como gripes e resfriados.
O limão e outras frutas cítricas devem ser evitadas antes de dormir pois podem podem provocar aumento nos sintomas de refluxo ácido, como azia ou desconforto estomacal. Isso pode atrapalhar o sono ou causar desconforto durante a noite e impactar negativamente na saúde digestiva.
O suco de limão pode ser um excelente complemento natural para ajudar a diminuir a pressão arterial em pessoas com hipertensão, ou então, em pessoas que sofrem com crises repentinas de pressão alta.
Ainda assim, há contraindicações: algumas pessoas podem apresentar sensibilidade ao ácido cítrico e ter dores de cabeça. E como a Vitamina C ajuda a potencializar a absorção do ferro, pessoas que tem muito ferro no sangue devem tomar cuidado no consumo do limão, adverte a nutricionista.
Quem está com fígado inflamado pode tomar suco de limão?
O limão atua como um agente alcalinizante, enquanto o gengibre tem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação do fígado. Este suco é uma excelente opção para começar o dia, energizando o corpo e apoiando a saúde do fígado.
Além de ser uma fonte de nutrientes e gorduras boas, o abacate, quando consumido regularmente, ajuda na produção da glutationa pelo organismo. O antioxidante ajuda o fígado na função de tratamento de toxinas prejudiciais à saúde.
- Apesar de não causar problemas digestivos, o consumo de limão e frutas cítricas deve ser evitado para quem tem gastrite, refluxo, azia ou intestino irritável e sente desconforto ao consumir a fruta.
“Ao contrário do que pensam, o limão não causa gastrite, ele até diminui os sintomas gástricosporque tem efeito anti-inflamatório e, ao alcalinizar do estômago até o intestino delgado, contribui para o bom funcionamento destes órgãos”, comenta.
O ácido cítrico do limão pode desgastar o esmalte dos dentes ao longo do tempo. O esmalte dentário protege os dentes contra o desgaste causado pela mastigação, evitando danos. Além disso, pessoas com sensibilidade dentária também devem ter cuidado ao consumir essa bebida em excesso.
O limão não afina o sangue. Yasmin explica que não existe nenhuma comprovação ou mecanismo fisiológico que indique qualquer efeito anticoagulante do limão.
Segundo a nutricionista Adriana, esse desejo é mais um sinal do organismo. As frutas cítricas são conhecidas por auxiliar bastante no processo de digestão dos alimentos e dar uma sensação mais confortável após as refeições.
É rico em vitamina C, em cálcio e magnésio, é um antioxidante, um aliado na absorção do ferro e contribui até para o nosso metabolismo! Mas o fato de ter inúmeros benefícios não faz dele um alimento a ser consumido sem equilíbrio, como se não houvessem prejuízos no seu exagero.