O seu filho vai ser a única pessoa da família de Jeroboão que será sepultada porque ele foi o único de quem o SENHOR, o Deus de Israel, se agradou. O SENHOR vai pôr em Israel um rei que acabará com a família de Jeroboão.
Durante o cerco a Gibetom, uma cidade ao sul de Dã, (Josué 19:44) Baasa conspirou contra ele e o assassinou (I Reis 15:25-28), após este ter reinado por dois anos. A morte de Nadabe foi seguida pela de todos de sua casa, e desse modo a grande família Jeroboão foi extinta (I Reis 15:29).
Ele abandonará Israel por causa dos pecados que Jeroboão cometeu e tem feito Israel cometer. Então, a mulher de Jeroboão levantou‑se e voltou para Tirza. Assim que entrou em casa, o menino morreu.
Filho de Salomão é humilhado pelo povo. Roboão (Henrique Camargo) vai se aproximar do pai, Salomão (Guilherme Dellorto), nos últimos capítulos de Reis. O filho de Naamá (Ingrid Conte) finalmente vai perdoá-lo por tê-lo abandonado.
O PECADO QUE CUSTOU A VIDA DO FILHO DO REI JEROBOÃO 👑 NA BÍBLIA!
O que acontece com a Maaca em Reis?
Asas foi punido pela sua soberba com uma doença que comprometeu os seus pés, deixando o reino nas mãos da avó. As próximas temporadas vão mostrar que ela construiu um ídolo para cultuar um demônio no palácio --deposta posteriormente pelo próprio neto.
Porém o SENHOR disse a Aías: Eis que a mulher de Jeroboão vem consultar-te sobre seu filho, porque está doente; assim e assim lhe falarás, e há de ser que, entrando ela, fingirá ser outra. E sucedeu que, ouvindo Aías o ruído de seus pés, entrando ela pela porta, disse ele: Entra, mulher de Jeroboão!
O pecado de Jeroboão consistiu na cisão do reino e do culto oficial deslocado de Jerusalém para os dois santuários de Betel e Dan. Além disso Jeroboão estabeleceu sacerdotes dentre o povo que não eram da família de Levi (1Rs 12,31; 13,33-34).
O primeiro livro de Crônicas acrescenta que Jeroboão reinou durante cerca de duas décadas e passou o trono ao seu filho Nabade. Ele, porém, não ficou sequer dois anos à frente de Israel. O rapaz foi brutalmente assassinado, colocando fim à sua dinastia.
Ele tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres perverteram-lhe o coração. Sendo já velho, suas mulheres perverteram-lhe o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não foi perfeito para com Jeová, seu Deus, como o fora o coração de Davi, seu pai.
Jeroboão teve problemas na convivência com Salomão, inclusive provocou uma revolta contra o reinado dele, foi derrotado e por isso fugiu para o Egito. Uma década depois que Salomão morreu, ele retornou para sua terra. Foi quando as dez tribos de Israel chamaram Jeroboão, para sucedê-lo no trono.
Durante o reinado de Salomão, Jeroboão se rebelou contra ele, aconselhado pelo profeta Aías que lhe comunicou haver sido escolhido por Deus para reinar sobre dez das doze tribos de Israel, tirando o poder de Salomão, como castigo por este ter adorado outros deuses. (I Reis 11:29-38).
Quais foram os pecados de Jeroboão, filho de Nebate?
Mas ele não abandonou os pecados do rei Jeroboão, filho de Nebate, que levou o povo de Israel a cometer o pecado de adorar os touros de ouro que ele havia colocado em Betel e em Dã. O SENHOR Deus disse a Jeú: — Você fez com os descendentes de Acabe tudo aquilo que eu queria que fizesse.
A mulher de Jeroboão voltou para Tirça. No momento em que passou o umbral da porta da sua casa, morreu o seu filho. Levaram-no a enterrar e todo o povo de Israel participou no funeral, conforme o profeta Aías tinha anunciado da parte do Senhor .
Saiba mais sobre nós. Jeroboão é ferido e depois curado por um profeta de Judá — O profeta transmite sua mensagem, é desviado do caminho por um profeta de Betel e é morto por um leão por sua desobediência — Jeroboão continua a adoração falsa em Israel.
Nadabe, filho de Jeroboão, tornou‑se rei de Israel no segundo ano do reinado de Asa, rei de Judá, e reinou dois anos sobre Israel. Fez o que era mau aos olhos do SENHOR, andando nos caminhos do seu pai e no pecado que ele tinha levado Israel a cometer.
E por isso, qualquer tipo de comparação de Salomão com aqueles que o sucederam seria simplificar demais e desconsiderar o contexto histórico que acompanha cada personagem [1]. Salomão tem como sucessor seu filho, Roboão (926-910).
Em I Reis 11, lemos que o profeta Aías disse a um homem chamado Jeroboão, da tribo de Efraim, que trabalhava para Salomão, que Jeroboão seria rei sobre dez das tribos de Israel.
O pecado de Salomão teria sido iniciado por adquirir mulheres estrangeiras. Segundo o relato bíblico, Salomão havia cometido um grave pecado ao afrontar a religião monoteísta de Israel devido as adorações aos deuses pagãos por causa das mulheres estrangeiras a quem as tomou, e isso não ficou impune.
No texto bíblico, Manassés é execrado como o monarca mais pecaminoso do Reino de Judá (2Reis 21,3-7), por ter reintroduzido a idolatria, permitindo a reconstrução de altares destruídos por seu pai.
Bezeque significa Dispersão. Adoni-Bezeque, antes de ser capturado e mutilado pelos Israelitas, era um rei cruel e sanguinário. Todas as nações que ele conquistava, prendia o seu rei e cortava-lhe os polegares superiores e inferiores, impedindo para sempre que aquele rei voltasse a empunhar qualquer arma.
Então, pelos próximos 400 anos, eles foram governados por juízes, de Josué a Samuel. Depois disso, vieram 400 anos de governo dos reis de Israel e Judá, de Saul e Davi a Josias, o último rei reto da linhagem davídica.
Rei de Hebrom lamenta a morte da esposa com um grito de dor e sofrimento. Davi carrega Abigail ainda viva, enquanto o sangue dela escorre por seu corpo. No entanto, a israelita não resiste aos ferimentos e morre nos braços do marido. “Não faz isso comigo, meu amor”, diz o rei em meio às lágrimas de dor e sofrimento.
Na Bíblia, ela deixa de aparecer depois de ser violentada por Amnon e a próxima fase de Reis focará na ascensão de Salomão (Guilherme Dellorto) após Davi recuperar o trono com a morte de Absalão, com isso ela deve ter menos espaço.