O líder militar sírio Naamã foi curado da lepra ao seguir o conselho do Profeta Eliseu. Mais tarde, Eliseu fez milagrosamente com que um machado flutuasse na água. Eliseu também ajudou Israel a derrotar o exército sírio revelando os planos de guerra da Síria para o rei de Israel.
Naamá (Ingrid Conte) vai pagar caro pelo próprio orgulho nos últimos capítulos de Reis. Ela, que se exilou no Egito para se vingar de Salomão (Guilherme Dellorto), vai ver Roboão (Henrique Camargo) sofrer com suas escolhas. O herdeiro do trono crescerá longe da palavra de Deus e se tornará um homem de caráter duvidoso.
Naamá vai pagar caro por se vingar do desprezo de Salomão, já que Roboão vai herdar um reino dividido. Decepcionado com o filho de Davi (Petrônio Gontijo), que terá permitido o culto a outras divindades em Israel, Deus vai entregar o comando de dez tribos a Jeroboão (Vitor Novello).
Ele pagou pelos erros de Salomão, que perdeu o trono por ter desobedecido às ordens de Deus. Ele era filho de Naamá. Ele é considerado um dos descendentes de Ló –interpretado por Emílio Orciollo Neto em Gênesis (2021)-- e era descrito como um homem de "caráter deturpado".
Desprezada por Salomão, rainha sofre sem parar. Roboão (Henrique Camargo) entrará em pânico ao encontrar Naamá (Ingrid Conte) caída no chão no palácio nos próximos capítulos de Reis. Cheia de culpa, a amonita atentará contra a própria vida.
A HISTÓRIA DE NAAMÁ: SAIBA QUEM FOI A PRIMEIRA ESPOSA DE SALOMÃO
O que aconteceu com o filho de Salomão e Naamá?
O filho de Naamá (Ingrid Conte) finalmente vai perdoá-lo por tê-lo abandonado. O jovem, porém, vai levar Israel a um período de grande decadência --a ser mostrado na próxima temporada da novela bíblica da Record.
Naamá foi a esposa do rei Salomão e mãe de seu herdeiro, Roboão. Ela era uma amonita e foi a única esposa de Salomão a ser mencionada pelo nome na Bíblia Hebraica.
De acordo com os principais estudos bíblicos, não há indícios suficientes sobre Abisague ter gerado filhos para Salomão. Ela, historicamente, é apontada muitas vezes como apenas uma serva --e não necessariamente uma concubina do filho de Davi. O livro de Crônicas ignora a descendência dela.
Como todos sabemos, o profeta Eliseu ordenou a Naamã que desse sete mergulhos no rio Jordão. Após o sétimo mergulho, ele seria completamente restaurado da sua lepra. Entretanto, existiu todo um processo de Deus na vida de Naamã para que este quebrasse o seu orgulho e reconhecesse o senhorio de Deus em sua vida.
Naamã era um herói de guerra lá fora, mas dentro de casa era um leproso. No recesso do lar, não podia abraçar sua esposa nem colocar seus filhos no colo. Lá fora um vencedor, em casa um doente derrotado. Mesmo nesta condição, Naamã nutria um sentimento de orgulho em seu coração.
Deus detesta o pecado, mas do pecado que Ele abomina a idolatria é o principal. Por tudo isto Naamã não precisava apenas de uma cura física. Provavelmente Deus terá mesmo permitido a sua doença da lepra para o curar da restante enfermidade de que padecia na alma e no espírito.
A trajetória de Abisague em Reis chegou ao fim na décima temporada da série, A Decadência. A israelita morreu após sofrer com fortes dores durante o parto de seu terceiro filho com Salomão (Guilherme Dellorto). O bebê, que estava em uma posição que dificultou o nascimento, também faleceu.
Naamã parou de ser orgulhoso e ouviu seus servos. Ele se lavou no rio Jordão sete vezes. Então, o Senhor curou Naamã, como Eliseu havia dito. Naamã soube que Eliseu era um profeta e que o Senhor era real.
Porém, Naamã mostrou-se inconformado com a orientação que o mensageiro trouxe; ele acreditava que teria um encontro com o profeta e que o mesmo oraria a Deus para que Ele o curasse. Além disso, pensou que poderia mergulhar em águas melhores, como as dos rios em Damasco.
Abisague (Barbara França) vai viver feliz ao lado de Salomão (Guilherme Dellorto) por quatro décadas em Reis. O filho de Davi (Petronio Gontijo) até vai dedicar seus versos mais bonitos --os Cânticos dos Cânticos-- para a mulher que mais amou na vida.
A jovem não resistiu às dores enquanto tentava dar à luz ao terceiro filho dela com o rei de Israel. O bebê também faleceu. Perdeu algum detalhe da estreia de Reis — A Decadência? É só acessar o PlayPlus.com para assistir ao episódio completo.
Salomão (Guilherme Dellorto) vai corrigir um de seus piores erros nos últimos capítulos de Reis. Ele vai chamar Naamá (Ingrid Conte) em seus aposentos para fazer um pedido desesperado: que a ex-mulher o ajude a se aproximar de Roboão (Henrique Camargo) --o único herdeiro do trono na novela bíblica da Record.
O rei já estava em idade avançada quando procurou uma virgem no reino para servi-lo. Ele não "a conheceu" segundo as escrituras, ou seja, não manteve relações com ela. Reis, porém, já tomou algumas liberdades poéticas para ajudar a contar a história do Reino de Israel.
Naamã também renuncia ao seu ex-deus Rimom depois de ser curado por Eliseu e aceita o Deus de Israel. Naamã também é mencionado em Lucas 4:27 do Novo Testamento como um exemplo da vontade de Deus para salvar as pessoas que são consideradas pelos homens como menos piedosas e indignas da salvação.
O que a Bíblia diz da morte de Salomão? A principal interpretação, retirada do primeiro livro de Reis da Bíblia Cristã, é que Salomão morreu de causas naturais após ter reinado por quarenta anos "em Jerusalém, sobre todo Israel". Ele foi sepultado ao lado do pai, o rei Davi.