A queda do avião Ela pode causar fraturas múltiplas e graves, incluindo na coluna, nos membros, no crânio e nas costelas, além de esmagamento de tecidos e danos internos significativos aos órgãos vitais, como coração, fígado, pulmões e baço. Vasos sanguíneos importantes, como a aorta, podem se romper.
O que acontece com o corpo humano durante a queda de um avião?
"As forças na queda são intensas e podem reduzir o fluxo sanguíneo ao cérebro, levando à perda de consciência. Além disso, podem resultar em queda de pressão e diminuição do oxigênio no cérebro, o que também deixa o indivíduo inconsciente", disse em entrevista para O Globo.
Mas ambos acreditam que os passageiros morreram quando o avião colidiu com o solo. Eles mencionaram que, numa queda sem movimentos bruscos, a sensação é de “frio na barriga”. Como numa montanha-russa.
Quando o avião cai, as pessoas estão conscientes.?
Segundo o especialista, não é possível determinar se as pessoas estavam conscientes. Por conta do avião já estar em uma altura considerada baixa, pôde não haver uma diferença tão grande de pressão atmosférica e temperatura. O legista informou que não existe exame que possa determinar quem estaria ou não consciente.
O que é que a tripulação faz se alguém morrer no avião? Se a situação passar de uma emergência médica para uma morte confirmada, a primeira coisa que a tripulação fará é registar a hora da morte do passageiro (Taylor, 2023). Depois disso, farão o que puderem para transportar o corpo para uma área mais isolada.
Especialista explica impacto da queda de um avião para o corpo humano
Como ficam os corpos em acidentes de avião?
Todos os corpos estão como se estivessem sentados em seus respectivos assentos. Lógico que tem a dinâmica da queda, a dinâmica do movimento de quando bate no solo, mas as vítimas estão dentro desse organismo da aeronave, não tem corpos ejetados.
"Quando ele cai assim, de uma vez, você desmaia, perde a consciência. A lógica indica que você fica inconsciente. Nem os pilotos ficam conscientes. Ou seja, não há dor, pois você chega ao chão desacordado; desmaiado", explica.
Quando um avião cai, as pessoas desmaiam. O que significa?
Frente à desaceleração da aeronave, há uma queda da pressão no ambiente, o que diminui a oxigenação e o fluxo sanguíneo no cérebro. Steinman explica ainda que a direção das forças durante uma queda vertical também pode contribuir para um desmaio.
"Não há condição de sentir dor, porque a morte é instantânea", diz Vladimir Alves dos Reis, diretor-geral do Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo.
A expansão dos gases no ouvido médio pode levar à dor, pressão e até mesmo agravar problemas de audição. A desidratação é um efeito comum da pressão atmosférica durante o voo, e isso pode afetar ainda mais pessoas com condições médicas.
Segundo a VOE Psicologia, os aviões comerciais modernos são equipados com dois ou mais motores que os mantêm no ar em constante movimento, mas caso ocorra uma pane em algum dos motores, o outro assume toda a sustentação da aeronave e passa a exercer um pouco mais de força para compensar esta falta.
Empresas aéreas têm como base o dado de que 80% de todos os acidentes de avião ocorrem durante 11 minutos do voo: os três primeiros e os oito últimos. "O momento mais crítico de um voo é a decolagem.
A letalidade depende da gravidade e da localização dos danos – se acomete órgãos vitais, por exemplo. No momento do impacto da aeronave no solo, porém, quando ocorreram as lesões que levaram os passageiros e tripulantes à morte, as vítimas perderam a consciência de forma "imediata".
Quando um corpo é abandonado em alturas próximas à superfície da Terra, a velocidade em que ele cai aumenta a uma taxa de 10 m/s, o que é o mesmo que dizer que a aceleração da gravidade terrestre é de 10 m/s², cerca de 36 km/h a cada segundo. No vácuo, corpos de massas diferentes caem com o mesmo tempo.
O avião é o meio de transporte mais seguro e os números comprovam-no. Tão seguro que a probabilidade de morrer num acidente de um avião comercial está apenas nos 0,000017%. A título de comparação, a probabilidade de morrer num acidente de automóvel é dez vezes maior.
Segundo ele, apesar da colisão com o solo, os corpos permanecem nos mesmos lugares em que estavam durante o voo, o que pode facilitar a identificação. “O avião caiu como se estivesse chapado no chão.
O que acontece se uma pessoa morrer durante o voo?
O passageiro que morreu pode ser preservado em seu lugar, sendo coberto por um lençol e amarrado ao banco. Nesse momento, se houver espaço a bordo, os passageiros próximos são levados para outros assentos, para manter o local isolado.
Depende se você é um passageiro em um avião que está caindo ou está pilotando um avião que está caindo. Não tenho experiência em ser passageiro em um avião em queda, mas acho que seria uma sensação de absoluto desamparo, pavor, ansiedade e medo - tudo em uma grande bola e colocado diretamente no meio do estômago .
Quando no ar o avião não cai porque existem forças que atuam sobre ele, contrabalanceando seu peso, mas como o peso é direcionado para baixo a força que o equilibra no ar é direcionada para cima. O que faz com que um avião não caia é na verdade a velocidade dele e as suas asas.
"A pressão cai vertiginosamente, não dá tempo de tentar pegar as máscaras do socorro. E com uma velocidade de 800 km/h, qualquer falha estrutural ou colisão pode desfazer uma aeronave em poucos minutos e os passageiros ficam sem ar", aponta.
O estol é uma situação na qual a asa perde completamente a sustentação útil, o que causa a queda brusca do avião. A depender da altitude e da condição, é possível recuperar a altitude em voo.
O Brasil já registrou 135 ocorrências de acidentes aéreos em 2024, é o que diz o site Rede de Segurança da Aviação (ASN), da Flight Safety Foundation, uma organização internacional dedicada à segurança da aviação.
Qual o lugar mais seguro do avião em caso de queda?
Apoie os pés na bagagem; Se estiver na primeira fileira, segure as pernas abaixo dos joelhos com as mãos; Mantenha essa posição até que a aeronave tenha parado completamente.
Durante a queda de um avião, a tripulação pode detectar uma mudança brusca de altitude, velocidade ou atitude do veículo, muitas vezes acompanhada de sinais sonoros e visuais de alerta. Os passageiros podem sentir uma sensação de queda ou turbulência anormal.