O soro administrado na veia nos hospitais e pronto atendimentos é normalmente o soro fisiológico. E como o nome sugere ele é importante para os processos do corpo, seu metabolismo. Se em excesso, ele vai ser filtrado nos rins e liberado na urina.
O soro fisiológico pode ser usado para o tratamento da falta de líquidos ou sal no organismo, que pode ocorrer devido a episódios de diarreia, vômitos, aspiração gástrica, fístula digestiva, suor excessivo, queimaduras extensas ou hemorragias.
O que acontece com o corpo quando toma soro na veia?
“Qualquer infusão endovenosa oferece riscos no local da punção venosa, como hematomas, infiltrações, extravasamento, oclusão vascular, infecção local, trombose, flebite etc; e sistêmicos que vão desde náuseas, hipotensão arterial, arritmias cardíacas e anafilaxia”, explica a médica Marcella Garcez, diretora da ...
Também conhecido como cloreto de sódio a 0,9%, é muito usado para introduções na veia quando há diminuição de líquidos ou de sal no organismo. Além disso, pode ser utilizado para limpeza dos olhos e do nariz, em nebulizações e em feridas, como queimaduras.
SORO FISIOLÓGICO: O que tem o soro fisiológico? O que é, quais as indicações e onde comprar
Porque tomar soro faz bem?
O soro caseiro serve para combater a desidratação porque ele repõe a água e os sais minerais perdidos vômitos e diarreias, comuns na gastroenterite e na dengue, por exemplo.
O Soro Fisiológico é formado por água e cloreto de sódio, composição semelhante à de fluidos corporais como a lágrima e o suor. Por isso, ele é indicado para realizar a limpeza de áreas sensíveis, como o rosto, os olhos e o nariz, além de queimaduras e ferimentos.
"O soro é um concentrado purificado de anticorpos contra um determinado agente, no caso da Covid-19 contra o vírus SARS Cov-2. É um produto no qual se conhece o teor e a potência dos anticorpos que serão administrados ao paciente.
O soro são substâncias que contém anticorpos prontos para combater uma doença, toxinas ou venenos (de cobra, por exemplo). Ele é utilizado em casos em que o organismo não conseguiria produzir anticorpos específicos a tempo de combater o agente invasor.
Reação ao soro: Algumas pessoas podem desenvolver reações alérgicas ou inflamatórias ao soro intravenoso principalmente se houver algum medicamento diluido com o soro, resultando em dor e inchaço no local da infusão.
"É preciso lembrar ainda que o corpo não estoca substâncias em excesso, ela vai sair pelo xixi", diz a especialista. "Mesmo que sejam substâncias naturais, em excesso, elas podem fazer mal".
O soro administrado na veia nos hospitais e pronto atendimentos é normalmente o soro fisiológico. E como o nome sugere ele é importante para os processos do corpo, seu metabolismo. Se em excesso, ele vai ser filtrado nos rins e liberado na urina. Um processo que deve levar poucas horas para acontecer.
Em episódios de diarreia, é recomendado 10ml de soro por cada quilo do paciente. Já em episódios que envolvem vômito, o indicado é administrar 2 ml de soro por kg do paciente. Assim, uma pessoa de 80 kg, ao passar por uma situação de vômito, deverá tomar 160 ml para que o sistema siga balanceado.
Soro Fisiológico O soro fisiológico é usado para introdução na veia quando há diminuição de líquidos ou sal no organismo, garantindo a reidratação de pacientes. Conhecido como cloreto de sódio 0,9%, essa solução fisiológica também serve para higienização de feridas, olhos, nariz e lentes de contato.
O cloreto de sódio a 0,9%, também conhecido popularmente por soro fisiológico, é uma solução salina esterilizada utilizada para diversas finalidades como a desidratação, além de usos para limpeza da pele, dos olhos e nariz, queimaduras ou feridas e também para fazer nebulizações.
Geralmente a concentração do soro fisiológico é de 0,9% em massa o que significa que em 100 gramas de água destilada se encontram dissolvidos 0,9 gramas do referido sal. De um modo geral, pode afirmar-se que uma embalagem de 1 litro de soro fisiológico contem 9 gramas de cloreto de sódio.
O soro, diferentemente da vacina, não possui função preventiva, sendo usado apenas como forma de cura. Também é importante destacar que o uso frequente de soros pode causar problemas de saúde, uma vez que o corpo pode identificar os anticorpos do soro como antígenos e desencadear a produção de anticorpos contra ele.
Tome bastante líquido (cerca de 2 a 3 litros por dia). Dê preferência ao soro caseiro ou a bebidas que contenham sódio e potássio, como água de coco. É importante ingerir de 50 a 100 mL (meio copo americano) de líquido depois de cada ida ao banheiro.
O soro fisiológico é especialmente benéfico em casos de resfriados, sinusite e reações alérgicas, promovendo o alívio da sensação de nariz entupido e melhorando a respiração de maneira significativa.
Por não representar riscos ao organismo, o soro pode sim ser usado todos os dias nas lavagens nasais. O soro ajuda a fluidificar a secreção nasal, facilitando a eliminação de muco e possíveis bactérias alojadas na região nasal, ajudando a tratar e prevenir doenças respiratórias.
Quais são os benefícios do soro nas veias? Médicos relatam que a suplementação intravenosa pode aumentar a energia, a memória, a perda de peso e o humor. Por outro lado, esses pacientes tratados com soro podem ter uma melhor qualidade de vida, garantindo níveis ideais de nutrientes essenciais em nossos corpos.