E a consagração termina com as palavras do padre: "Eis o mistério da fé!". Quando o padre diz isso, o povo responde: "Anunciamos, Senhor, a vossa morte, e proclamamos a vossa Ressurreição.
Rezar a Coroinha da Santíssima Virgem. Ter uma devoção especial pelo Mistério da Encarnação do Verbo – dia 25 de março. Ter Grande Devoção a Ave-Maria e ao Terço/Rosário. Recitar o Magnificat.
O que acontece depois da consagração a Nossa Senhora?
Depois de nos consagrar a Virgem Maria, mesmo depois da preparação que fazemos antes, podemos ficar em dúvida de como viver a nossa consagração. Na prática, o que muda depois que nos consagramos é que confiamos tudo a Jesus Cristo pelas mãos maternas da Virgem Maria.
A “consagração” na Missa refere-se ao momento central em que o pão e o vinho, pelas palavras de Cristo proferidas pelo sacerdote e pela invocação do Espírito Santo, tornam-se Corpo e Sangue de Cristo.
A consagração nos leva além da obrigação; nos move do limite da obrigação para a espontaneidade; nos tira do lugar da obediência para um lugar de sacrifício, oferecendo a Deus algo que nos custa. Saímos do conforto, do mediano, do comum para uma “anormalidade” espiritual.
O que uma pessoa não pode fazer depois de consagrada?
As pessoas consagradas que são chamadas a uma particular perfeição de vida podem renunciar até mesmo o uso moderado de bebidas alcoólicas, apesar de moralmente aceitável, como forma de penitência, sacrifício, mortificação.
Ouçamos o que ele diz a esse respeito: Consiste esta consagração em prometer a Maria recorrer filial e constantemente a ela e viver em uma habitual dependência dela para chegar a uma união mais íntima com Nosso Senhor e, por ele, com a Santíssima Trindade presente em nós [1].
Fazer tudo do jeito d'Ela. Louvar a Deus e adorá-lo com o coração d'Ela. Práticas exteriores – Também devemos cantar as glórias de Maria, honrá-la com todo amor, anunciando sua dignidade e seus privilégios, ensinando o que é a verdadeira devoção a Ela.
O que falar na hora da consagração à Nossa Senhora?
Ó Virgem fidelíssima, tornai-me em todas as coisas um tão perfeito discípulo, imitador e escravo da Sabedoria Encarnada, Jesus Cristo, vosso Filho, de maneira que eu possa alcançar, por meio de vossa intercessão e exemplo, a completude de Sua idade cá na terra e de glória no Céu. Amém.”
Como as consagradas devem se vestir? Os vestidos ou blusas Marianas hão de ter mangas compridas ou, pelos menos, até ao cotovelo, e as saias devem chegar ... A maneira de se vestir, deve ser iluminada pela virtude do pudor, expressando sempre a caridade. Neste sentido os membros das Novas.
Essa prática consiste em rezar diariamente a pequena coroa à Santíssima Virgem, que consiste basicamente em 3 Pai-Nossos e 12 Ave-Marias. Importante porque é algo rotineiro, que nos conduz continuamente nos lembrarmos da nossa devoção.
A consagração pode ser feita por padres e religiosos. Entretanto, a consagração não está ligada a um voto de celibato ou de castidade. Sendo assim, a pessoa solteira que se consagra pode mudar de estado de vida, ou seja, pode casar-se ou tornar-se religioso ou padre.
Consagrar-se a Maria é lhe dar plenos poderes sob nossa vida espiritual, física, psíquica, material, enfim tudo! É se colocar sob seus cuidados, como Jesus se colocou.
Segundo a Instrução Geral do Missal Romano, também é possível permanecer de joelhos desde o final do “Santo” até a conclusão da Oração Eucarística, levantando-se antes do Pai-Nosso.
A finalidade da vida consagrada é a "configuração com o Senhor Jesus e com a sua oblação total",[xi] de quem cada pessoa consagrada é chamada a assumir "os seus sentimentos e forma de vida",[xii],o modo de pensar e de agir, de ser e de amar.
A vida consagrada torna seus membros testemunhas de Cristo no mundo, sobretudo pela prática da caridade, da solidariedade com os pobres e excluídos e pela missionariedade. “Há que afirmar que a missionariedade está inscrita no coração mesmo de toda forma de vida consagrada”, afirma o Papa (VC, 25).
Na verdade, pela profissão dos Conselhos Evangélicos, o consagrado não só faz de Cristo o sentido da própria vida, mas preocupa-se por reproduzir em si mesmo, na medida do possível, a forma do Cristo. O sentido da vocação à vida consagrada é a iniciativa amorosa e total do Pai (cf.
A irmã explica que, caso a hóstia caia no chão, o fiel, o padre ou o ministro da eucaristia pode se abaixar para pegá-la. “O ministro da eucaristia vai guardar no sanguíneo, depois a hóstia será levada para a capela onde os ministros a deixam dissolver na água para no futuro regar as plantas.
Na Bíblia, consagração significa dedicar algo ou alguém a Deus. Quando uma pessoa ou alguma coisa é consagrada, fica dedicado para o louvor e o trabalho de Deus. Todo crente deve consagrar sua vida a Deus. A consagração é um ato importante, que marca uma mudança na vida de uma pessoa ou no uso de qualquer coisa.
Peça ao Senhor que lhe conceda as graças e bênçãos necessárias para a sua conversão e salvação, bem como de sua família. É a hora de apresentar ao Divino médico as feridas da nossa alma, nossas angústias, tristezas, mágoas. Enfim, é a “hora da graça”. Não deixe passar em vão essa hora tão preciosa.
Jesus mostrou que uma vida consagrada é uma vida de serviço. Horas antes do início da agonia de Sua Expiação, o Senhor humildemente lavou os pés de Seus discípulos, dizendo-lhes: “Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.