Além da unção com o Óleo Santo, a Igreja ensina que todos os enfermos em perigo de morte devem receber a Sagrada Eucaristia. Chama-se Santo Viático, o recebimento da Santa Comunhão em perigo de morte. Lembrando que se deve receber o sacramento da Penitência antes da Comunhão.
Além de trazer conforto espiritual e físico, a Unção dos Enfermos também oferece a oportunidade de reconciliação e perdão dos pecados — se o doente estiver em estado de pecado grave. Dessa forma, este sacramento proporciona não apenas cuidados espirituais, mas também a restauração da relação com Deus.
Ao celebrar este sacramento, a Igreja, na comunhão dos santos, intercede pelo bem do doente. E o doente, por seu lado, pela graça deste sacramento, contribui para a santificação da Igreja e para o bem de todos os homens, pelos quais a Igreja sofre e se oferece, por Cristo, a Deus Pai.
O Sacramento da Unção dos Enfermos confere ao cristão uma graça especial para enfrentar as dificuldades próprias de uma doença grave ou velhice, ajuda a viver estas realidades dolorosas da vida humana com sentido cristão.
Entre as formas da unção de cura, Hagin destaca as seguintes: É transmitida por vários métodos, sendo um deles a imposição de mãos; age juntamente com a fé da pessoa para efetuar os resultados desejados e é suficientemente poderosa para lançar fora as enfermidades e os males e destruir qualquer jugo de escravidão na ...
O que acontece depois da unção | Parte 01 | Apóstolo Jó Mussumba
O que significa ungir uma pessoa?
Ungir significa aplicar óleo ou unguento na cabeça ou no corpo da pessoa. Na antiguidade, isso era feito por vários motivos. Às vezes, era um sinal de hospitalidade ou de asseio rotineiro. Aqueles que estavam doentes ou feridos eram ungidos com óleo ou unguento, que servia de medicamento.
Quantas vezes um doente pode receber a Unção dos Enfermos?
Se um doente que recebeu a Unção recupera a saúde, pode, em caso de nova enfermidade grave, receber outra vez este sacramento. No decurso da mesma doença, este sacramento pode ser repetido se o mal se agrava. É conveniente receber a Unção dos Enfermos antes duma operação cirúrgica importante.
Quando deve ser concedida e quem pode recebê-la? Segundo o direito canônico (cânon 1004): -§1a unção dos enfermos pode ser administrada a todo batizado que tenha atingido o uso da razão e esteja em perigo de vida ou por motivo de doença grave, e velhice.
Muitos católicos vêem o sacramento da Unção dos Enfermos como um passe de mágica: acreditam que podem levar a vida distante de Deus, pois, no final, no leito de morte, receberão o perdão de todas as suas faltas e serão alçados ao Céu.
Introdução: A unção é a presença de Deus. A unção é a glória de Deus que nos respalda no cumprimento do nosso chamado. É a energia, a força, o poder de Deus em nós (Ef 3.20). A unção nos capacita a realizar com eficiência aquilo que jamais conseguiríamos através dos nossos próprios esforços.
Poder é geralmente usado em conjunto com a palavra autoridade. Alguém pode ter o poder de realizar uma atividade, mas não autoridade para fazê-lo. Na bíblia, a palavra 'unção' é uma autoridade dada pelo Espírito Santo para fazer algo em nome de Deus com amor.
1 João 2:20 Entretanto, vós tendes uma unção que procede da parte do Santo, e todos tendes pleno conhecimento. Entretanto, vós tendes uma unção que procede da parte do Santo, e todos tendes pleno conhecimento. Ora, vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes conhecimento.
O sacramento da unção dos enfermos é uma graça que o Senhor nos concede por meio da Igreja. Na verdade, esse é um sacramento de vida, pois, como todos os outros sacramentos, tem a finalidade de sarar, de animar e perdoar os pecados.
A orientação doutrinária é que os doentes sejam ungidos com óleo pelos presbíteros em nome do Senhor. A oração da fé levantará os enfermos e perdoará pecados. Tanto em Marcos como Tiago, a unção com óleo está relacionada a uma ação de Deus, e não aos poderes curativos ou medicinais do óleo.
A palavra “unção” é o poder de Deus que nos capacita com coragem, força e habilidades para fazer o que Ele nos pede. Ou seja, o nosso corpo e o coração podem até fraquejar, mas quando colocamos a esperança em Deus e cremos em Sua Palavra (Bíblia), nós recebemos uma capacitação que vem do Alto!
Quando a pessoa está cheia de Jesus, cheia da unção, essa unção realmente é contagiante. Deus quer que você seja muito usado pelo Espírito Santo. Ele quer que você seja tão cheio do Espírito Santo, que aonde você estiver, poder vai fluir de você para libertar e abençoar as pessoas.
O que acontece com quem mexe com um ungido de Deus?
Contudo, Davi disse a Abisai: “Não o mate, pois quem pode permanecer inocente depois de levantar a mão contra o ungido do SENHOR? Tão certo como vive Deus, o SENHOR mesmo o matará algum dia, ou ele morrerá na batalha, ou chegará a sua hora e ele morrerá.
A unção dos enfermos é mais conhecida por extrema-unção, pois no passado era administrada somente "in articulo mortis" (na hora da morte). Atualmente, o sacramento pode ser administrado mais de uma vez, sempre que for em caso de doença grave.