"A Data de 31 de Outubro é mundialmente conhecida como "O dia das Bruxas ou Halloween", que é uma festa típica que acontece nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos.
O Dia da Reforma Protestante é comemorado em 31 de outubro. A data é celebrada pelos Luteranos, membros das igrejas cristãs que se originaram a partir da Reforma Protestante, iniciado por Martinho Lutero. No Brasil, os chamados evangélicos pertencem a uma ramificação da igreja cristã Protestante.
Atualmente, esta data é comemorada com festas de Halloween onde as pessoas costumam se fantasiar com diferentes tipos de personagens, geralmente assustadores. Nos Estados Unidos as pessoas enfeitam suas casas e distribuem doces para as crianças.
O que acontece no dia 31 de outubro no mundo espiritual?
Os celtas acreditavam que a noite desse dia era mágica, pois o véu que separa o mundo material do mundo espiritual encontrava-se mais fino e os mundos se fundiam conforme a luz do Sol abaixava e o crepúsculo chegava. Por esse motivo, acreditava-se que era uma boa época para contatos com outras realidades e dimensões.
O Halloween ou Dia das Bruxas é uma celebração cada vez mais popular no Brasil, e aqui as pessoas costumam seguir algumas tradições da festa norte-americana. As fantasias e as decorações assustadoras são encontradas nas festas desse dia. Sendo assim, muitos se fantasiam de seres monstruosos, vampiros, bruxas etc.
Dia 31 De Outubro Saiba o Que Acontece, Padre Duarte Lara Nos Alerta.
Qual é o real sentido do Halloween?
A palavra Halloween é uma versão abreviada das frases All Hallows 'Eve ou All Hallows' Evening, que significa “Véspera de Todos os Santos”, ou “Noite de Todos os Santos”, na tradução para o português.
É dia de Sabá Beltane e de Halloween, com a lua minguando já no signo de Virgem – a 'lua balsâmica', 'lua de cura'. A Roda gira, e é o momento de celebrar a união da deusa e do deus. Essa união traz o florescer da Força Criadora na dança da nova vida.
Lá, essa data é comemorada com festas às quais as pessoas vão fantasiadas de monstros, personagens macabros ou apenas inusitados. A sua principal prática dá-se com as crianças fantasiando-se e indo de porta em porta pedindo doces para as pessoas.
Por isto, na noite do dia 31 de outubro se celebrava o festival de Samhain, onde acreditavam que os espíritos dos mortos visitavam a terra. Os feiticeiros celtas, conhecidos como druídas, acreditavam que a presença dos espíritos dos mortos os auxiliava a fazer previsões sobre o futuro.
A palavra “Halloween” vem de “All Hallows' Eve”, que significa “Vigília de Todos os Santos”. A Solenidade de Todos os Santos é comemorada pela Igreja Católica no dia 1º de novembro; logo, o dia 31 de outubro é a celebração de sua vigília, como costumam acontecer com as grandes festividades da liturgia católica.
Por que 31 de outubro é significativo na tradição do Halloween?
Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo Céltico. Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra "Hallowinas" - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
Bruxas sempre aparecem como símbolo do Halloween. Pesquisas mostram que, antigamente, nos Estados Unidos, algumas mulheres com aparência estranha e assustadora eram chamadas de bruxas. Essas personagens faziam festas para homenagear o diabo.
Mas você sabe o que isso significa? O nome que designa essa comemoração é inspirado na expressão “All Hallow's Eve”, que, em português, significa “véspera de todos os santos”, uma referência à data celebrada pela Igreja Católica no dia 1º de novembro.
A data foi definida em 2003, por meio do projeto de lei nº 2.763/2003. Dez anos depois, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados elaborou o projeto de lei nº 2.479/2013, que consolidou o dia 31 de outubro como o Dia do Saci. Não é por acaso que a data escolhida foi 31 de outubro.
Em 31 de outubro de 1993, uma overdose acidental interrompeu a trajetória do ator River Phoenix, 23 anos, apontado como uma das promessas de sua geração.
Efemérides Fatos históricos do dia 31 de outubro. 1517 – Martinho Lutero publica as 95 Teses de sua Reforma. 1905 – Mário de Alencar é eleito para a cadeira nº 21 da ABL (Academia Brasileira de Letras). 1945 – O Peru é admitido como Estado-membro das Nações Unidas.
Os historiadores apontam que a provável origem do Halloween tenha sido um festival praticado pelos celtas chamado Samhain. Esse festival era uma das comemorações mais importantes do calendário celta e era realizado como um marco do fim verão. Era também uma passagem de ano para esse povo.
De acordo com Tupá Guerra, o nome teria vindo da expressão "All Hallows Eve" — que, em tradução direta, significa "a véspera de todas as almas". Isso porque a data antecede o Dia de Todos os Santos. A origem do nome "Halloween", portanto, seria principalmente ligado à tradição irlandesa da festa.
O que acontece no mundo espiritual no dia 31 de outubro?
Ainda segundo Alexandre, algumas culturas e religiões acreditam que, na noite de 31 de outubro, a conexão dos vivos com o mundo espiritual ficaria mais forte.
Atualmente esta origem já não é mais nem lembrada, mais continua sendo uma comemoração que não tem cunho religioso e nem cultural em nosso país. É uma “festa” importada que nada tem a ver com a nossa cultura e muito menos nada tem a ver com religiosidade ou mesmo com a fé.
Os gatos pretos se tornaram um dos símbolos do Halloween, pois durante a Idade Média, a comemoração era considerada pagã e acreditava-se na existência de bruxas que se transformavam em gatos pretos durante a noite.
Os celtas acreditavam que, na noite de Samhain, as barreiras entre o mundo dos vivos e dos mortos se tornavam mais tênues. Eles acreditavam que os espíritos dos falecidos retornavam à Terra nessa noite, e isso podia ser tanto uma bênção quanto uma ameaça.