O comportamento sobre-esterçamento compreende a perda de aderência das rodas traseiras. Isso ocorre quando se pisa no pedal de freio na hora em que se faz a curva. Nessa situação, o veículo tende a jogar a traseira para fora da curva, e há um grande risco de o veículo girar.
A força centrípeta está relacionada com o comportamento de sobre-esterçamento do veículo, que é a perda de aderência dos pneus traseiros. A força centrípeta tende a jogar o veículo para dentro da curva.
II-Será considerado um comportamento sobre-esterçante, a perda de aderência das rodas traseiras do veículo. Isso ocorre quando se pisa no freio no momento em que se está fazendo uma curva.
O sobresterço pode ser utilizado na apresentação de um automóvel, geralmente quando existe uma opinião técnica da pilotagem desse veículo. Trata-se de uma característica de comportamento dinâmico do carro, que resulta na tendência do automóvel sair de traseira em uma curva.
O esterçamento das rodas traseiras tem, basicamente, duas finalidades: dar mais agilidade em manobras em baixas velocidades e proporcionar mudanças de direção mais rápidas e precisas em velocidades mais altas.
O que é Sobresterço e Subesterço Em Menos de 1minuto
O que significa a palavra esterçamento?
Esterçar é um termo conhecido pela maioria dos motoristas e significa girar o volante do carro até o final para determinado lado. Esse movimento é muito utilizado na hora de estacionar o veículo.
Perceba se ele ocorre o tempo ou só durante as curvas. Se você ouvir um barulho de algo batendo forte no fundo do carro, ou então sons estranhos quando vai fazer uma curva, isso pode ser sinal de um problema com os rolamentos do eixo.
Sobreviragem: o que é? E como se corrige? Normalmente associada a automóveis com tração traseira, a uma condução mais exuberante (e até divertida), a sobreviragem é o oposto da subviragem, ou seja, é quando sentes a traseira “escorregar” ou “fugir” durante uma curva.
Quando o veículo desgarra a parte dianteira saindo da curva?
Nomes e grafias para o fenômeno não faltam: understeer, escapada ou derrapada ou saída de frente, sub-esterço, subesterço. Na prática, seu significado é apenas um: perda de aderência nos pneus dianteiros durante uma curva, o que faz o carro espalhar e querer ir reto – apesar de o volante estar bem virado.
Um carro que sai de frente significa que as rodas traseiras têm melhor aderência do que as rodas dianteiras para uma dada velocidade. E assim o carro não responde totalmente ao piloto girando o volante, indo para fora da curva.
Consequentemente, as rodas necessitam de ângulos diferentes uma em relação à outra para atenderem a este requisito. Estes ângulos são chamados de ângulo de esterçamento interno e externo e são definidos como valores que irão direcionar um veículo a vencer uma curva desejada pelo condutor.
Para entender as forças físicas envolvidas em uma curva, é preciso conhecer o conceito de sub-esterçamento(sair de frente) e de sobre-esterçamento(sair de traseira).
Na realidade o que ocorre é que o eixo dianteiro ao bloquear, a rodas tendem a seguir a direção da tangente ao movimento antes do bloqueio, e o controle direcional se perde não importa para que lado você vire o volante. “Importante: Com o bloqueio dianteiro você perde dirigibilidade”.
Hoje quase todos os automóveis são desenvolvidos para que, em uma situação limite como numa curva, eles escapem ou escorreguem de frente (são os subesterçantes) e nunca de traseira, como fazem os sobresterçantes. Isso independe de sua tração ser dianteira ou traseira.
Suspensão: os bons amortecedores devem manter o carro em movimento suave, sem oscilações, para manter o alinhamento certo. As molas podem quebrar ou enferrujar, o que afeta a suspensão do carro; Buracos: Os pneus podem sofrer ao passar em cima de buracos de maneira brusca, o que deixa o veículo desalinhado.
Se o veículo começar a derrapar na curva, o motorista não deve reagir com pânico quando descobrir que os freios, acelerador e volante não estão funcionando normalmente. Em vez disso, deve tirar os pés do freio e do acelerador. As duas mãos devem permanecer no volante, mas não deve fazer movimentos bruscos.
Na maioria dos casos, a baixa aderência faz o carro sair de dianteira mas, nos veículos de tração traseira o excesso de velocidade aumenta o risco de se perder a trajetória. É preciso ficar atento à manutenção.
👉 Frear durante a curva pode tirar o seu veículo da faixa de rolamento ou travar as rodas do automóvel, pois, os pneus perdem a aderência ao solo, devido à força centrífuga. ❎Por isso, não freie durante a curva!
Sobresterço ou sobreviragem (em inglês conhecido como "oversteering", "loose" ou ainda "tail happy") é um fenómeno que pode ocorrer quando um automóvel descreve uma curva.
Um ângulo de cambagem fora da especificação do fabricante do veículo, pode resultar, além de um desgaste irregular dos pneus, problemas de aderência e estabilidade em curvas, afetar a eficiência do sistema de suspensão, alterar o consumo de combustível e, claro, comprometer a segurança do motorista e dos veículos ao ...
Sentir vibrações anormais no volante, no assento ou em todo o veículo pode ser um indicador de problemas nos eixos ou na suspensão. Neste caso, essas vibrações podem ser mais pronunciadas em velocidades mais altas e geralmente sugerem que as rodas estão desequilibradas ou que há um problema de alinhamento.
Ao dirigir, perceba se o carro está puxando para alguns dos lados mesmo em linha reta, esse detalhe pode ser um sinal de que o veículo esteja desalinhado, mas lembre-se, todas as partes do veículo são interligadas, portanto, outras questões como a direção, pneus podem contribuir para que se carro fique desalinhado.
Isso porque forçar o volante para além do batente também é algo que pode trazer danos. Neste caso, quem sofre é o próprio sistema de direção. Até mesmo o sistema de suspensão dianteiro pode acabar pagando por esses pequenos erros e vícios cotidianos.
No Hummer EV, o sistema de rodas traseiras esterçantes é do tipo “mesmo-esterço”. Quando o motorista gira o volante, as rodas dianteiras e traseiras se movem na mesma direção, permitindo que o veículo faça curvas mais precisas e acentuadas.