Quando isso ocorre, o veículo pode parar de funcionar, causando danos devido à falta de lubrificação. Para avaliar a condição atual da bomba, é necessário desmontá-la e inspecionar o estado das engrenagens. Se forem observados indícios de desgaste na direção de rotação, é aconselhável proceder com a troca da peça.
Quando a bomba de óleo apresenta defeito, há baixa pressão do líquido lubrificante, tal variação pode ser aferida com o manômetro. Outros sinais bastante evidentes são: Queima de óleo excessiva. Borras de óleo no sistema de lubrificação.
A bomba de óleo é um componente crucial do sistema de lubrificação do motor de um veículo. Alguns sinais de que pode ser necessário substituir a bomba de óleo incluem baixa pressão de óleo, barulhos anormais no motor, superaquecimento frequente, óleo sujo ou contaminado e falhas no funcionamento do motor.
O que acontece quando a pressão do óleo do motor está baixa?
Quando a pressão do óleo está baixa, indica que algo não está funcionando corretamente. Isso também significa que provavelmente não há lubrificante suficiente circulando pelo sistema. Lembre-se que a falta de lubrificação levará ao contato metal-metal e falha da máquina.
Você pode detectar falhas na bomba de óleo do motor através de sintomas como a luz de óleo piscando no painel, ruídos estranhos vindos do motor, queima de óleo excessiva e sobreaquecimento do motor. A manutenção eficiente do motor do veículo pode evitar esses problemas.
Como saber se a BOMBA de ÓLEO está RUIM? Saber se a Pressão de óleo está boa?
Como saber se a bomba de óleo parou de funcionar?
Quando a bomba de óleo está com algum problema, o veículo apresenta sinais que são facilmente identificáveis. Em geral, quando uma luz acende no painel, é muito provável que o problema esteja no sistema de lubrificação. Outro indício de perda de eficiência do sistema é um barulho de “rajadas” no motor do carro.
Quando isso ocorre, o veículo pode parar de funcionar, causando danos devido à falta de lubrificação. Para avaliar a condição atual da bomba, é necessário desmontá-la e inspecionar o estado das engrenagens. Se forem observados indícios de desgaste na direção de rotação, é aconselhável proceder com a troca da peça.
Como saber se o carro está com baixa pressão de óleo?
Uma das luzes de alerta mais importante no painel do carro é aquela que mostra a falta de pressão de óleo no sistema de lubrificação do motor. É uma luz, em geral, vermelha, que mostra uma almotolia, aquele instrumento que injeta óleo, que parece um bule de café.
– Falha catastrófica se houver funcionamento do motor por longo tempo. – Completar o nível de óleo; -Verificar se há vazamentos. – A bomba de óleo lubrificante não consegue succionar o óleo em época de temperaturas muito baixas.
Acendeu a luz mas tem óleo no cárter? Como essa luz indica problemas em todo o sistema de lubrificação no motor, ela não acende apenas caso falte óleo. Pode ocorrer dela acionar e a vareta indicar que o nível está normal. Isso pode ser sinal de que a bomba está entupida ou está com algum problema.
Dada a importância da bomba e a pressão que ela sofre, não é recomendado economizar optando por peças de baixa qualidade. Faça a troca do óleo do motor e do filtro de óleo a cada 10 mil km.
O preço médio de bomba de oleo depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar bomba de oleo por valores entre R$ 78,00 e R$ 468,83.
Ela tem duas marcas que indicam o máximo e o mínimo de óleo, e ele deve molhar a vareta até cerca da metade da distância entre estas duas. Assim, se com estes sinais da luz de óleo a vareta mostrar que o nível está certo, o problema está na cebolinha e você deve trocá-la.
Problemas com a bomba de óleo também podem ocorrer quando há defeitos na válvula reguladora de pressão, o que acontece tanto quando ela está travada aberta ou fechada. Uma válvula travada aberta gera a perda de pressão do motor o que pode fazer o motor fundir por completo.
Você sabe o que é a “cebolinha”? Trata-se de uma peça famosa, mas que muitos ainda ignoram sobre seu funcionamento. Na verdade, é bem simples, pois é ela quem faz a ponte entre o reservatório e o painel do carro. Ou seja, ela é o sensor de pressão do óleo do motor.
O óleo quando submetido a temperaturas muito elevadas perde a viscosidade (fica fino) e pode também comprometer o sistema de lubrificação gerando problemas como, por exemplo, perda de pressão de óleo.
Um fraco desempenho do motor pode ser causado por diversos fatores. Desde combustível de má qualidade, problemas na vela e até filtro de ar sujo, que resulta no entupimento dos pistões. E as consequências podem ir muito além da perda de potência.
Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da fabricante, alerta: “O mau funcionamento da bomba de óleo pode até fundir o motor”. Luz de óleo piscando pode ser um indício de comprometimento da bomba de óleo ou um dos sintomas de desgaste em bronzinas de biela, buchas ou mancal.
É importante salientar que não há uma quilometragem específica para realizar essa troca de componente, mas é indicado quando trocas internas são realizadas no automóvel. A indicação dos especialistas, quando notados os sinais, é levar o carro a uma mecânica de confiança para reposição da peça.
Como saber se o motor do carro está sendo lubrificado?
Com um manômetro, é possível identificar a pressão do líquido lubrificante. Nessa avaliação, você poderá perceber 4 variações — alta pressão, baixa pressão, pressão flutuante e pressão nula —, que vão indicar alguns defeitos.
De acordo com os técnicos da Urba Brosol, não existe uma quilometragem indicada para a troca da bomba de óleo, porém o desgaste da bomba, como de todos os componentes que recebem lubrificação, está diretamente ligado à troca adequada de óleo, seguindo recomendação da montadora.
Elas ajudam a bombear o óleo para os pontos de lubrificação do motor conforme necessário. Assim, elas economizam combustível e reduzem a emissão de dióxido de carbono. A animação mostra o esquema de funcionamento de uma bomba de óleo variável.
Na prática, a bomba é acionada pelo eixo da manivela e gira de acordo com o movimento do motor. À medida que essa rotação aumenta, a bomba gira mais depressa e, com isso, mais óleo é bombeado.