Quando está convertido, você é mais bondoso e compassivo no trato com os outros. Não julga ou critica nem faz mexericos. Você está mais consciente dos sentimentos alheios, e é natural procurar maneiras de servir e ajudar.
A conversão inclui uma mudança de comportamento, mas vai além do comportamento: trata-se de uma mudança em nossa própria natureza. É a essa significativa mudança que o Senhor e Seus profetas se referem como renascimento, mudança de coração ou batismo de fogo.
' Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: 'Em verdade vos digo, se não vos converterdes e nãos vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus'” (Mt 18,1-3). Esta vez, sim, que converter-se significa voltar atrás, até mesmo a quando se era criança!
Um convertido é alguém que tomou uma decisão de aceitar outra forma de mentalidade e vai sendo transformado moralmente. No caso do cristianismo é a pessoa que passou por uma experiência de arrependimento e reconciliação com Deus através de Cristo.
Conversão é o que acontece quando Deus desperta aqueles que estão mortos espiritualmente e os capacita a se arrependerem de seus pecados e terem fé em Cristo.
A fé em Jesus é a primeira base para a certeza da salvação. Aliás, todas as demais provas são evidências consequentes dessa fé. Para uma pessoa ser salva, de acordo com a Bíblia, ela tem que crer em Cristo.
A confissão é o primeiro passo para a conversão. O coração do homem apresenta-se pesado e endurecido. É preciso que Deus dê a ele um coração novo. A conversão é, antes de tudo, uma obra da graça divina, que reconduz nosso coração a Ele: “Converte-nos, a ti, Senhor, e nos converteremos” (Lm 5,21).
O Espírito Santo é aquele quem convence, e ninguém se converte na pancada, na força, é o Espírito Santo quem convence. Você não tem de rezar para que seu filho mude, e sim para que o Espírito Santo trabalhe na consciência dele e o convença.
Tendo percebido a gravidade do pecado, a pessoa que se converte passa a sentir aversão pelos pecados que anteriormente lhe traziam prazer e se esforça para fugir deles. Retorno a Deus como Pai gracioso.
Quando está convertido, você é mais bondoso e compassivo no trato com os outros. Não julga ou critica nem faz mexericos. Você está mais consciente dos sentimentos alheios, e é natural procurar maneiras de servir e ajudar.
A salvação proporciona libertação espiritual do pecado e da perdição eterna através da conversão, que envolve arrependimento dos pecados e fé em Jesus.
A conversão religiosa tem como principal característica a possibilidade de transformação de vida do sujeito, refletida na mudança de comportamentos, sentimento de harmonia com a vida e nova visão de mundo.