O que acontece quando a placa-mãe para de funcionar?
Um dos problemas mais comuns que podem ocorrer em placas-mãe é o curto-circuito. Com placa-mãe em curto, pode travar aleatoriamente ou nem mesmo ligar o notebook. Em casos mais graves, uma placa em curto pode até mesmo queimar outros componentes e inutilizar o notebook.
O superaquecimento é um dos principais problemas que podem fazer com que a placa mãe queime, por isso é preciso evita-lo ao máximo. Só que, além do acúmulo de sujeira, existem outras causas para o superaquecimento.
120 anos é muito tempo, NENHUMA placa mãe vai durar pra sempre, pode queimar o capacitor e trocar, mas tem chips pequenos, etc, que não tem substituição, além de depois de alguns anos até a placa fica ressecada por dentro e não vai funcionar mais, tudo tem prazo de validade.
É possível reparar uma placa-mãe? A resposta clara e rápida é sim – mas depende. Afinal, cada caso é um caso e as placas-mãe têm a fama de serem difíceis de arrumar. Além disso, muitas vezes o valor do reparo costuma ser bem elevado, o que já dificulta o trabalho.
SEU PC NÃO LIGA? COMO RESOLVER EM 4 PASSOS, FAÇA SEU COMPUTADOR LIGAR COM ESSAS DICAS!
O que acontece quando a placa-mãe não funciona?
Um dos problemas mais comuns que podem ocorrer em placas-mãe é o curto-circuito. Com placa-mãe em curto, pode travar aleatoriamente ou nem mesmo ligar o notebook. Em casos mais graves, uma placa em curto pode até mesmo queimar outros componentes e inutilizar o notebook.
Outro motivo pelo qual você pode querer trocar a placa-mãe é porque, se o seu modelo é antigo, ela pode não funcionar com outras peças muito modernas. Então, pra quem quer turbinar a máquina com memória RAM e placa de vídeo novos, pode ser legal fazer essa mudança.
Segure a tecla Windows e pressione R para abrir novamente o menu executar. Digite "dxdiag" sem aspas e pressione Enter para abrir a Ferramenta de Diagnóstico do DirectX. Passo 2. A marca da fabricante e o modelo de sua placa aparecerão como "Fabricante do sistema" e "Modelo do sistema".
O que acontece se a bateria da placa-mãe estiver ruim?
Configuração do BIOS Setup
Outro problema que ocorre ao tirar a bateria da placa-mãe é a perda das configurações da BIOS. Mas isso só ocorre em modelos mais antigos, onde as configurações da BIOS ficam salvas na CMOS. Já faz alguns anos que os computadores salvam essas informações em um chip de memória Flash.
Pressione as teclas Windows + R em seu teclado para abrir a caixa Executar. Digite msinfo32 na caixa de texto e clique em OK. Selecione Resumo do Sistema no painel à esquerda.
Como já sabemos, a placa mãe é quem permite que todos os outros componentes do celular funcionem corretamente. E quando queima, os outros componentes não conseguem funcionar – e alguns deles podem até queimar junto.
Aqui estão os sintomas de falha da bateria do CMOS: O notebook tem dificuldade para inicializar. Há um ruído de bipe constante da placa-mãe. A data e a hora foram redefinidas.
Na maioria dos computadores, quando a placa-mãe é substituída, a peça substituta tem uma chave pré-injetada em seu firmware que ativa automaticamente o Windows.
O que acontece quando a placa-mãe está com defeito?
Uma placa-mãe defeituosa fará com os equipamentos conectados a ela também apresentam mau funcionamento, mas isso não é tudo: às vezes, ela pode estar apenas desconfigurada. Neste caso, você precisa verificar o status de configuração antes de assumir que o chip está defeituoso e morreu.
Verifique se todos os cabos estão conectados corretamente, principalmente o de alimentação da placa mãe e o do processador. Olhe com calma e procure algum capacitor estourado ou alguma trilha queimada. Outro problema pode ser na bateria, já que alguns modelos de placa-mãe não dão boot sem que ela esteja funcionado.
Uma das principais formas de identificar se ela está boa ou não, é analisando o seu próprio funcionamento. Como falamos anteriormente, mensagens de erro no sistema operacional é um indicativo de problema. A famosa tela azul aparece geralmente quando há um colapso no hardware e nela vem informado um código do erro.
Ao pensar em como limpar a placa-mãe, lembre-se que não precisa de força. Use um pincel antiestático de cerdas macias ou um cotonete de algodão umedecido com álcool isopropílico para limpar delicadamente os contatos elétricos, os slots de memória, os conectores e outras áreas da placa-mãe que estejam sujas.
Um dos primeiros sinais de que você tem um problema de BIOS é quando o computador emite uma série de bipes quando você tenta ligá-lo. Esses bipes são chamados de códigos de bipe do BIOS e são uma maneira de dizer que tipo de problema seu computador tem.