O que acontece quando a rainha do cupim morre? A morte da rainha dos cupins pode ter implicações significativas na dinâmica da colônia, podendo levar à extinção, dependendo do estágio da colônia e das condições específicas.
A rainha dos cupins é uma fêmea fértil que pode viver de 25 a 50 anos, e têm a capacidade de colocar até três milhões de ovos por ano, sendo que, quando grávida, seu abdome aumenta atingindo um tamanho enorme.
Atratex Mata Cupim é um produto à base de Fipronil e age diretamente no sistema nervoso do inseto de maneira rápida e eficaz. Ao ingerir o produto, Atratex Mata Cupim é levado de boca em boca (trofalaxia) para dentro do cupinzeiro, chegando até a rainha e exterminado toda a colônia.
Longe da colônia, eles podem morrer afogados num jato d'água ou com a exposição à luz do sol. Já as ninfas – as “aleluias” que voam em torno da lâmpada – ficam tontas com inseticidas comuns. Porém, não se engane com a aparente fragilidade desses animais.
Por que os cupins lambem suas próprias rainhas até a morte ?
O que os cupins mais odeiam?
Espantando cupins
Para se livrar dos cupins voadores, a primeira alternativa é a mistura de aproximadamente 500 ml de álcool, com cerca de 10 pequenas porções de cravinho da índia e óleo de andiroba.
Entre os seus predadores naturais, destacam-se outros insetos (formigas, libélulas, louva-a-deus, besouros, percevejos, vespas, etc.) e vertebrados (tatus, tamanduás, aves, sapos, lagartos, cobras, morcegos e peixes). No entanto, as formigas são destacadamente as principais predadoras dos cupins.
Essa espécie é conhecida por infestar o solo, mas também pode migrar para o interior dos ambientes. É possível identificar a colônia de cupins por meio dos longos túneis do chão ao teto que essa espécie constrói, normalmente em áreas com pouca movimentação.
Os cupins também podem se concentrar na terra e formar ninhos. Para combatê-los, aplique pó antipulgas e carrapatos diretamente no solo. Assim, os cupins carregarão o pó para o ninho e a colônia será eliminada.
Utilize solução de vinagre nas superfícies infestadas pelos cupins. A solução de vinagre e água — 50% de cada produto — é uma medida eficaz para combater o cupim, pois além de eliminar os animais já existentes, impede a formação de novas colônias no mesmo local.
Os danos podem ser graves antes que a infestação seja notada, o que pode levar de alguns meses a alguns anos, dependendo da extensão da infestação. Já os cupins de madeira seca podem levar mais tempo para causar danos significativos.
Com o início da primavera, dia 22 de setembro, também se inicia o período da Revoada dos Cupins, que dura até o final do verão, e é nesses meses que você deve ficar atento para que uma infestação de cupins não ocorra.
"No entanto, as fezes dos cupins são mais fáceis de serem detectadas, assemelhando-se a pequenas bolinhas secas e duras, parecidas com grãos de areia. Por outro lado, as brocas deixam resíduos mais finos, semelhantes ao pó", afirma.
A melhor forma de identificá-los é observar se existem rastros de terra pelas paredes e pelos cantos. Se houver muitas peças de madeira no local, eles podem deixar rastros até esses objetos.
Se uma rainha morre de repente, as operárias irão tentar criar uma "rainha de emergência" selecionando algumas células das quais a larva tenha acabado de sair e preenchem com geléia real. As operárias então, constroem uma célula especial (feita exclusivamente para abrigar a rainha) improvisada.
Porém, após perder as asas, os cupins andam para um local seguro. E esse local pode ser um móvel, rodapé, trinca de porta ou algum objeto que contenha celulose. O corpo do cupim é tão fino e escuro que pode até se confundir com o chão, se este for escuro ou de taco, por exemplo.
Cupins podem ser encontrados em peças de madeira, no solo, ou até mesmo em árvores vivas. No caso de construções, é necessário verificar toda e qualquer estrutura de madeira, como engradamento de telhados, portais, janelas, pisos, alisares, rodapés, etc.
Cupinout Doméstico, é a única isca cupinicida disponível no mercado que resolve o problema na causa raiz! Cupinout Doméstico atrai os cupins que se alimentam da isca e a levam para que a Rainha também se alimente dela, eliminando desta forma não somente os cupins mas também a Rainha de forma definitiva.
– cujo ninho, à distância, lembra um formigueiro, são cupins bem desenvolvidos que constróem ninhos grandes e espalhados; não sendo muito altos, no entanto. A sugestão que fazemos é que tente controlá-los com inseticida à base de FIPRONIL.
E na temporada de altas temperaturas é quando eles saem de seus esconderijos, fazem a revoada e após o acasalamento perdem suas asas e vão em busca de locais para criar novas colônias. E o atrativo perfeito para eles são estrutura de telhado, pisos, portas, móveis e qualquer item de madeira não tratada corretamente.
São furinhos bem pequenos, quase imperceptíveis, que são uma clara pista de que ali dentro estão os cupins. Mas não se fixe só a essa pista, porque qualquer fissura, rachadura, frestas ou dobradiças são caminho aberto para os cupins.
Essa é uma ação que requer tempo, use ao menos três vezes por dia até a madeira estar totalmente livre dessa infestação de insetos. Você também pode utilizar o vinagre natural, sem diluir na água, mas o cheiro pode ser muito forte e acabar incomodando.
Além das substâncias químicas, certas características físicas das madeiras também desagradam os cupins. A densidade da madeira é um fator importante, pois os cupins preferem madeiras menos densas e macias, como o pinus, em comparação com madeiras mais duras e densas.
A revoada de cupins é o período da reprodução desses insetos e acontece na primavera e no verão. O tempo quente e úmido dessas estações do ano proporciona a proliferação dessas pragas urbanas, que ganham asas e rumam para formar novas colônias.
Os cupins costumam aparecer durante as estações mais quentes do ano, o verão, principalmente. Portanto, sua maior fonte de alimento é a madeira, mas se você tem uma biblioteca em casa, fique atento. Isso porque os livros também costumam servir de alimento para estes insetos.