O que acontece quando engolimos um corpo estranho?
Quando os objetos ficam alojados no esôfago, pode haver dificuldade de deglutição, recusa alimentar e vômitos”, relata o médico. As complicações decorrentes da ingestão desses corpos dependem das características do objeto, incluindo perfurações ou queimaduras químicas e elétricas causadas por baterias.
Quanto tempo leva para um corpo estranho pode ficar no intestino?
Relatos na literatura de complicações devidas à ingestao de corpos estranhos durante a dieta são frequentes. Os ossos de frango e peixe e palitos-de-dente estao entre os mais comuns. A maioria dos corpos estranhos ingeridos passa, em até uma semana, por todo o trato gastrointestinal (TGI) sem qualquer intercorrência.
Se foi ingestão acidental de objetos pequenos normalmente é o tempo de evacuação habitual seu. Se for objeto grande com risco de obstução ou perfuração é melhor procurar o pronto socorro.
Quais os sintomas da ingestão de corpos estranhos?
Quais os Sinais de alerta que devem ser observados em casos de ingestão de corpo estranho? Os principais sinais de alerta são: impactação do esôfago, disfagia, odinofagia, dor torácica e hipersalivação. Quando se trata de inalação de corpos estranhos, como feijão, esponjas e outros, como proceder?
Alguns corpos estranhos são expelidos espontaneamente e não precisam de tratamento. Às vezes, o médico recomenda à pessoa que ingira uma grande quantidade de líquidos para ajudar a expulsar o objeto.
INGESTÃO DE CORPOS ESTRANHOS - GEDAB, Dr. Reinaldo
O que acontece se engolir um corpo estranho?
Dependendo das características do corpo estranho, o problema maior é a asfixia grave, que pode levar à morte. Os objetos aspirados sempre devem ser removidos por meio de endoscopia respiratória. Em alguns casos pode ser necessária cirurgia.
A observação durante 12 a 24 horas é indicada, pois a passagem espontânea ocorre com frequência. Objetos ingeridos há mais de 24 horas que permanecem no esôfago têm indicação de remoção imediata, já que, após esse período, complicações como erosão transmural, perfuração e fístulas podem ocorrer.
Quais são os problemas que podem ocorrer se não retirar os corpos estranhos do corpo?
Quais são os riscos da presença de corpos subcutâneos? Mesmo quando não prejudicam os ossos e nervos, os corpos estranhos na pele podem causar complicações. O organismo reage a tais invasões e, quando não consegue eliminar o agente invasor, ocorrem inflamações e pode haver o acúmulo de fungos e bactérias.
Alguns corpos estranhos podem ser removidos por endoscopia. (Ver também Visão geral de corpos estranhos no trato gastrointestinal.) Entre os corpos estranhos que alcançam o estômago, 80 a 90% passam espontaneamente pelo trato gastrointestinal, 10 a 20% exigem intervenção não cirúrgica e ≤ 1% requerem cirurgia.
Os sintomas típicos são dor na garganta ou no peito, um nódulo na garganta ou no peito e dificuldade em engolir. Outros sintomas mais comuns podem ser sangue na saliva, recusa a se alimentar, engasgos, náusea ou vômitos.
Em algumas situações, objetos pequenos e não perfurantes são eliminados naturalmente. Já quando eles ficam alojados no esôfago, são perfurantes, tóxicos, cortantes ou causam obstrução por sua dimensão, pode ser necessária a remoção por meio de endoscopia digestiva alta.
Os sintomas de uma perfuração intestinal podem variar, mas, geralmente, incluem dor abdominal intensa que começa repentinamente e se agrava com o tempo, náusea, vômito, febre e um inchaço visível no abdômen. Esses sintomas podem se desenvolver rapidamente, exigindo cuidados médicos de emergência.
O que fazer quando tem um corpo estranho na garganta?
Um primeiro passo para remover o objeto é tentar induzir a pessoa a tossir. Se isso não funcionar, intervenção médica será necessária, seja por broncoscopia (uma câmera introduzida para examinar as vias respiratórias) ou, como último recurso, por cirurgia. Se houver uma infecção, antibióticos podem ser administrados.
“Pode passar para o nosso sangue e para o nosso sistema linfático e acabar nos nossos órgãos. Estas partículas de plástico são como pequenas bombas-relógio, à espera de se partirem em pedaços pequenos o suficiente para serem absorvidas por animais ou por pessoas e causar consequências danosas”, disse Udson à Reuters.
A maioria dos casos de ingestão de corpo estranho (CE) ocorre entre 6 meses e 6 anos com objetos encontrados no domicílio: moedas, brinquedos, joias, ímãs e baterias. Em 80% dos casos não será necessária intervenção maior, e serão eliminados espontaneamente.
Quando o caso é simples, o médico otorrino removerá o corpo estranho com uma pinça ou lavagem com a aplicação prévia de anestesia para evitar o desconforto do paciente, dependendo do quadro. Se o objeto estiver há muitos anos ali, é provável que haja a necessidade de uma cirurgia para a remoção.
Os corpos estranhos de natureza mineral, óssea e metal são radiopacos e podem ser caracterizados no exame radiográfico, sendo esse então possível de ser realizado. Outro fator que pode ajudar na indicação de qual exame ser realizado é sem dúvida, a clínica do paciente.
O que acontece se a pessoa engolir um pedaço de vidro?
O vidro engolido em geral passa pelos intestinos sem causar dano. As baterias de relógio (em forma de botão) são perigosas, já que contém ácido ou álcali, que pode danificar o epitélio do intestino. Se não há sintomas, dê a seu filho um pouco de água para beber.
RESUMO: Corpo estranho no intestino grosso pode ocorrer devido à ingestão ou introdução do objeto no ânus. Quando in- gerido, o objeto estranho pode passar pelo tubo digestivo e ser eliminado espontaneamente; entretanto, pode impactar no cólon ou reto, com o risco de perfuração da alça intestinal.
O que acontece se eu engolir um pedaço de palito de dente?
Além da perfuração, a ingestão de palito de dente pode causar obstrução ureteral, flebite supurativa, abscesso hepático piogênico, sepse e morte (2). Portanto, as conseqüências da ingestão acidental de um palito de dente podem ser extremamente sérias.