Fazer backup significa copiar seus dados para outro local, mantendo-os em segurança. Esses dados podem ser fotos, vídeos, pastas, músicas, contatos, entre outros. É possível realizar um backup utilizando uma mídia física removível como HD, pen drive ou cartão de memória.
Backup é uma cópia de segurança dos seus dados de um dispositivo de armazenamento (celulares, tablets, computadores) ou sistema (aplicativos, softwares e jogos) para outro ambiente para que eles possam ser restaurados se você perdeu as informações originais, trocou de aparelho, entre outros casos.
Fazer a cópia dos arquivos do celular é essencial para proteger dados importantes contra perda ou dano. Para isso temos duas alternativas, o armazenamento em nuvem e o backup local. O armazenamento em nuvem é conveniente, pois pode ser acessado de qualquer lugar através de uma conexão de internet.
Depois de fazer backup, você pode redefinir o dispositivo limpando todos os dados dele. Saiba como redefinir seu dispositivo para as configurações originais.
Fazer backup significa copiar seus dados para outro local, mantendo-os em segurança. Esses dados podem ser fotos, vídeos, pastas, músicas, contatos, entre outros. É possível realizar um backup utilizando uma mídia física removível como HD, pen drive ou cartão de memória.
A importância do Backup está na proteção contra o risco de perda de dados e informações. Essa importância aumenta proporcionalmente em relação ao valor das informações a serem protegidas.
Dessa forma, se algo acontecer com os arquivos originais, como corrupção de dados, falhas de hardware e até exclusões acidentais, é possível restaurar os backups e recuperar as informações perdidas facilmente.
Uma forma segura para proteger as informações é conhecida como “estratégia de backup 3-2-1”, ou seja, manter três cópias dos dados: Duas no local de uso e armazenadas em diferentes mídias, como num personal NAS e um HD externo, e outra cópia fora da residência ou empresa (backup na nuvem ou mídia removível).
Como definição, backup é o ato de copiar arquivos, pastas ou discos inteiros (físicos ou virtuais) de dispositivos eletrônicos para sistemas de armazenamento secundários, buscando a preservação do ambiente em caso de qualquer problema.
O backup do Google One salva informações de maneira automática. Os dados que costumam ser salvos pelo backup do Android são os seguintes: dados de apps, histórico de chamadas, contatos, configurações do aparelho, mensagens SMS, imagens e vídeos.
Além de economizar espaço em dispositivos físicos (como o pendrive ou o seu HD no computador), ela é muito mais segura. Guardar as informações em lugares “reais” facilita a perda das informações retidas, seja por roubo, dano ao hardware e muito mais.
Os backups incluem mensagens e mídias enviadas e recebidas nas comunidades e atualizações compartilhadas nos canais do WhatsApp. As mídias dos canais só serão salvas no backup se você for admin do canal. Em alguns casos, os canais seguidos anteriormente podem não ser incluídos no backup. Saiba mais neste artigo.
O principal objetivo do backup é criar uma cópia dos dados, protegendo-os contra perdas acidentais, como por exemplo falhas de hardware, especialmente falhas de dispositivos de armazenamento.
Fazer backup completo (full) é copiar todos os dados de computadores, servidores ou estações de trabalho para outros dispositivos externos (como um HD, sistema de fita ou storage) numa única operação. O backup full pode inclusive contemplar aplicativos, arquivos de sistema e bibliotecas do sistema operacional.
2. Nuvem: o mais seguro entre os tipos de backup. O armazenamento em nuvem é muito útil e um dos mais usuais do mercado, principalmente por não necessitar de um espaço físico para salvar os dados, como ocorre com as mídias no caso de backup doméstico.
A importância de fazer backup de seus arquivos não pode ser repetida o suficiente: há até um dia dedicado a isso (Dia Mundial do Backup). Sem um bom processo de backup, você está colocando sua organização em risco de perda de dados em caso de acidente ou desastre.
Sem backup de dados, sua empresa também está mais vulnerável a roubo de dados. Isso ocorre quando alguém acessa e usa suas informações confidenciais sem autorização. Isso pode levar a roubo de identidade, fraude financeira e outros problemas de segurança.
Ao ativar o backup, você salva automaticamente fotos e vídeos na sua Conta do Google. Use qualquer dispositivo conectado para acessar essas mídias que só você pode encontrar, a menos que decida compartilhar com outras pessoas. Você só pode fazer backup de fotos e vídeos para uma Conta do Google por vez.
Clique em Fazer backup de arquivos em Fazer backup dos arquivos ou do computador inteiro. Selecione o local onde deseja salvar o backup e clique em Avançar. Selecione o(s) tipo(s) de arquivo(s) e clique em Avançar. Clique em Salvar Configurações e inicie o backup.
Backup é uma cópia de segurança dos nossos dados, que nos previne de perdermos os arquivos acidentalmente, por qualquer motivo contrário a nossa vontade. Ele garante a integridade de todos os dados, por exemplo, banco de dados, arquivos de usuários, de configurações etc.