4 – Os capacetes também têm data de validade e você pode ser multado ao trafegar com o equipamento vencido. Além disso, se um capacete cair no chão, deve ser substituído. Não há data de validade para os capacetes, pois eles não são considerados produtos perecíveis. Se for multado, recorra.
Qualquer impacto significativo pode comprometer a integridade do capacete. Mesmo que os danos não sejam visíveis, a estrutura interna pode ter sido enfraquecida. Portanto, é recomendável substituir o capacete sempre que ele sofrer um impacto forte.
O capacete deve ser substituído após qualquer choque, mesmo que não haja danos visíveis. Cabe informar que a validade do capacete não é exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A título de informação, a validade do capacete não é exigida em nenhum País.
Capacete de ciclismo se degrada com o tempo, então ele deve ser trocado a cada 2 anos OU se sua cabeça bater no chão. Toda vez. Micro fissuras ocorrem na espuma quando ela bate no chão, é por isso que o capacete é tão bom em proteger seu cérebro. É por isso que ele precisa ser trocado imediatamente.
Caso o capacete seja utilizado todos os dias, vai ser preciso trocar antes do que um que é utilizado raramente. Em geral, as fabricantes recomendam a troca do capacete após 3 anos de uso. Mas caso o produto esteja com marcas de desgaste, é melhor fazer a troca imediata.
O que acontece se você ABRIR o CAPACETE no ESPAÇO?
Qual o prazo de validade para capacete?
O capacete é classificado como um bem durável, portanto não tem prazo de validade. Sugerimos que a substituição aconteça a cada 3 anos de uso ou após 5 anos da data de fabricação.
Ao retirar o capacete de um motociclista, vítima de um acidente, é uma ação de alto risco. Ainda mais, em casos em que a pessoa se encontra inconsciente. Parece até simples, apenas tirar o capacete, mas a retirada pode movimentar a cabeça e agravar lesões existentes no pescoço e no crânio.
Além disso, se um capacete cair no chão, deve ser substituído. Não há data de validade para os capacetes, pois eles não são considerados produtos perecíveis. Se for multado, recorra.
Para garantir que o capacete realmente contribua para a segurança do motociclista, o item deve estar devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior. Caso contrário, em uma queda ou em um acidente, ele pode sair e não o proteger adequadamente.
A regra diz que é proibida a aposição de película na viseira do capacete e nos óculos de proteção. Ou seja, não é permitido colocar uma película na viseira e nem nos óculos. Isso sim seria uma infração média, como pilotar sem viseira ou óculos.
A lei estabelece que os motociclistas devem retirar capacete, bem como touca ou qualquer adereço que cubra a face antes de entrar em locais comercias, como bares, restaurantes, supermercados, entre outros, bem como em locais públicos e postos de gasolina.
Ao quebrar ele está absorvendo com bastante eficiência a força do impacto, sem transmiti-la para a cabeça do ciclista. Sendo assim, é recomendável trocar o capacete sempre que haja qualquer impacto, mesmo que não haja dano externamente visível.
Uma dica importante é não mergulhar o capacete na água, pois pode penetrar no interior do objeto, danificando os metais da estrutura. A limpeza deve ser feita pelo menos uma vez na semana.
É importante também que o capacete não pode ficar apertado demais, a ponto de machucar suas bochechas e a testa, o ideal é que você não consiga passar o dedo polegar entre o capacete e sua cabeça.
Além de mantê-lo limpo, é preciso ter alguns cuidados com seu capacete. Evite deixá-lo exposto ao sol por muito tempo, pois a luz solar pode reduzir a vida útil dos componentes. Quando parar em algum lugar, fique atento aonde vai colocar seu capacete.
Com a aprovação, fica proibido carregar objetos no braço e antebraço durante a condução de motocicletas e motonetas. O PL propõe que o descumprimento da determinação seja considerada falta gravíssima.
Viseiras fumê e solar interna podem? Uma dúvida frequente entre motociclistas é sobre as viseiras fumês (escurecidas) ou espelhadas. O Contran permite a utilização delas somente durante o dia. À noite, somente viseiras “de padrão cristal” (transparentes) são legalizadas.
Dessa forma, capacetes de bicicleta ou skate, ou ainda os do tipo “coquinho”, sem o selo do Inmetro não tem aprovação para o uso por motociclistas, além de não protegerem. A única exceção fica para os capacetes com numeração superior a 64 (sessenta e quatro), de acordo com a resolução.
Conforme a norma, é obrigatório, para circular nas vias públicas, o uso de capacete motociclístico pelo condutor e passageiro devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior.
Além disso, o capacete aberto não possui proteção para o vento e a chuva, causando desconforto durante as viagens. Esse detalhe se intensifica ainda mais em dias muito chuvosos, ainda mais considerando que existe a possibilidade de entrar pedras e insetos no capacete.
A jugular é uma tira ou correia ajustável que é acoplada ao capacete de segurança para proporcionar um ajuste seguro e impedir que o capacete se solte ou caia da cabeça em situações de impacto ou movimento brusco.
Quando o motociclista sofreu um acidente e se encontra deitado no chão usando capacete, qual a ação correta?
Sinalizar o local, chamar o resgate e verificar a respiração da vítima. Remover o capacete. Ajudá-lo a erguer-se do chão. Remover o capacete se ele estiver inconsciente.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) informa que conduzir esses veículos sem o uso do capacete, ou até sem os vestuários indicados, é infração gravíssima. Nesses casos, a penalidade é multa de R$ 293,47 e sete pontos são adicionados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.