O que acontece quando o disco da ATM sai do lugar?
O maxilar deslocado acontece quando a articulação da mandíbula, a ATM, sai do lugar, fazendo com que a parte arredondada do osso da mandíbula, o côndilo, se mova, causando sintomas como dor e desconforto, endurecimento da mandíbula, dificuldade para falar e abrir e fechar a boca.
O tratamento é com analgésicos, repouso mandibular, relaxamento muscular, fisioterapia e tratamento com aparelho oral. Se esses métodos falharem, a cirurgia pode ser necessária. O tratamento precoce melhora bastante os resultados.
Em caso de deslocamento da ATM, o paciente deverá procurar o médico, dentista ou pronto-socorro imediatamente para colocar a articulação de volta no lugar.
O deslocamento de disco articular é o incorreto posicionamento dele com as superfícies côndilo/fossa e a eminência articular. Sua etiologia não é totalmente esclarecida, porém, uma das causas mais importantes é a hiperatividade muscular, que ocorre especialmente durante parafunções.
Colocando uma mandíbula deslocada de volta ao seu lugar
Colocam os outros dedos ao redor da parte inferior do maxilar inferior. Pressionam para baixo sobre os dentes de trás e empurram o queixo para cima, até que as articulações da mandíbula retornem para sua posição normal.
Em caso de deslocamento da mandíbula, é importante manter a mandíbula em seu lugar segurando suavemente com a mão ou um pano, que deve ser colocado debaixo do maxilar e sobre a parte superior da cabeça enquanto espera-se pelo atendimento médico.
O deslocamento da cartilagem é chamado hérnia de disco. O tratamento da hérnia de disco deve ser conservador (sem cirurgia) em 90% dos casos. Isso significa que 9 entre 10 pessoas com hérnia de disco não precisarão ser operadas e terão melhora completa dos sintomas.
O que acontece quando o disco da coluna sai do lugar?
Quando nos referimos ao termo “hérnia de disco” queremos dizer que a estrutura responsável por ser um “amortecedor” entre as vértebras, saiu do seu lugar habitual. Esse deslocamento do disco pode comprimir os nervos da coluna e causar dor.
“Podemos considerar duas modalidades de intervenção, a cirurgia fechada e cirurgia aberta da ATM”, diz o médico. A mais comum é através da artroscopia que é um procedimento realizado em âmbito hospitalar, sob anestesia geral. O cirurgião necessita de treinamento prévio, pois, requer uma grande destreza manual.
Quando um caso de disfunção da ATM é grave? Um caso de disfunção da ATM é considerado grave quando os sintomas incluem dor intensa e persistente na mandíbula, face, pescoço ou ombros, que não alivia com analgésicos comuns. Nesses casos, podem ocorrer dores de cabeça incômodas, muitas vezes, comparáveis a enxaquecas.
Os alimentos que têm carga glicêmica elevada, como pão francês, arroz branco e alguns cereais, tendem a piorar as respostas inflamatórias do organismo e, consequentemente, agravar as dores da ATM.
Identificar se a dor de cabeça está relacionada à ATM requer atenção a vários sinais. Dores que se concentram nas áreas das têmporas, mandíbula e ao redor das orelhas, associadas a sintomas como estalos, desconforto ao abrir a boca e dificuldade de movimentação da mandíbula, podem indicar envolvimento da ATM.
O trauma também é reconhecido como um fator etiológico da luxação da ATM. Diferentes fatores etiológicos têm sido sugeridos como prováveis causas das luxações recorrentes, são eles: condições anatómicas, hábitos parafuncionais, laxidez ligamentar e hipermobilidade articular generalizada.
Em que casos a abordagem cirúrgica da ATM é indicada? As principais indicações são as disfunções do disco articular. Quando este disco se desloca e permanece deslocado, ou seja, não volta mais à posição original, acontece o deslocamento de disco sem redução. Nestes casos, geralmente é indicada a cirurgia.
O disco articular é uma das principais estruturas da anatomia da ATM. Ele é formado por uma estrutura fibrocartilaginosa e é bicôncava. Seu objetivo é proteger e possibilitar o contato das superfícies ósseas da articulação durante a movimentação da mandíbula.
Medidas conservadoras, como fisioterapia, exercícios de fortalecimento e medicamentos para dor, são comuns. Em casos mais severos, onde há comprometimento neurológico ou falha no tratamento conservador, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.
Deitar com as costas e a planta dos pés no chão, joelhos flexionados. Fazer o movimento apenas na região lombar, sem tirar o quadril do chão. Ao inspirar, elevar a lombar (mantendo o sacro no chão) e, ao expirar, descer a lombar no chão. Repetir 8 vezes para liberar as tensões pélvicas e lombares.
O deslocamento de disco com redução é caracterizado por uma relação anormal oumau alinhamento do disco articular e do côndilo, que vai levar a um travamento da mandíbula. Neste processo pode ocorrer o clickarticular ou estalo, durante a abertura da boca, mostrando que o disco foi reduzido.
Com o disco fora do lugar, nervos e vasos sanguíneos podem ser pressionados, causando sintomas como dor na coluna; dor nos braços e nas pernas; formigamento e cãibras nos braços e pernas; e fraqueza. O tratamento pode ser conservador (com medicamentos e fisioterapia), ou cirúrgico (para a retirada da hérnia).
Pressione Win + X e escolha a opção Gerenciamento de Disco. b. Na janela do Gerenciamento de Disco você verá uma lista de todos os discos rígidos conectados ao computador, Escolha a unidade que não está alocada e está como desconhecida, Clique com o botão direito nela e selecione a opção para Inicializar Disco.
O principal sintoma é a dor na ATM, que pode ser aguda ou crônica. Entretanto, a dor pode aparecer tardiamente, sendo importante ficar atento a outros sinais difusos, como dores de cabeça e ouvido, sensação de desencaixe ao abrir e fechar a boca, flacidez dos músculos da mandíbula, entre outros.
O tratamento para a disfunção têmporo-mandibular, também conhecida como dor na ATM, é feito com base na sua causa, e inclui uso de placas de mordida para aliviar a pressão na articulação, técnicas de relaxamento dos músculos faciais, fisioterapia ou, em casos mais graves, realização de cirurgia.
Qual profissional procurar? Ao perceber alguns dos sintomas supracitados, o cirurgião Buco Maxilo Facial deve ser acionado. Ele realizará o correto diagnóstico para detectar a disfunção por meio de exames clínicos e imaginológicos específicos, entre outros.