O que acontece quando o organismo rejeita os pontos?
O que acontece se a linha dos pontos internos ficarem no organismo por anos? Depende do tipo de fio que foi utilizado. Alguns são reabsorvíveis e desaparecerão, outros como algodão e linho pode causar rejeições e granulomas de corpo estranho e existem o que não são absorvíveis mas não causam alterações inflamatórias.
Pode acontecer no caso de suturas feitas com fios não-absorvíveis nas camadas internas da pele. Neste caso, o organismo cria uma cápsula endurecida (granuloma) em volta do ponto e a empurra até a superfície da pele para expeli-la. Esse processo causa uma ferida e pode ser dolorido.
Deiscência é a abertura espontânea dos pontos cirúrgicos ou da cicatriz ao longo de sua linha de incisão cirúrgica. Pode acontecer por diversos motivos, mas o mais comum deles é não respeitar as orientações pós-operatórias passadas pelo médico.
Sao absorvidos de 1 a 2 meses. Depende do que você chama de pontos internos. algumas sutura interna são realizadas com fio absorvível e outras com fios não absorvível , se os pontos não aparecerem na pele externa ( não são vistos ) , não há o que se preocupar .
Manter os pontos limpos e secos é uma medida efetiva para evitar infecção. Lave a ferida delicadamente com água e sabão ou, se não for tomar banho, use soro fisiológico, sabão e uma gaze para fazer a limpeza. Depois de limpa, seque bem a região - com cuidado -, pois umidade dificulta a cicatrização.
O que acontece se ficar um pedaço de ponto na pele?
Isso é extremamente perigoso, pois esses objetos podem levar bactérias para a pele e causar uma infecção. Para tratar essa infecção, será necessário acompanhamento médico, antibióticos e cuidados extras. Portanto, procure o seu médico cirurgião o mais rápido possível após descobrir os pontos expulsos.
Manter os pontos além do período indicado para retirada pode desfavorecer o processo de cicatrização local, causar infecções e deixar cicatrizes. Mas existem os pontos que são absorvidos pelo próprio corpo e que não necessitam de remoção nos serviços de saúde.
Se os pontos são absorvíveis, então não é preciso retira-los, já que o próprio organismo acaba os absorvendo com o tempo. Mas para os convencionais, o tempo de retirada pode variar, em média, entre 7 a 14 dias, ou até mais.
Pontos internos são os que ficam inteiramente nas camadas internas da pele (gordura, derme, músculo, etc). Geralmente são realizados com fios de sutura absorvíveis, que duram de 1 a 6 meses. Não há necessidade de removê-los. São pontos fundamentais pois é neles que a tensão deve ser colocada (“amarrados com força”).
A abertura dos pontos (deiscência) é uma complicação grave e que aumenta o risco de infecção, dificultando a cicatrização. É considerada uma emergência cirúrgica e, portanto, necessita de acompanhamento e tratamento adequado.
O seu cirurgião plástico lhe informará a data mais indicada para o seu caso, porém em média, os pontos costumam ser retirados dentro de 7 – 10 dias após a cirurgia.
Alguns exemplos comuns de cores para fios de sutura absorvíveis são violeta, verde, marrom, incolor ou até mesmo um tom natural do material usado. Essas cores ajudam na identificação e na distinção dos tipos de fios utilizados durante a cirurgia.
O seu organismo irá absorver os pontos e eles irão desaparecer. Caso tenha sido utilizado pontos inabsorvíveis e alguns pontos não forem retirados, fique tranquila. A presença deles não provocará nenhuma infecção.
O exame de fezes que mede diretamente a quantidade de gordura nas fezes coletadas ao longo de três dias é o mais confiável para o diagnóstico de má absorção de gordura, que está presente em quase todos os distúrbios de má absorção.
Os pontos cirúrgicos feitos em fios absorvíveis são decompostos sem nenhum tipo de risco ao paciente, enquanto os de fio não absorvível precisam ser retirados de forma mecânica.
O que acontece se ficar um ponto dentro da cirurgia?
Depende do tipo de fio que foi utilizado. Alguns são reabsorvíveis e desaparecerão, outros como algodão e linho pode causar rejeições e granulomas de corpo estranho e existem o que não são absorvíveis mas não causam alterações inflamatórias.
Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.
Com o tempo de maturação da cicatriz, esse endurecimento vai se desfazendo. Períodos mais tardios apresentam retração de pele (discreto “repuxamento” da pele), associado a prurido (coceira), fisgadas e pontadas. Todos esses sintomas são sinais de cicatrização normal.
Existem fios não-absorvíveis e absorvíveis pelo organismo, aqueles que se decompõe sem apresentar riscos à saúde. São os famosos “pontos que caem sozinhos”. Na realidade, nesses casos, os fios são absorvidos pelo organismo e não precisam ser removidos mecanicamente pelo médico.
Granuloma de corpo estranho é o resultado da reação a um material inerte que entra no corpo humano, geralmente através da pele. Existem materiais inertes que podem causar essa reação, como pequenas farpas de madeira, fibras de metais e fios de sutura usados em cirurgias.
De modo geral, os pontos podem ser retirados entre 7 ou 14 dias após a cirurgia. Porém, a depender do caso e da saúde do paciente a cicatrização pode demorar até 21 dias, de acordo com a sua coagulação sanguínea.
O ponto de nylon pode sair sozinho, mas demora um tempo. Converse com seu médico. Pode haver um motivo para o ponto ainda estar aí. O ponto bem ajustado não costuma dar sintomas.