O que acontece quando o STF declara uma lei inconstitucional?

Ao declarar a inconstitucionalidade de um ato, deve o STF fazer a modulação de sua decisão, considerando, em primeiro lu- gar, que a própria Constituição determina como limite o direito adquirido, o ato jurídi- co perfeito e a coisa julgada, conforme art. 5o, XXXIV, da CF/88.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www2.senado.leg.br

Quais são os efeitos da decisão que declara a inconstitucionalidade?

Assim, quando o pedido é procedente, ou seja, a lei é declarada inconstitucional, esta decisão tem o poder de retirar a força vinculante do preceito, declarando nulo o comando que dele emanava.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mprj.mp.br

O que acontece se uma lei depois de promulgada é considerada inconstitucional?

Formal: Fere regras ou procedimento previsto na Constituição para elaboração de uma norma. Material: Fere o conteúdo, princípios, direitos e garantias assegurados pela Constituição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quais são os efeitos da ação declaratória de inconstitucionalidade?

Efeitos da ADI

Tem efeito vinculante: órgãos do Poder Judiciário, Administração e Poder Executivo em atuação oficial são obrigados a cumprir a decisão e a agir de acordo com o que ela determinou. Diz-se que não se vincula o Legislativo, que pode criar novas propostas de normas sobre o mesmo tema; Art. 102, §2º e art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Quem suspende lei declarada inconstitucional?

52, "X", da CF/88, o Senado Federal é obrigado a suspender a norma declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trf1.jus.br

SE O STF DECLARA UMA LEI INCONSTITUCIONAL, PODE SER PROPOSTA UMA NOVA COM MESMO TEOR ??

O que acontece quando uma lei é declarada inconstitucional?

Quando uma norma ou ato for declara- do inconstitucional, as situações juridica- mente consumadas estarão protegidas pelo direito por ser ato jurídico perfeito; mas, naquelas hipóteses em que os efeitos mate- riais não se produzirem ainda antes do evento da lei nova ou da retirada do orde- namento jurídico da norma ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www2.senado.leg.br

Quem julga uma lei inconstitucional?

No STJ o órgão competente para julgar o incidente de inconstitucionalidade é a Corte Especial, segundo expressa determinação da CF 97.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Para qual finalidade a ação direta de inconstitucionalidade?

Ação que tem por objeto principal a declaração de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo. É proposta perante o Supremo Tribunal Federal quando se tratar de inconstitucionalidade de norma ou ato normativo federal ou estadual perante a Constituição Federal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnmp.mp.br

Qual o prazo para julgar uma ADI?

Concedida a medida cautelar, o Supremo Tribunal Federal fará publicar em seção especial do Diário Oficial da União a parte dispositiva da decisão, no prazo de dez dias, devendo o Tribunal proceder ao julgamento da ação no prazo de cento e oitenta dias, sob pena de perda de sua eficácia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Qual o efeito do incidente de arguição de inconstitucionalidade?

argüição de inconstitucionalidade não somente se declara a inconstitucionalidade, mas também se constitui uma nova situação para a norma, até mesmo lhe extraindo efeitos, situação que está além da declaração e que alcança o caráter de constitutividade, que é o de alteração dos efeitos jurídicos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjrj.jus.br

Quem controla o Supremo Tribunal Federal?

Quem o preside é o presidente do STF. Ele acabou não sendo um órgão de controle externo, da sociedade sobre o poder. A maioria de seus conselheiros é de magistrados, e assim ele se tornou um conselho corporativo".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

É possível anular uma lei?

É possível, também, “derrubar” uma lei dentro de um processo subjetivo, quando a pretensão levada ao Poder Judiciário envolver, de modo prejudicial ao mérito, o exame da compatibilidade vertical de determinada lei ou ato normativo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando o STF pode legislar?

O Supremo Tribunal Federal (STF) não pode agir como legislador e sua missão se restringe a interpretar leis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oabmacae.org.br

Quais são os requisitos de se declarar inconstitucionalidade?

O vício da inconstitucionalidade é congênito à lei e há de ser apurado em face da Constituição vigente ao tempo de sua elaboração. Lei anterior não pode ser inconstitucional em relação à Constituição superveniente; nem o legislador poderia infringir Constituição futura.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Quando uma ADI passa a valer?

Da votação à aplicação de uma ADI

A análise dá origem a um relatório, que é enviado aos outros ministros. Passa-se então à votação, desde que haja pelo menos oito membros da corte presentes. A opção mais votada (declarar ou não a inconstitucionalidade da lei ou norma) torna-se a decisão final.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em politize.com.br

É possível anular uma sentença transitada em julgado?

Sentença transitada em julgado é aquela do qual não cabe mais recurso. Contudo, se, após o trânsito em julgado, surgirem novos fatos, documentos ou provas, capazes de torna-la anulável, a mesma poderá ser desconstituída, através da Ação Rescisória, subtraindo-lhe todos os efeitos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em france.adv.br

Quando o STF apreciar a inconstitucionalidade?

§ 3º Quando o Supremo Tribunal Federal apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citará, previamente, o Advogado-Geral da União, que defenderá o ato ou texto impugnado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em constituicao.stf.jus.br

Quem julga ADI no STF?

Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente de acordo com o art. 102, I, “p” da Constituição Federal de 1988, o pedido de cautelar nas ações direta de inconstitucionalidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em normaslegais.com.br

Quanto tempo o STF leva para julgar um tema?

Ao analisar 100% dos processos, verifica-se que o tempo de tramitação é de aproximadamente 8 meses (ver tabela). No julgamento desses recursos, os ministros do STF proveram 2,76% e negaram provimento em 97,24%, dos casos, confirmando as decisões das instâncias de origem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Quais são os efeitos da declaração de inconstitucionalidade?

A declaração de inconstitucionalidade de lei, nesse sistema, tem seus efeitos operando para o passado, de forma a alcançar todos os atos com base nela praticados. Todo ato - público ou privado - que se tenha fundado na lei declarada inconstitucional (e, portanto, nula e ineficaz) está destituído de fun- àamento legal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.fgv.br

Quais são os efeitos de uma decisão em ação direta de inconstitucionalidade ADI )?

A decisão que declara a inconstitucionalidade de uma lei tem eficácia genérica, válida contra todos e obrigatória. A lei também diz que se gera o efeito vinculante em relação aos órgãos do Poder Judiciário e à Administração Pública federal, estadual e municipal, que não podem contrariar a decisão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em normaslegais.com.br

Quem pode arguir inconstitucionalidade?

Pode ser proposta pelo presidente da República, pelos presidentes do Senado, da Câmara ou de assembleia legislativa, pela Ordem dos Advogados do Brasil, pelo procurador-geral da República, por partido político e por entidade sindical de âmbito nacional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Para que serve a ação direta de inconstitucionalidade?

A ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) é o principal e mais utilizado instrumento de controle concentrado de constitucionalidade, o qual é utilizado para solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) que algum ato normativo, como leis, ou parte dele, federal ou estadual, seja declarado inconstitucional , por ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em estrategiaconcursos.com.br

Quem pode propor ação direta de inconstitucionalidade perante o STF?

Podem propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade: I - o Presidente da República; II - a Mesa do Senado Federal; III - a Mesa da Câmara dos Deputados; VI - o Procurador-Geral da República; VII - o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; VIII - partido político ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br