O primeiro passo, ao enfrentar esse tipo de situação, é contatar imediatamente a polícia pelo número 190. Logo após, notifique a locadora sobre o ocorrido. Muitas vezes, a empresa pode orientar sobre as medidas a serem tomadas em seguida. Em seguida, é indispensável registrar o B.O. (Boletim de Ocorrência).
Normalmente, as locadoras oferecem, junto com o aluguel do carro, a contratação de um seguro contra roubo, furto e acidentes. Este seguro vai cobrir o valor do automóvel em uma eventual perda por roubo, furto ou acidente, ou apenas os prejuízos decorrentes, bastando o locatário arcar com a franquia do serviço.
O locatário é responsável por dirigir o veículo com cuidado e observar todas as leis de trânsito e regulamentos. Qualquer negligência ou infração cometida pelo locatário pode resultar em responsabilidade por danos causados.
Se a culpa for de outro motorista, o seguro dele cobrirá os danos. Por exemplo, se você colidir o carro alugado em um poste, pagará a franquia ou o custo total do reparo, caso não tenha seguro. Da mesma forma, se outro veículo colidir com o seu carro alugado, o seguro do outro motorista cobrirá os reparos.
Se o sinistro for cometido por um motorista não autorizado, não há cobertura, e o condutor precisa arcar com os custos. Contudo, se você seguir as regras e o seguro puder ser acionado sem problemas, é preciso, por vezes, pagar a franquia.
🚓🚓 TIVE O CARRO ROUBADO DE LOCADORA E OLHA O QUE ELES QUEREM QUE EU PAGUE, ISSO É OUTRO ROUBO 🚔🚔
O que o seguro do carro alugado cobre?
Essa proteção te deixa seguro com relação a danos aos vidros laterais, para-brisas, vidro traseiro, retrovisores, faróis, lanternas e/ou pneus do veículo. Assim, você tem isenção de custo pré-fixado de limite de danos para esses itens e não paga nada em caso de avarias.
Devo pagar a franquia quando meu veículo é localizado com danos após roubo/furto? Sim, a franquia não é cobrada somente nos sinistros de indenização integral. Essa informação foi útil para você?
Quem é responsável pelo dano causado por veículo locado?
O atropelamento aconteceu em agosto de 2020. O Desembargador relator avaliou que, conforme a Súmula 492 do STF, a empresa locadora de veículos responde com o locatário, pelos danos por este causados a terceiro, no uso do carro locado.
Na maioria dos casos, o locatário é responsável por danos que venham a ocorrer durante o período da locação. Isso porque, ao alugar o carro, o locatário assume as obrigações estabelecidas no contrato, entre elas a manutenção da integridade do veículo.
Se o carro da empresa foi batido em um acidente, é de responsabilidade da empresa o conserto. Ela deve arcar com os custos do reparo do veículo danificado. No entanto, se o acidente foi causado por negligência do condutor, a empresa pode cobrar os custos do reparo dele.
O que acontece se outra pessoa estiver dirigindo o carro alugado?
Por esse motivo, as locadoras oferecem a opção de condutor adicional. Com esse serviço, outra pessoa pode compartilhar a direção do veículo junto com o locatário, mediante o pagamento de uma taxa definida pela locadora.
Em contrato com a Localiza Rent a Car não consta o valor de tal franquia em caso de acidentes, mas somente o valor de R$ 100,00 com desconto de 100% da franquia, sendo que a cobertura do sinistro é garantida pela “Seguradora Mapfre” que consta do contrato.
Bater um carro alugado pode ser uma situação complicada, mas seguir os passos corretos pode ajudar a minimizar os problemas. Garanta a segurança, comunique o acidente às autoridades e à locadora, documente tudo, verifique a cobertura do seguro e siga as instruções da locadora para retornar o veículo.
Em se tratando de perda total do veículo, o habitual é que a locadora encerre o contrato de locação, devendo pleitear o recebimento dos lucros cessantes junto ao cliente, conforme cláusula contratual.
Se o motorista que alugou o veículo for causador do acidente, ele precisará acionar o seguro da locadora, seja pela Movida aluguel de carros, Unidas aluguel de carros ou outra empresa de locação de veículo. Com isso, seu carro será reparado por uma oficina.
Como funciona a franquia de km em Meoo? A quilometragem do carro por assinatura com Localiza Meoo funciona similarmente a uma locação de carros. Diferenciando que na assinatura, você opta por um pacote de quilometragem que mais atende a sua necessidade mensal de deslocamento. Isso mesmo!
O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que as locadoras de veículos são igualmente responsáveis pelos danos que o motorista que alugou o carro causar: “A empresa locadora de veículos responde, civil e solidariamente com o locatário, pelos danos por este causados a terceiro, no uso do carro locado.” Súmula 492/STF.
É obrigatório o contrato de locação de veículos conter cláusula de garantia, exigindo pagamento de fiança, caução ou seguro de fiança locatícia. Esses são mecanismos que dão maior segurança ao locador para o recebimento do aluguel. E você poderá ter seu contrato vinculado à obrigatoriedade de uma das garantias.
1.15 Proteção Localiza – Carro Casco: Proteção contratada pelo CLIENTE, para os casos de avaria, furto/roubo e incêndio do carro alugado, pela qual a Localiza renúncia, exclusivamente, ao direito de ser indenizada pelo CLIENTE pelos custos para reparo ou reposição do carro, no limite da proteção contratada.
Nesses casos, o importante é lembrar: Colisão do veículo estando sozinho: Vá até a locadora para análise, negociação e pagamento da cobertura (caso contratada). A devolução do veículo poderá ser rápida e logo sairá com outro carro para continuar rodando com a sua reserva.
Quando o carro é roubado, tenho que continuar pagando o seguro.?
Meu veículo foi roubado, não preciso mais pagar prestação? Infelizmente sim. Mesmo que você seja uma vítima, o contrato de financiamento ainda está válido, por isso, é necessário continuar pagando por ele.
Uma norma de 2004 da Superintendência de Seguros Privados (Susep) já prevê o prazo máximo de 30 dias para pagamento da indenização. Esse texto permite às seguradoras, no caso de dúvida fundada, pedirem documentação complementar e, assim, o prazo é suspenso.