O que acontece quando uma pessoa se consagra a Nossa Senhora?
A consagração plena a Nossa Senhora, diz ele, nos põe inteiramente ao serviço de Deus e constitui um meio admirável de sermos fiéis e perseverantes na virtude. Com efeito, todos os que temos a graça de crer desejamos ser de Jesus Cristo.
A consagração é um ato de entrega total de tudo que somos e tudo que temos, e até daquilo que possamos vir a possuir. 🌹 Fazemos essa entrega completa a Jesus por meio de Maria, contando com a sua intercessão e orientação.
O ato de consagrar-se a Nossa Senhora é uma forma de confiar a Ela : o corpo, a alma, os bens, as ações, enfim, de confiar a própria vida à proteção, à direção, ao cuidado e intercessão de Nossa Senhora. Não existe nem nunca existiu qualquer intenção de substituir Nosso Senhor Jesus Cristo pela Virgem Maria.
A finalidade da vida consagrada é a "configuração com o Senhor Jesus e com a sua oblação total",[xi] de quem cada pessoa consagrada é chamada a assumir "os seus sentimentos e forma de vida",[xii],o modo de pensar e de agir, de ser e de amar.
1 Ato, efeito ou ritual de consagrar(-se) ou tornar sagrado; sagração. 2 Entrega ou dedicação a Deus, ou a quaisquer outras divindades (pão, vinho, serviço, vida etc.); dedicação, devotamento, sagração.
Terço da Cura - Orando 24 horas - Pela cura do corpo e da alma
O que acontece durante a consagração?
A “consagração” na Missa faz referência ao momento central em que o pão e o vinho, pelas palavras de Cristo pronunciadas pelo sacerdote e pela invocação do Espírito Santo, se tornam o corpo e o sangue do mesmo Cristo.
A consagração nos leva além da obrigação; nos move do limite da obrigação para a espontaneidade; nos tira do lugar da obediência para um lugar de sacrifício, oferecendo a Deus algo que nos custa. Saímos do conforto, do mediano, do comum para uma “anormalidade” espiritual.
O que uma pessoa consagrada à Nossa Senhora não pode fazer?
As pessoas consagradas que são chamadas a uma particular perfeição de vida podem renunciar até mesmo o uso moderado de bebidas alcoólicas, apesar de moralmente aceitável, como forma de penitência, sacrifício, mortificação.
Na Igreja católica a vida consagrada é a forma de vida dos “consagrados”, isto é, das pessoas que dedicam toda a sua vida a Deus e ao serviço da Igreja e da humanidade. Trata-se, portanto, dos frades, freiras, monges, eremitas, consagrados de vário tipo, em tantas formas e géneros diversos.
A consagração pode ser feita por padres e religiosos. Entretanto, a consagração não está ligada a um voto de celibato ou de castidade. Sendo assim, a pessoa solteira que se consagra pode mudar de estado de vida, ou seja, pode casar-se ou tornar-se religioso ou padre.
O que um consagrado a Nossa Senhora tem que fazer?
Rezar a Ave-Maria e o Santo Rosário. Rezar o Magnificat. Ter particular interesse pelo mistério da Encarnação, celebrado em 25 de março. Reforçar o desprezo às coisas do mundo por meio de exercícios constantes (o Santo sugere os da primeira parte da preparação)
O que muda na vida de um consagrado a Nossa Senhora?
Depois de nos consagrar a Virgem Maria, mesmo depois da preparação que fazemos antes, podemos ficar em dúvida de como viver a nossa consagração. Na prática, o que muda depois que nos consagramos é que confiamos tudo a Jesus Cristo pelas mãos maternas da Virgem Maria.
A vida consagrada torna seus membros testemunhas de Cristo no mundo, sobretudo pela prática da caridade, da solidariedade com os pobres e excluídos e pela missionariedade. “Há que afirmar que a missionariedade está inscrita no coração mesmo de toda forma de vida consagrada”, afirma o Papa (VC, 25).
O que acontece depois de se consagrar a Nossa Senhora?
A consagração plena a Nossa Senhora, diz ele, nos põe inteiramente ao serviço de Deus e constitui um meio admirável de sermos fiéis e perseverantes na virtude. Com efeito, todos os que temos a graça de crer desejamos ser de Jesus Cristo.
Há pessoas que insistem na obrigação das mulheres consagradas usarem o véu para participar de momentos de oração e da Liturgia. Outras, dizem que as consagradas devem usar saia ou vestido, colocando o movimento de modéstia feminina como regra.
O que significa uma pessoa ser consagrada à Nossa Senhora?
Consagrar-se a Maria é lhe dar plenos poderes sob nossa vida espiritual, física, psíquica, material, enfim tudo! É se colocar sob seus cuidados, como Jesus se colocou.
'A Vida consagrada é chamada a ser sinal da possibilidade de relações humanas acolhedoras, transparentes e sinceras (…) a vida consagrada, nas suas múltiplas formas de fraternidade, é plasmada pelo Espírito Santo, porque 'onde está a comunidade, aí está o Espírito de Deus, e onde está o Espírito de Deus, aí está a ...
As principais práticas após a consagração incluem: 1) Recitar a Coroinha da Santíssima Virgem e usar pequenas cadeias de ferro. 2) Desenvolver uma devoção especial ao mistério da Encarnação e recitar o Magnificat e orações de Santo Agostinho. 3) Ter práticas interiores como fazer todas as ações por, com e para Maria.
O que significa consagrar uma pessoa a Nossa Senhora?
A consagração a Nossa Senhora consiste em se consagrar a Jesus através de Maria. Através da consagração a Nossa Senhora, conhecemos Jesus mais plenamente através do amor de Maria por Ele e pelo mundo inteiro. Corramos para Maria e, como seus filhinhos, nos lancemos nos seus braços com uma confiança perfeita.
A “consagração” na Missa refere-se ao momento central em que o pão e o vinho, pelas palavras de Cristo proferidas pelo sacerdote e pela invocação do Espírito Santo, tornam-se Corpo e Sangue de Cristo.
O que é a consagração à Nossa Senhora pelo Método de São Luís de Montfort? É um ato de entrega total de si mesmo(a) a Maria, como meio para se consagrar a Jesus Cristo. Entregar-se inteiramente à Maria e, por Ela, a Jesus, e em procurar fazer todas as ações com Maria, em Maria, por Maria e, para Maria.
O princípio da consagração é: “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31). Esse versículo é o eco do provérbio de hoje no Novo Testamento.