Isso porque a água da chuva pode penetrar em partes sensíveis da moto, como o motor, a caixa de marchas e o sistema elétrico, causando corrosão e mau funcionamento. Além disso, a água pode se acumular nos freios e torná-los menos eficazes, comprometendo a segurança durante a pilotagem.
O melhor mesmo é se proteger da chuva e esperar a água baixar. Se a água estiver acima do eixo da roda, existe o risco de a moto afogar e morrer. Se isso acontecer, a água pode entrar no bocal do filtro de ar ou na saída de escapamento e os danos – e o prejuízo – podem ser grandes.
Nunca tive nenhum problema específico com a chuva. Quero dizer, você pode andar de moto na chuva - até mesmo em velocidades de rodovia e além - sem muito risco de danificar a parte elétrica, então deixá-la na rua não é um grande problema.
Além do risco ao motor e escapamento, os scooters usam câmbio do tipo automático – conhecido como CVT. Se o componente ficar abaixo da linha da água a caixa de engrenagem será afetada assim como o óleo será contaminado com lama.
Nunca ande de moto na chuva com essas coisas ruins! evite acidentes
O que acontece se molhar uma moto?
Isso porque a água da chuva pode penetrar em partes sensíveis da moto, como o motor, a caixa de marchas e o sistema elétrico, causando corrosão e mau funcionamento. Além disso, a água pode se acumular nos freios e torná-los menos eficazes, comprometendo a segurança durante a pilotagem.
Sim, é verdade que lavar a moto com o motor quente pode representar riscos de danos, especialmente ao bloco metálico. Quando você lava a moto enquanto o motor está quente, há uma brusca mudança de temperatura na superfície do bloco do motor. Isso pode causar o que é conhecido como choque térmico.
Para evitar isso, é aconselhável deixá-la um pouco aberta para que o ar possa circular. Se não for possível, use uma cobertura nasal. Para os precavidos, as dicas são: lave a viseira com detergente para repelir a água e use um spray antiembaçante.
Suavidade nos movimentos. Para pilotar na chuva, além de saber como frear a moto na chuva, é indicado manter uma troca de roupa sempre pronta, pois prevenir nunca é demais. Em dias de chuva, outra dica relevante é: faça movimentos suaves. Ajustes do acelerador, a frenagem e as curvas devem ser realizados suavemente.
6 – Secar a moto é fundamental, principalmente as partes elétricas. A secagem ainda ajuda, pois para passar o pano com cera a moto deve estar completamente seca.
10 – Parte elétrica/eletrônica: água e eletricidade não combinam, desse modo evite ao máximo jogar água diretamente nos interruptores dos punhos do guidão, chicote elétrico, plugues e principalmente no corpo do acelerador do sistema PGM-FI injeção eletrônica.
Andar de moto na chuva pode ser extremamente perigoso. Portanto redobre a atenção, pois as possibilidades de um acidente aumentam e a dificuldade de pilotar a moto é completamente diferente. Em rodovias esse cenário se torna pior ainda.
Se exposto costumeiramente a sol e chuva, o tecido pode rachar e, posteriormente, rasgar, condenando a espuma a apodrecer por infiltração de água. Evite esse tipo de ocorrência estacionando sua moto em áreas de sombra, ou deixando o banco sempre coberto com pano ou papelão.
Primeiro de tudo, saiba que moto não é carro. O jato de água não faz mal ao carro porque ele tem a carroceria que cobre o motor, freios, cabos, componentes elétricos e eletrônicos etc. Na moto, devemos proteger algumas partes - por exemplo, bote um tampão no escapamento para evitar a entrada de água.
Com chuva, procure pilotar de forma bem “burocrática”, ou seja, ande somente na frente e na traseira dos carros, pois dessa forma você se tornará mais visível. Lembre-se que os motoristas, por causa da cortina de água da chuva e dos vidros embaçados, também estarão com dificuldades de visão.
Se o seu carro tiver freios ABS (antitravamento), mantenha o pé firme no pedal do freio até parar completamente. Se não tiver, bombeie o pedal do freio levemente para evitar o travamento das rodas.
Evite manobras bruscas e também acelerar ou frear repentinamente, pois isso aumenta o risco de derrapagem. Faça as curvas de forma suave e gradual, evitando inclinar a moto em excesso.
Por isso, ao pegar a moto com chuva, não se esqueça de estar com a vestimenta em dia, com equipamentos de proteção adequados, como jaqueta e calças impermeáveis, luvas, capacetes e botas que ofereçam aderência e proteção contra a água.
Os profissionais da moto usam dois tipos de capa de chuva para motociclista: PVC e nylon. Estas versões podem estar presentes na forma de capa, ou, no conjunto de calça e jaqueta. Elas são populares pelos preços baixos, embora não ofereçam proteção 100% garantida.
A capa de chuva é a melhor maneira de se proteger da chuva na moto. Feita de material impermeável (geralmente nylon ou PVC), essa vestimenta garante mais conforto e segurança durante as viagens.
Quanto tempo dura uma capa de chuva de moto? O tempo médio de duração de uma capa de chuva é de 5 anos. Contudo, um modelo barato pode durar menos de um ano, e um bom modelo pode durar 10 anos. Tudo depende da qualidade e investimento no acessório.
A proteção deve começar com a roupa de baixo ao pilotar a moto no frio. Escolha uma calça grossa, feita com um tecido impermeável. Uma boa opção é investir em calças de couro com espessura grossa. A dica é usar por baixo um agasalho ou pijama para fazer com que a friagem não chegue à pele.
É muito importante que não tenham contato algum com os componentes usados na lavagem, como água e sabão. Alguns exemplos de componentes sensíveis são: bobina de ignição, velas de ignição, bateria automotiva e seus terminais, entre outros.
No entanto, quando entra água no motor, o líquido penetra na câmara de combustão. Logo, pode gerar, não apenas apagamento do motor, mas também danos sérios nos pistões, blocos, bielas e virabrequim.
Entrada de água no motor é um problema que precisa de muita atenção. Isto porque a entrada de líquido na câmara de combustão, pode gerar desde “apagamento” do motor, até danos sérios nos pistões, blocos, bielas e virabrequim.