Ao bloquear o chip de um celular roubado, você impede que sua linha seja utilizada por terceiros e evita golpes. Após o procedimento, seu número fica impossibilitado de fazer ou receber ligações, trocar mensagens ou acessar internet móvel.
Após o bloqueio passa a contar um prazo de mais 60 dias até que o número seja cancelado. Por fim, após o cancelamento, há ainda um período de mais 6 meses para que o usuário solicite a reativação da linha. Para isso, é preciso ir até uma loja da operadora para solicitar o resgate e obter um novo chip.
Sim. Ao consumidor é reservado o direito de solicitar a suspensão temporária do serviço, pelo prazo de 30 (trinta) a 120 (cento e vinte) dias, uma vez ao ano, não podendo ser emitidas faturas. A OPERADORA PODE CORTAR MINHA LINHA POR FALTA DE PAGAMENTO. ISSO É LEGAL?
Operadora de celular pode cancelar a linha pré-paga?
O que acontece quando a operadora bloqueia o celular?
O que fazer após bloquear o celular roubado pelo IMEI
O bloqueio do IMEI impede o uso do celular para ligação e para acessar a internet pelo plano da operadora. Porém, os criminosos ainda poderão acessar os aplicativos, fotos e informações pessoais do telefone pelo wi-fi.
O que acontece com o WhatsApp quando a linha é cancelada?
Em outras palavras, se você perder sua linha por mais de sete dias (por cancelamento e transferência a outra pessoa, por exemplo), a senha de acesso ao WhatsApp será dispensada e o novo dono do seu número poderá ativar a mesma conta que antes era sua – incluindo com acesso aos mesmos grupos.
Bloqueio pode ser temporario para validação de documentos ou por segurança. Cancelamento normalmente ocorre por violação de alguma regra, ou caso os documentos solicitados no bloqueio não seja enviado, ou ate mesmo por desinteresse comercial.
O que acontece se eu colocar crédito no chip bloqueado?
Se ele foi bloqueado por falta de recarga no prazo estipulado pela operadora, você consegue colocar créditos normalmente para desbloquear chip e continuar usando os serviços no seu smartphone. O ideal é fazer a recarga para evitar o bloqueio ou desativação do chip e, consequentemente, a perda do seu número de telefone.
O bloqueio de operadora é uma prática comum no setor de telecomunicações, que consiste na restrição do acesso de um dispositivo móvel a uma determinada rede de telefonia.
Um IMEI bloqueado geralmente ocorre quando um celular é relatado como perdido ou roubado, e a operadora o registra como bloqueado para impedir seu uso em sua rede. Nesse caso, mesmo que o chip seja reconhecido pelo celular, ele não será capaz de se conectar à rede e você não terá sinal.
Caso chegue a esse ponto, a operadora é obrigada a encaminhar, em até sete dias, um comprovante da rescisão contratual ao cliente. Isso encerra o vínculo entre cliente. operador e o chip pode ser desativado, assim como o número vinculado a ele.
Porque meu celular diz que não está registrado na rede?
Essa mensagem indica que o dispositivo não foi capaz de estabelecer uma conexão válida com a rede, seja devido a problemas técnicos, configurações incorretas ou falhas na infraestrutura de rede.
A questão é que, com o chip bloqueado, não é possível ativar a conta do WhatsApp em nenhum smartphone, visto que uma das etapas de autenticação da conta é efetuada obrigatoriamente por autenticação em dois fatores com mensagem de texto (SMS) ou ligações telefônicas.
Quando você bloqueia o chip do aparelho, impede que outra pessoa consiga confirmar seu número de telefone novamente, já que é preciso utilizar o serviço SMS ou ligação telefônica para validar uma conta. Nessa etapa, você pode: Usar um novo chip com o mesmo número para ativar o WhatsApp em um novo celular.
Tanto no pré-pago quanto no pós-pago, uma linha cancelada em definitivo não pode ser recuperada; o número do celular é liberado para uso por outro usuário. Entretanto, é possível evitar o cancelamento.
Ao bloquear o chip de um celular roubado, você impede que sua linha seja utilizada por terceiros e evita golpes. Após o procedimento, seu número fica impossibilitado de fazer ou receber ligações, trocar mensagens ou acessar internet móvel.
Se o chip estiver bloqueado ou desativado você não vai conseguir fazer uso. A diferença entre eles é que o chip pode se encontrar bloqueado temporariamente, por restrição da operadora (falta de pagamento, roubo, fraude, ativação).
1. Nunca deixe seu celular sem créditos, a prestadora pode cancelar sua linha se não colocar créditos em 6 meses; 2. ANTES de cancelar qualquer linha, a prestadora tem que enviar uma NOTIFICAÇÃO ao consumidor.
O que acontece quando você bloqueia um número de telefone?
Se você não quiser receber ligações de um determinado número de telefone, basta bloqueá-lo. Quando o número tentar ligar para você, seu smartphone recusará a chamada automaticamente.
A operadora pode cancelar a linha sim por falta de crédito por força da Resolução 632 da ANATEL art. 97. Já com relação a fidelidade, esta somente ocorre se o consumidor tiver algum benefício em troca (desconto em aparelhos, por exemplo.
O bloqueio do chip ajuda a manter a sua linha segura em caso de perda ou roubo do seu celular. Efetuando o bloqueio, você evita a utilização de terceiros e mantém a sua linha longe de golpes e fraudes.
O que acontece com o WhatsApp quando o número é cancelado?
Mas, dependendo dos prazos envolvidos, o processo pode ter sido irregular. O WhatsApp utiliza o número de celular como usuário. Logo, se você perdeu a linha, você deve cancelar (apagar) a conta do WhatsApp para garantir que nenhuma informação – como mensagens de grupos, por exemplo – seja passada a outra pessoa.
Então, você pode seguir por dois caminhos: solicitar um novo chip em uma loja ou pelo atendimento da sua operadora com o mesmo número da conta para ativar seu WhatsApp, ou enviar um e-mail para o suporte do mensageiro e solicitar a desativação completa da sua conta com assunto "Perdido/roubado: desative a minha conta".
O que acontece se eu usar o chip de outra pessoa no meu celular?
Um dos crimes que acontecem graças a utilização desses dados é o SIM Swap (ou clonagem de chip), uma das modalidades de golpe mais difíceis de identificar. Nesse golpe, o fraudador migra o número de telefone da vítima para um chip SIM e, dessa forma, tem acesso ao celular da vítima.