Quando a rainha de uma colônia morre, formigas-saltadoras-de-jerdon fazem competições para decidir qual será a nova líder. A vencedora passa por mudanças corporais incomuns, como o encolhimento reversível do cérebro.
Quando a rainha morre no formigueiro das formigas-saltadoras-de-jerdon (nome científico Harpegnathos saltator), elas não precisam se preocupar se há ovos de uma possível nova rainha em desenvolvimento. Porque as operárias conseguem mudar seu status.
As formigas são insetos sociais e apresentam uma clara divisão das tarefas necessárias à manutenção das colônias. A rainha é responsável pela reprodução, ou seja, pela geração de novos indivíduos para o grupo.
Você já deve saber a resposta para a pergunta que fizemos no título, certo? Sim, depois que a formiga-rainha morre, as formiguinhas operárias morrem. Todas elas, pobrezinhas.
Se uma rainha morre de repente, as operárias irão tentar criar uma "rainha de emergência" selecionando algumas células das quais a larva tenha acabado de sair e preenchem com geléia real. As operárias então, constroem uma célula especial (feita exclusivamente para abrigar a rainha) improvisada.
O destino da colônia O que acontece quando a rainha formiga morre
Quando a rainha da colmeia morre?
A rainha pode morrer acidentalmente durante um manejo de rotina do apicultor. Quando o seu desempenho é considerado insatisfatório, devido à diminuição do potencial reprodutivo pela idade avançada e doenças, as próprias operárias podem matá-la.
Quando a rainha já não produz feromônios em quantidade suficiente, as operárias podem decidir trocá-la. Em alguns casos, as abelhas parecem culpar a rainha por algum distúrbio maior na colônia, e liquidam-na por embalamento: se aglomeram ao seu redor até sufocá-la.
É chamada de formiga-rainha uma formiga adulta, fêmea e fértil; sendo ela, geralmente, mãe de todas as outras formigas da sociedade. Elas se desenvolvem a partir de larvas criadas especialmente para se tornarem sexualmente maduras. Dependendo da espécie pode-se encontrar entre uma e dez rainhas em uma sociedade.
“Uma vez que a rainha se encontra em um local propício, irá cavar ela mesma um túnel, formando uma pequena câmara a cerca de 10 cm de profundidade. Ela irá selar a entrada da câmara e, exceto se forçada, nunca mais emergirá, tornando-se fotofóbica”, afirma Prof. Dr.
As formigas possuem hábitos alimentares diversos. Por isso, quando uma fonte de alimento se extingue, elas se organizam para procurar outra, deixando o ninho protegido.
Com a morte da finada formiga-rainha, as rainhas substitutas (pseudorrainhas) vivem até três anos e três meses, enquanto as formigas operárias tem expectativa de vida de apenas oito meses.
“é fácil distinguir o sexo nas formigas. Se ela tiver asas, tem grande possibilidade de ser um macho, pois entre as fêmeas, só a rainha tem asas. Mas uma forma de distinguir a rainha dos machos é o seu tamanho. A rainha é grande e gorducha por causa dos ovos que há dentro do seu abdômen.
Enquanto as formigas-rainha são as responsáveis pela reprodução na colônia, as formigas-operárias buscam alimento e trabalham para a manutenção da comunidade.
Saiba que aquela formiga que anda na cozinha ou copa é ainda pior. Diversas doenças infecciosas podem ser transmitidas pelos insetos. Elas não são nada inofensivas e estudos já apontam que as formigas são mais perigosas do que as baratas, carregando um maior número de microrganismos nocivos.
"Já que a maioria das formigas não é tóxica para os seres humanos. No entanto, é aconselhável retirar a formiga antes de consumir o alimento por razões de higiene", explica.
As formigas operárias podem viver de 3 a 6 anos, enquanto as formigas rainhas, de 15 a 20 anos. A maior longevidade registrada foi na espécie Pogonomyrmex owyheei, que atingiu uma idade de 30 anos.
A duração do ciclo desde ovo até adulto varia de 35 a 45 dias. O tempo de vida também varia conforme a casta a que o inseto pertence e também à sua espécie, sendo que as operárias vivem de 2 meses a 1 ano, as rainhas podem viver de 2 a 20 anos conforme a espécie, e os machos morrem logo após a cópula.
Quanto tempo demora para um ovo de formiga nascer?
Curiosidade: nas colônias mais avançadas, a postura dos ovos pode chegar a casa dos milhares em apenas um dia. Os ovos de formigas ficam incubados por algumas semanas antes de eclodirem. Durante esse período, as formigas trabalhadoras cuidam dos ovos, mantendo-os limpos e aquecidos.
O que acontece quando nascem duas rainhas na colmeia?
A colmeia fica então com duas rainhas, a antiga, ainda ativa, e a mais jovem. Nesse momento, podem ocorrer duas situações distintas com a família que está trocando ou puxando novas rainhas.