Além dos riscos para a segurança gerados unicamente pela falha no funcionamento dos amortecedores, o fato de estarem em más condições pode causar danos a outros componentes da suspensão, do rolamento das rodas, dos terminais da direção e desgaste irregular dos pneus, entre outros problemas.
O que acontece se eu andar com o amortecedor estourado?
- Desgaste prematuro de outros componentes da suspensão, como molas, buchas, coxins e batentes; - Danos aos pneus, comprometendo a aderência, a tração e a vida útil; - Aumento do consumo de combustível, diminuindo a performance e a economia do veículo.
Eficiência reduzida da travagem – Os amortecedores gastos podem ter um efeito adverso no desempenho dos seus travões. A distância de travagem do seu veículo pode aumentar, o que pode ser crítico numa situação de travagem de emergência. Existe também um maior risco de derrapagem em pisos molhados.
Quando eles estão desgastados, o veículo corre o risco de não manter os pneus no solo da forma como deveria, o que aumentam as chances de derrapagem, especialmente em pistas molhadas, e de eventuais acidentes.
AMORTECEDOR ESTOURADO O QUE ACONTECE? QUANTO TEMPO DURA UM AMORTECEDOR? QUANTOS MIL KM? TROCA O PAR?
Como saber se o amortecedor está na hora de trocar?
Quando o amortecedor perde pressão interna, a possibilidade de chegar ao final de seu cursor é maior. Por isso, se ao encarar buraco, por menor que seja, perceber uma batida 'seca', ou algum barulho ao passar por lombadas e subir rampas de garagem, provavelmente passou da hora de trocar o amortecedor.
O veículo inclina ao travar – Sente que a dianteira do seu automóvel se inclina rapidamente em direção ao chão quando trava? Esta situação é conhecida como "mergulho de nariz" e pode indicar amortecedores gastos. É perigoso, porque pode causar um aumento da distância de travagem.
Riscos de Rodar com o Amortecedor de Carro Estragado
Como o amortecedor do carro está diretamente ligado ao contato que o pneu faz com o solo e a estabilidade do veículo como um todo, rodar com as peças desgastadas pode colocar você em perigo.
Da mesma forma, ao notar sinais como trepidação do volante, falta de estabilidade, balanço excessivo nas arrancadas e freadas, é hora de agir. Dirigir com amortecedores desgastados pode danificar outros componentes da suspensão, como rolamentos das rodas e terminais da direção.
O bom estado de funcionamento dos amortecedores dependem não só do fluído contido dentro deles mas também de batentes, buchas e coifas. Garantindo mais estabilidade e segurança na condução. Um dos principais motivos que levam um amortecedor a estourar é a falta de manutenção dos coxins batentes e coifas.
Sujeiras e detritos, como o barro ressecado, comprometem o funcionamento dos amortecedores caso entrem em contato com a haste ou retentor da peça. Já a maresia causa oxidação e corrosão na lataria e em peças de metal, como a suspensão.
A vida útil depende do componente, mas também da forma como o carro é usado e em que tipo de piso. Existem amortecedores que não chegam a 50.000 km, enquanto outros atingem bem os 150.000 km.
O carro mais baixo que o normal ocorre porque os amortecedores danificam as molas do veículo, deixando ele mais próximo do solo. Se você notar que o seu carro está mais baixo ou há desconforto na hora de passar por lombadas e buracos, é hora de levar o veículo para uma revisão mais detalhada.
Quando apresentam problemas não fazem barulho e por isso é importante ficar de olho no sinal mais comum de defeito: perda de altura. Outros sinais comuns de necessidade de manutenção são pintura desgastada, ferrugem, trincas ou elos batendo. Esses sinais são os alertas mais comuns sobre a necessidade de ir ao mecânico.
O condutor precisa estar atento aos sinais de que está na hora de substituir essa peça. Movimentação excessiva da carroceria, oscilações em estradas planas, e até possíveis perdas de contato entre o pneu e o asfalto, podem indicar que o amortecedor está ruim.
Como saber se está na hora de trocar o amortecedor?
Carro que trepida muito em oscilações da pista ou cuja traseira balança mais que gelatina pode indicar que chegou a hora. Se ao entrar em uma curva parece que o veículo desgarra e joga a traseira, também deve ser culpa do amortecedor. Ruídos toda vez que a suspensão trabalha é outro indício.
O primeiro sinal de que o amortecedor ou outros componentes da suspensão estão comprometidos vem do próprio comportamento do veículo. Carro que oscila muito e em que os ocupantes sentem pequenos solavancos ao passar em lombadas, valetas ou mesmo buracos maiores, pode ser indício de amortecedor gasto.
Você já ouviu um barulho de “ploc” ao passar por buracos ou desníveis na estrada? Neste caso, esse som pode ser causado pelo coxim do amortecedor, que é uma peça de borracha que ajuda a absorver os impactos e protege a carroceria do carro.
Além de afetar a segurança de ocupantes e terceiros, amortecedores ruins também danificam outros componentes do veículo. O que acontece quando o amortecedor do carro está ruim? A movimentação excessiva da carroceria, as oscilações em estradas planas e até possíveis perdas de contato entre o.
O que acontece se o batente do amortecedor está ruim?
O mau estado desses componentes afeta a estabilidade do veículo em movimento e pode comprometer a segurança ao volante. Essa instabilidade torna-se particularmente evidente em altas velocidades ou ao fazer curvas, onde o controle preciso do veículo é essencial.
Quando um amortecedor está danificado ou desgastado, o óleo pode vazar, indicando que a peça precisa ser substituída. Sinais de vazamento de óleo nos amortecedores: Óleo no Chão: A presença de manchas de óleo no chão, perto das rodas, podem ser um dos sinais de vazamento no amortecedor.
Se você sentir que o carro está mais duro, com solavancos mais fortes e batidas ao passar por buracos ou irregularidades na estrada, isso pode indicar que os amortecedores não estão mais absorvendo o impacto como deveriam.
Alguns sinais de molas desgastadas incluem perda de altura do automóvel, perda de estabilidade, balanço nas acelerações e frenagens, ruídos, batidas e trepidações, pontos com ferrugem, batente do veículo danificado, regiões trincadas ou descascadas, desgaste excessivo dos pneus e impacto forte ao passar por lombadas ou ...