O que acontece se andar com pouca água no radiador?
Regulação da temperatura: A água do radiador atua como um agente de resfriamento, absorvendo o calor gerado pelo motor durante o funcionamento. Assim, quando o nível de água está baixo, o sistema de arrefecimento não consegue dissipar o calor de forma eficiente, o que pode resultar em superaquecimento do motor.
Mesmo com a ventoinha funcionando a todo vapor, se houver falta de líquido, o motor pode sofrer com superaquecimento, danificando o componente e também a chamada bomba d'água.
A falta de água no radiador pode causar sérios danos ao motor do veículo. O radiador é responsável por manter a temperatura do motor em um nível adequado, e a falta de água pode fazer com que o motor superaqueça, causando danos permanentes.
O que acontece se a água do radiador estiver baixa?
Sim, é normal que o líquido de refrigeração baixe ao longo do tempo devido à evaporação causada pelo aquecimento do motor. No entanto, se a água do radiador baixar rapidamente sem sinais de vazamento, pode indicar problemas no sistema de arrefecimento do veículo.
Caso fique sem líquido refrigerante, é necessário parar o veículo imediatamente para abastecer ou avisar o reboque para que o recolham. Representa um grande risco fazer funcionar o motor sem líquido refrigerante dado que implica forçar o veículo e poderia produzir-se uma avaria.
Baixar um pouco o nível do líquido de arrefecimento, a “água do radiador”, é normal. O que ée rrado comum é você completar com água. Dizem alguns: “mas eu só completo com água desmineralizada, aí eu fico tranquilo”. Não fique não!
Quando você inicia o motor, a luz de baixo nível de refrigerante deve acender durante 1 ou 2 segundos e depois se apagar. Se não desligar, significa que o nível de líquido do radiador está muito baixo, insuficiente para resfriar o compartimento do motor quando for necessário.
O procedimento de como trocar a água do radiador deve ser feito a partir de uma mistura concentrada de aditivo com água, sempre seguindo o manual, o que é, geralmente, cerca de 40% de aditivo e 60% de água desmineralizada. Depois, é só colocar essa mistura no reservatório, enchendo até a indicação máxima e tampando.
É comum pararmos em postos e os frentistas, ao verificarem o nível da água do radiador, perguntarem se pode completar o nível com água. E a resposta é não! Como o sistema é fechado e não tem para onde o líquido evaporar, completá-lo seria apenas camuflar um problema que precisa ser encontrado.
Mas andar sem líquido nenhum no sistema é muito perigoso para o motor. Ele fica sem recurso algum para controlar a temperatura, que subirá muito rápido. Os danos, a partir daí, pesarão bastante no seu bolso.
O que pode acontecer se acabar a água do radiador?
O que acontece se acabar a água do radiador? Se o nível de líquido no radiador ficar muito baixo, o motor do seu carro pode superaquecer. Isso pode acontecer porque, sem a quantidade suficiente para absorver e dissipar o calor, a temperatura do motor pode subir rapidamente.
Uma tampa de radiador com defeitos ou mal encaixada pode permitir a evaporação rápida do líquido refrigerante. Problemas nessa área podem levar a uma perda significativa de água, mesmo sem vazamentos aparentes.
Com o motor do automóvel frio (ou seja, não faça logo após desligá-lo), abra o capô do carro. Localize o reservatório de água do radiador, que geralmente fica à direita. Observe o nível de água e, se necessário, complete até o limite indicado usando um funil.
Na hora de abastecer “a água do radiador”, você precisa ter alguns cuidados. Primeiro, é preciso medir o nível do reservatório sempre com o carro frio e em terreno nivelado. Nunca faça isso com o carro ligado ou no posto de gasolina, por exemplo.
Você até pode usar apenas água como líquido de arrefecimento, mas ao utilizar aditivos você garante que a água se mantenha no estado líquido (não evapore ou congele) e evita a oxidação do motor.
Pode colocar água de torneira no radiador do carro?
Dessa forma, o uso de água de origem tradicional a longo prazo danifica o rolamento da bomba d'água, o radiador, a válvula termostática e o motor. Por isso, o ideal é que se utilize água dessalinizada (não contém sais minerais, nem cloro e flúor).
Isso ocorre porque o motor fica operando em altas temperaturas por períodos prolongados, levando à evaporação mais rápida do líquido de arrefecimento. Algo que pode ser mais perceptível em sistemas de refrigeração com menor capacidade de reservatório, exigindo que você reabasteça o mesmo com uma frequência maior.
A água filtrada não é a opção ideal para colocar no radiador do carro. Embora seja mais pura do que a água da torneira comum, a água filtrada ainda pode conter minerais e impurezas que não são adequados para o sistema de arrefecimento do veículo.
Quando trocar o aditivo? Geralmente, a recomendação das montadoras é para que o fluido aditivo seja trocado em intervalos de 30 mil quilômetros ou a cada 12 meses. A razão da escolha entre a quilometragem rodada e o tempo acontece porque, como grande parte dos produtos químicos, o aditivo tem prazo de validade.
Como saber se a água do radiador está circulando bem?
Se o líquido de arrefecimento estiver circulando corretamente, você poderá ver o movimento do líquido dentro do radiador. É importante lembrar que o motor deve estar frio antes de abrir o sistema de arrefecimento para evitar queimaduras por contato com o líquido quente.
Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal. Existe perto do motor um reservatório de expansão transparente para se verificar se o nível desse líquido está correto.
O que acontece se colocar muita água no reservatório de água do carro?
O problema é tão grave que o superaquecimento do carro pode até mesmo dar perda total no motor. Para entender melhor, o sistema de arrefecimento é responsável por manter o carro a uma temperatura ideal de 90 °C, com a água retirando o calor do motor e levando-o até o radiador.
O correto é utilizar Água desmineralizada (ou água desionizada), pois ela não possui os sais minerais, sendo própria para utilização no sistema de arrefecimento. A proporção de água e aditivo dever ser aquela indicada pelo fabricante no manual do veículo, podendo variar de 40% a 60% de cada um.