O que acontece se carregar o celular na tomada 220V?
“Há diferença alguma entre recarregar o celular em uma tomada de 110 ou 220 volts?” A resposta é não. Isso porque os celulares não trabalham com essa tensão.
Para saber se um aparelho é bivolt, você pode consultar o manual do produto. Lá, estarão todas as informações necessárias de uso e suas especificações técnicas, incluindo a voltagem.
A maioria dos telefones e outros dispositivos são capazes de lidar com 5V / 2.4A. Assim, para carregamento rápido, a tecnologia deve aumentar a voltagem em 5V, 9V, 12V, ou aumentar a amperagem para 3A ou mais.
Em um primeiro momento, o que acontece é que o equipamento não funcionará com toda a sua capacidade, mas ele não vai queimar no exato momento em que for ligado. Por exemplo, se você ligar uma furadeira, ela terá uma rotação menor do que sua capacidade.
Se você ligar um aparelho de 110V numa tomada 220V, ele vai queimar por entrar em contato com uma tensão muito maior do que ele suporta. Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.
O desempenho de aparelhos iguais que trabalham em uma tensão elétrica diferente é exatamente o mesmo. A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V.
A maioria dos smartphones modernos suporta carregadores rápidos que fornecem potências entre 15W e 30W. No entanto, alguns dispositivos de alta performance, como smartphones gamers ou topos de linha, podem suportar carregadores de até 65W ou mais.
Agora, com carregadores de celular, notebooks e outros equipamentos de informática, não precisa se preocupar! Eles contam com um sistema autovolt, que é uma tecnologia pra funcionar tanto em 127V e 220V. Assim que você liga na tomada, eles reconhecem a tensão elétrica automaticamente e trabalham na certa.
Se você possui aparelhos bivolts, ou seja, aqueles que funcionam tanto em 110V quanto em 220V, nem precisa se preocupar com a tensão da tomada. Basta dar uma olhada nas etiquetas de identificação no produto e verificar.
Como saber se o meu carregador de celular é bivolt?
Por exemplo, carregadores de equipamentos eletrônicos e lâmpadas leds geralmente são bivolts. Ou seja, eles funcionam tanto em 110V quanto em 220V. Para verificar se seu equipamento é bivolt, basta olhar as etiquetas de identificação. Ele deve estar com a voltagem que ele aguenta, por exemplo: 100V ~ 240V.
O que acontece se eu carregar o celular com carregador mais potente?
Entretanto, o professor Angelo Zanini sugere alguns cuidados com esse tipo de carregamento: “Uma corrente maior pode aquecer a bateria durante o processo de carga, e o aquecimento de uma bateria de lítio é uma situação ruim, que pode danificar ou diminuir a vida útil da bateria.”
Quantos volts tem um carregador de celular Samsung?
Todas as fontes de alimentação Samsung para smartphones são adequadas para 100-240 volts. Poderá encontrar esta informação na unidade da fonte de alimentação. Por isso, poderá carregar o seu smartphone no estrangeiro com 110 volts.
O que acontece se usar um carregador com voltagem maior no celular?
Mesmo que ultrapasse o limite de amperes, o celular não estará em risco. - Porém, se o carregador possui uma corrente menor do que a usada pelo aparelho, a vida útil da bateria pode ser reduzida.
“Há diferença alguma entre recarregar o celular em uma tomada de 110 ou 220 volts?” A resposta é não. Isso porque os celulares não trabalham com essa tensão.
O consumo nos fios depende da voltagem do aparelho. Se o aparelho funcionar a 110V, os fios gastarão quatro vezes mais energia do que se ele trabalhar a 220V. “Digamos que os fios gastem 10% da energia consumida por um chuveiro de 220V, os mesmos fios gastarão 40% da energia consumida por um chuveiro de 110V.
O que você pode fazer é arrumar um trafo de saída equivalente à um ou dois Amperes, com entrada de 110/220V, a saída não importa. Aí você liga o 110V na tua tomada 110V e puxa os fios 220V e liga no teu carregador.
O autotransformador que só faz um tipo de conversão é mais simples. No caso de um que transforma 220V pra 110V, é só plugar ele na tomada 220V e depois conectar no acessório o aparelho de 110V. Agora, se for o de duas conversões, vai ter 2 entradas, uma de 110 ou 127v e a outra de 220V.
O que acontece quando você conecta um micro-ondas de 110V em uma tomada de 220V? Sobrecarregamento e Danos Internos: O micro-ondas pode superaquecer, e componentes internos podem queimar devido ao excesso de tensão.