O que acontece se colocar álcool no carro que não é flex?
O etanol combustível encontrado nos postos tem até 5% de água em sua composição. Essa água (inexistente na gasolina, que usa álcool anidro na mistura) irá provocar corrosão e danos em todas as partes do carro que entram em contato com o combustível.
Multiplique o valor da gasolina no posto de combustível por 0,7. Se o resultado for maior que o valor do álcool, vale abastecer com álcool. Se o resultado for menor que valor do álcool, abasteça com gasolina. Por exemplo: Se a gasolina custa 2,40 num posto e o álcool custa 1,40.
Como já dissemos, não há qualquer malefício em misturar etanol e gasolina no tanque do seu veículo. Portanto, abastecer com os dois combustíveis é tão bom quanto abastecer com apenas um deles. O problema não está na mistura, mas na qualidade dos líquidos que vão para o tanque.
Isso ocorre porque o etanol é corrosivo e pode danificar algumas partes do motor, como as mangueiras e as vedações. Além disso, o etanol é mais inflamável do que a gasolina, o que pode representar um risco maior em caso de acidentes.
QUAL É MAIS VANTAJOSO? Menor risco para o motor? Etanol ou Gasolina?
O que acontece se colocar só álcool no carro?
Isso sobrecarregará o motor de arranque, especialmente em modelos com partida por botão. Essa risco existe porque muitos veículos com esse equipamento podem manter o motor de partida ligado ininterruptamente até o carro ligar efetivamente.
Etanol prejudica o motor? A resposta é não. O motor flex foi produzido para rodar seguramente com ambos combustíveis. Porém, alguns especialistas informam que rodar por muito tempo abastecendo o veículo apenas com etanol, sem variar com a gasolina, pode sim danificar a longo prazo algumas peças.
Estou com meio tanque de gasolina posso completar com álcool?
Para adiantar, a resposta para quem se questiona se carro flex pode misturar álcool e gasolina no tanque é sim! Ainda que haja quem não recomende essa prática, os motores desse tipo de veículo foram desenvolvidos para suportar não apenas o funcionamento com cada um desses combustíveis, mas também para a mistura.
Em algum momento no posto de combustível, quem compra, aluga ou faz assinatura de carro deve ter se perguntado se pode misturar álcool e gasolina. Veículos flex-fuel projetados para esse fim possibilitam a junção dos dois combustíveis. Neste caso, não há qualquer problema na união.
A explicação técnica é que, com o etanol, o módulo determina uma curva de avanço mais acentuada, o que exige um esforço maior do conjunto mecânico e consequentemente, adiciona uns cavalos a mais. Mas a maioria das pessoas também sabem que essa potência a mais é acompanhada de um consumo maior do combustível.
Como já explicado o etanol deixa o motor mais limpo que a gasolina comum, por isso, quando comparado com a gasolina aditivada, é possível dizer que os dois apresentam quase os mesmos resultados. Por essa razão, é difícil dizer que um combustível é melhor que outro, tudo é uma questão de escolha do motorista.
A maior vantagem do uso da gasolina é sua eficiência, aquecendo rápido o motor mesmo quando as temperaturas estão baixas. Ela também tem um alto rendimento, gastando mais lentamente do que o etanol. Por outro lado, ela é uma opção de combustível mais cara e, também, mais poluente, quando comparada com o etanol.
Se possível, troque imediatamente de posto de combustível no próximo abastecimento, preferencialmente por de outra distribuidora ou rede. Assim será possível averiguar se o combustível adicionado antes tinha algum tipo de adulteração, caso o veículo volte a ter seu desempenho de consumo normalizado.
O uso do biocombustível em um motor projetado para queimar somente gasolina é possível, mas provocará danos no conjunto. Nem pense, contudo, em colocar diesel em um motor flex ou a gasolina/etanol: é sinônimo de estrago feito na hora!
A utilização somente do etanol é prejudicial para o motor ou para o veículo? Gilberto Pose: a utilização exclusiva do etanol hidratado em um motor Flex não traz qualquer problema para o seu funcionamento e não causa danos ao sistema de alimentação de combustível.
Se ele decidir mudar da gasolina para o etanol, só deve fazer isso quanto a gasolina já estiver bem no finalzinho do tanque. E, também, o vice-versa do contrário, só passar de etanol para gasolina quando o tanque já estiver no finalzinho.
A principal vantagem de misturar gasolina com etanol é o preço. O etanol é mais barato que a gasolina e, portanto, a mistura pode ser uma opção mais econômica. Além disso, o etanol é um combustível mais limpo, o que significa que a mistura pode ajudar a reduzir as emissões de gases poluentes.
O que acontece se colocar álcool no tanque de gasolina?
Independente do combustível escolhido, essa prática não é recomendada. No fundo do tanque pode haver sujeira e impurezas que, se chegarem até o motor, podem prejudicar o desempenho e causar problemas, como a queima da bomba de combustível.
Por conta disso, o álcool evapora muito mais rápido do que a gasolina. Isso faz com que ele tenha um poder calorífico menor, precisando utilizar uma quantidade maior para gerar o mesmo movimento. Consequentemente, o etanol queima mais rápido.
De maneira geral, o etanol é mais vantajoso quando o preço dele estivar equivalente a 70% ou menos do que o valor da gasolina. Por exemplo: se, na hora de abastecer você tiver gasolina a R$5,54 o litro e o álcool a R$3,85, a conta a ser feita é dividir o preço do álcool pelo da gasolina (3,85/5,54).
Variação de preços: O preço do etanol costuma variar bastante e só deve ser utilizado quando está pelo menos 30% mais barato que a gasolina; Manutenção do veículo: O etanol pode ser corrosivo para certas partes do sistema de combustível e do motor, o que pode levar a um desgaste mais rápido.
Sem dúvidas é o diesel, ele se tornou o grande vilão no trânsito, e para agravar a situação, os veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões, não são equipados com bons catalisadores.