Nos motores diesel é comum a adição de querosene ao combustível. Nos anos 80, recomendava-se misturar um pouco de querosene ao etanol. O problema é a octanagem do querosene, que é muito baixa. No motor a diesel vai queimar sem problemas.
Mas então, pode colocar querosene na gasolina? Os resultados indicam que a adição de querosene na gasolina pode ser prejudicial ao motor do veículo. Além de potencialmente reduzir a eficiência do combustível, a prática pode aumentar a carbonização do motor e contaminar o óleo lubrificante.
Enquanto a gasolina, produto mais comum em nosso dia a dia e que possui de 5 a 10 átomos de carbono, é utilizada como combustível para os automóveis, o diesel, com 14 a 20 átomos, é utilizado em veículos maiores, como caminhões e ônibus, e o querosene, com 10 a 16 átomos, é destinado aos aviões.
É crucial usar produtos de alta qualidade, como um aditivo específico para redução do ponto de congelamento e melhora da fluidez do combustível perante baixas temperaturas. O aditivo selecionado também deve interagir com os cristais de cera já formados, impedindo seu crescimento.
Isso acontece por que a água no diesel provoca o crescimento de fungos e bactérias que acabam por se alimentar do próprio diesel. Esses microrganismos a medida que se multiplicam desenvolvem a chamada borra, camada de contaminação que se aloja na divisa entre o diesel e a água.
Alguns especialistas propõem o uso de água levemente adicionada de hipoclorito de sódio (água sanitária), devido a sua ação bactericida. No final da limpeza, o fundo do tanque deverá ficar seco antes de receber o óleo diesel. A pintura interna do tanque precisa ser mantida em bom estado.
Sua principal aplicação é como combustível de aeronaves, podendo também ser empregado em aquecedores domésticos e como material combustível em lamparinas. Em razão de sua característica apolar, o querosene é usado industrialmente como solvente e diluentes de tintas, vernizes, graxas e gorduras.
O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclodiesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc).
O enxofre, emitido em partículas, é uma substância poluente, nocivo ao ar e à saúde humana e animal. Dessa forma, a taxa de enxofre do óleo diesel indica o quão poluente é o combustível. Sendo assim, o diesel S10 emite menos partículas poluentes do que o S500, por exemplo.
O querosene de petróleo, ou querosene fóssil é um combustível altamente poluente e prejudicial ao meio ambiente. Quando ocorre sua queima, emite gases nocivos à atmosfera terrestre, com impacta negativo na camada de ozônio (filtro dos raios ultravioleta irradiados pelo sol).
Pode colocar querosene no tanque para limpar os bicos?
O querosene é indicado para limpar os bicos injetores e não o motor e tem que deixar o carro aquecer, na reserva, adicionar meio litro de querosene, com o carro ligado, deixar funcionado por 5 a 10 minutos....
Recomendado para uso via tanque de combustível. Aditivo para limpeza dos bicos injetores de gasolina, podendo ser utilizado em motores bicombustível, com tecnologia flex. É um produto recomendado para manter o sistema de alimentação de combustível limpo.
O que acontece colocar gasolina no motor a diesel?
O gasóleo funciona como combustível e lubrificante, logo colocar gasolina no motor a diesel impede a lubrificação do sistema, aumentando o atrito entre as peças, podendo causar a deterioração precoce nas tubagens de combustível e a falha do motor.
Após a limpeza, jamais pulverize nenhum tipo de fluido (como óleo diesel, querosene ou óleo de mamona, por exemplo) sobre o motor e demais componentes no cofre.
Aplique CAR-80 na entrada do tubo distribuidor, pulse o bico injetor ou dê partida no motor. Deixe o produto agir por aproximadamente 15 minutos. Reinstale as tubulações do sistema, religue a alimentação elétrica da bomba de combustível e funcione o motor acelerando rapidamente por várias vezes.
É possível usar óleo de cozinha no motor a diesel?
O óleo de cozinha usado pode se transformar em combustível para automóveis a diesel com poucas adaptações no motor e com a vantagem de também reduzir as emissões de poluentes.
O óleo de soja é um dos óleos vegetais que têm potencial de uso como combustível para motores diesel, pois é renovável, seguro e de fácil utilização. Em temperatura ambiente, o óleo cru apresenta uma viscosidade cerca de dez vezes maior que a do óleo diesel.
Não é sem motivo que a maioria dos fabricantes no Brasil recomenda o uso de óleos multiviscosos SAE 15W-40. E alguns já indicam o uso de óleos SAE 10W-40 ou SAE 5W-30 em alguns modelos específicos de caminhões.
- E feitos adversos à saúde humana Inalação : Pode ser tóxico, causando dor de cabeça, falta de ar, tontura e irritação no sistema respira- tório . Ingestão : Pode ser absorvida causando intoxicação exógena . Pele : Pode causar irritação e sensibilidade seguido de coceira e alergia no local ou dermatite de contato.
Combustível para motores estacionários: o querosene pode ser usado em motores estacionários ou geradores de energia, especialmente em áreas rurais ou remotas. Repelente de insetos: em concentrações específicas e diluídas, o querosene pode ser um agente repelente de insetos.
Qual o melhor aditivo para limpeza de motor diesel?
milex® PX 3920: Quando o assunto é desempenho superior e limpeza profunda, o milex® PX 3920 é a escolha ideal entre os aditivos para diesel. Este aditivo multifuncional bloqueia a formação de borras, mantendo o sistema de combustível limpo e eficiente.
O que acontece na maioria dos casos, é que a gasolina aditivada ajuda a limpar o motor e os pistões, proporcionando uma direção mais fluída, macia e silenciosa, na maioria das vezes. O que pode dar a sensação de que o carro está economizando ou com um melhor desempenho, o que não é necessariamente verdade.
Pode ser feito em qualquer motor, diesel ou gasolina. Agora apenas para limpeza, tira o motor fora abre o cárter e lava com QUEROSENE que é mais eficaz que o diesel para limpeza. Falow!