O que acontece se comer linhaça dourada todos os dias?
Segundo o especialista, o consumo regular da linhaça pode diminuir o risco de alguns tipos de câncer, ajuda a controlar o peso, a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e a reduzir o colesterol e a pressão cardíaca.
O que acontece com o corpo se comer linhaça todos os dias?
A semente de linhaça é rica em fibras que diminuem, no intestino, a absorção da gordura dos alimentos, além de reduzir a produção de colesterol pelo fígado, diminuindo os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
A semente tem ainda efeito redutor do colesterol, sem afetar significativamente o colesterol HDL (bom colesterol) e triglicerídeos. Dessa forma, a linhaça pode ser uma aliada relevante na prevenção de vários fatores de risco cardiometabólicos.
Qual a maneira correta de consumir linhaça dourada?
Contudo, saiba que a semente pode ser servida em outras refeições. Existe uma ótima oportunidade de aproveitar os benefícios da linhaça no almoço ou na janta. Isso mesmo! O indicado é que, na hora em que estiver cozinhando, coloque uma colher de sopa de linhaça para cada xícara, seja de feijão ou arroz.
De acordo com especialista a linhaça possui as seguintes contra-indicações: obstruções digestivas e íleo paralítico. A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composição.
A chia é uma campeã nos níveis de antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce e impactam no melhor funcionamento de todos os sistemas do organismo. A maior vantagem da chia em relação à linhaça é a sua durabilidade e digestibilidade.
Ela pode ser consumida in natura ou acompanhada de frutas e/ou iogurte. Elas podem ser adicionadas em saladas, sopas e massas de biscoitos, bolos, pães, etc. Pode estar presente no café da manhã, no almoço e até na janta. Tudo vai depender de suas refeições, mas quase sempre dá pra encaixar a semente de linhaça.
Pessoas com distúrbios intestinais graves, como síndrome do intestino irritável, doença de Crohn ou obstrução intestinal, devem evitar o consumo de linhaça. As fibras presentes na semente podem agravar os sintomas e dificultar a digestão, causando mais desconforto ao paciente.
Distúrbios gastrointestinais: pessoas com distúrbios intestinais graves ou obstrução gastrointestinal devem evitar esse alimento. Interação com medicamentos: a linhaça pode interagir com medicamentos anticoagulantes e antiplaquetários, aumentando o risco de sangramentos.
Dessa forma, para que o organismo consiga absorver seus nutrientes, é preciso triturá-la até obter uma farinha. Outra opção para melhorar o aproveitamento dos benefícios é deixar as sementes de molho em água de um dia para o outro, o que amolece sua casca.
Outro benefício das fibras encontradas na linhaça, especialmente as solúveis, está na capacidade de absorver água e formar gel, tornando as fezes macias e volumosas.
A composição nutricional entre uma e outra é praticamente a mesma, mas, a linhaça marrom supera a dourada na quantidade de um poderoso antioxidante, a vitamina E, segundo estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de 2014. Já a dourada tem muito mais ômega-3, um ácido graxo altamente anti-inflamatório.
Se consumida inteira, seus princípios ativos não serão absorvidos, pois ela "escorregará" pelo intestino." O nutricionista e diretor da consultoria Nutriveg, especializada em dietas vegetarianas, George Guimarães, diz que a linhaça tem casca dura e, se não for triturada, o organismo não aproveitará seu valor ...
Mas voltando ao tema ômega 3, as sementes de chia possuem esse elemento, por isso promovem o sistema cardiovascular e circulatório, mantendo o colesterol no sangue sob controle. Na verdade, foi demonstrado que elas têm o índice deste nutriente mais alto em comparação com as sementes de linhaça e até mesmo com o salmão.
Auxílio na redução e controle do peso: para as pessoas que buscam emagrecer, a linhaça pode ser uma aliada valiosa. Suas fibras promovem a sensação de saciedade, fornecendo a ingestão de calorias. Além disso, é rica em ácidos graxos ômega 3, que auxiliam no processo de queima de gordura.
A recomendação é de duas colheres de sopa diárias de sementes, fazendo o rodízio e intercalando os tipos para obter mais nutrientes. "Elas podem ser usadas nas preparações de saladas, panquecas, sopas, ovos, combinadas com frutas ou apenas como lanches, mas é preciso mastigar bem para a saciedade e digestão", indica.
Fonte de ômega 3, fibras, proteínas, vitaminas A, B1, B6, B12 e E, potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês, selênio e ômega 6, a linhaça é mesmo um superalimento. Muita gente fica em dúvida de qual tipo de linhaça escolher: dourada ou a marrom.
O gel de linhaça pode ser usado em qualquer tipo de cabelo e é preciso aplicar uma camada do gel no cabelo úmido, cobrir todo o cabelo e deixar agir por 10 a 15 minutos, retirando com água.
Se você comer uma quantidade excessiva de linhaça sem acompanhá-la com líquidos adequados, pode causar desconforto gastrointestinal, como inchaço, gases e constipação. Portanto, é recomendado consumir em quantidades moderadas e acompanhá-la de líquidos, como água, suco ou iogurte, para ajudar na digestão.
Quem tem problema de pressão alta pode comer linhaça?
Um relatório da Universidade de Havard, publicado na revista Havard Health Publishing, revelou que o consumo de grãos integrais —entre eles, a linhaça —oferece grandes benefícios para a saúde: reduz a pressão arterial, o açúcar e o colesterol no sangue, como também a inflamação crônica.
Então o que é melhor: óleo de linhaça ou óleo de peixe? Como o óleo de peixe contém ômega-3 natural EPA e DHA (que não precisa ser convertido de ALA), muitos especialistas em nutrição recomendam óleo de peixe sobre o óleo de linhaça.