“A função do sal é deixar o shampoo mais espesso e, ao contrário do que dizem por aí, que o sal resseca os fios, isso não é verdade!” A concentração de cloreto de sal utilizado no shampoo normalmente não extrapola 1% porque, do contrário, pode fazer o efeito contrário na textura.
O sal presente na fórmula do shampoo ajuda bastante na limpeza do couro cabeludo e dos fios, removendo sujeira, oleosidade e resíduos de produtos capilares.
A exposição excessiva à água do mar pode acarretar danos à estrutura dos fios e desidratação da fibra capilar. Isso ocorre porque a alta concentração de cloreto de sódio deixa os fios mais porosos, retirando toda a água do cabelo. O resultado são madeixas secas, quebradiças, opacas e difíceis de pentear.
É normal sentir o cabelo mais ressecado e opaco depois de tomar um banho de mar. Isso porque a água salgada é rica em cloreto de sódio e essa substância faz com que as cutículas dos fios se abram, deixando-os mais porosos.
Além disso, o Óleo de Flor de Bananeira presente na fórmula é uma fonte natural de potássio, que substitui o sódio e ajuda a proteger a elasticidade natural do cabelo, prevenindo pontas duplas. Para obter os melhores resultados, recomenda-se aplicar o shampoo nos cabelos úmidos e massagear suavemente.
Dentre as escolhas mais saudáveis e saborosas estão orégano, hortelã, noz-moscada, alecrim, manjericão, azeite, além de salsinha, salsão, cheiro verde, coentro, alho, cebola e cominho. Estes temperos, já integrados à culinária brasileira, oferecem um mundo de possibilidades para quem deseja explorar além do sal.
O shampoo sem sal é uma opção com fórmula mais suave e que não resseca os fios justamente por ter cloreto de sódio, componente comumente usado para deixar o produto mais espesso. Os shampoos sem sal são indicados para todos os tipos de cabelos, inclusive para quem costuma lavar as madeixas diariamente.
Dar um mergulho no mar e se expor ao sol é a maneira mais fácil e natural de clarear o cabelo. Mas você também pode dissolver meia xícara de sal em uma quantidade equivalente a uma xícara de água e deixar agir por pelo menos dez minutos, de preferência com a cabeça exposta ao sol.
E é aí que mora o perigo: se o sol resseca e desbota a cor dos fios, o vento embaraça (facilitando a quebra) e a areia entra em atrito com os cabelos, o sal da água marinha intensifica todos esses efeitos destrutivos.
Há quem jure que o açúcar no cabelo ajude a restaurar a maciez, alinhar as cutículas dos fios, prevenir pontas duplas e até promover a limpeza profunda do couro cabeludo. Mas não existem comprovações científicas para esses benefícios. O uso de receitas caseiras, inclusive, pode ser nocivo para a saúde capilar.
O spray de sal é seu aliado, mesmo nos dias sem sol e areia à vista. Ele ajuda a dar textura para os cabelos, com poucas borrifadas, e dá aquela mão para ondas naturais.
Significa exatamente isso: que o produto não contém nenhum tipo de sal na sua composição. É muito comum encontrar essa indicação em rótulos de shampoos, já que o ingrediente pode trazer danos para os fios quando usado em excesso. Esse tipo de shampoo é mais suave e diminui o desbotamento e o ressecamento do cabelo.
“Para quem lava o cabelo todo dia, pode ser ruim usar xampus com sal. O legal seria usar os que são sem. Acabamos por contraindicar para quem tem o fio mais ressecado, para quem faz química no cabelo.
Sua fórmula com micro aqua serum e vital keratin penetra no núcleo dos fios*** e fornece proteínas necessárias para um cabelo saudável e cheio de vida. * Sem adição de cloreto de sódio.
Para saber se o shampoo tem sal ou não, você precisa ler o rótulo do produto. Geralmente, essa informação fica na parte de trás da embalagem e o ingrediente pode aparecer com os nomes cloreto de sódio ou sodium chloride.
“A função do sal é deixar o shampoo mais espesso e, ao contrário do que dizem por aí, que o sal resseca os fios, isso não é verdade!” A concentração de cloreto de sal utilizado no shampoo normalmente não extrapola 1% porque, do contrário, pode fazer o efeito contrário na textura.
Benefícios da água do mar para o cabelo: tratamento da caspa e queda de cabelo. Assim como outras partes do corpo, o couro cabeludo também pode se beneficiar das propriedades da água rica em sais. A água do mar pode, por exemplo, atuar na remoção da oleosidade excessiva, funcionando como um shampoo natural.
A canela, além de possuir ativos que proporcionam o clareamento dos fios, ainda fortalece nossa fibra capilar, promovendo o crescimento saudável do cabelo! Você vai precisar de: 2 colheres de chá de canela em pó; 4 colheres de sopa da sua máscara de hidratação favorita.
Vinagre. Em um recipiente, misture uma xícara de vinagre de maçã com seis xícaras de água. Com o cabelo úmido, aplique a mistura até deixá-lo completamente encharcado e deixe agir de 15 a 20 minutos. Depois, basta enxaguar e aplicar condicionador nos fios.
É verdade que bicarbonato de sódio escurece o cabelo?
Se você decidir usar bicarbonato de sódio no cabelo, é importante lembrar que ele pode afetar a cor do seu cabelo. O bicarbonato de sódio pode clarear o cabelo, o que pode ser indesejável se você tiver cabelo tingido.
Ou seja, é o sal do seu shampoo. Mas isso não é ruim! Todo shampoo precisa de sal, pois é uma substância detergente, molhante, espumógena, emulsificante e solubilizante. Em outras palavras, é o sal que faz espuma, que dá consistência ao produto e que elimina os resíduos de sujeira.