Pode apreender veículo por falta de recall?
No caso dessa dívida com o recall, além de sofrer as consequências por dirigir sem o licenciamento, ato que é considerado uma infração gravíssima, com multa e perda de sete (7) pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de apreensão e remoção do carro, o motorista que ignorar a campanha de recall fica ...O que acontece após 1 ano se o cliente não atender ao chamado de realização de recall?
Recente alteração no Código de Trânsito prevê que além da anotação no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) em caso de não atendimento a um recall após um ano, o licenciamento será bloqueado.Pode fazer recall atrasado?
Em outras palavras, não existe prazo de validade para recall! Isso é válido tanto se você é o primeiro proprietário do veículo ou ainda se comprou de outro dono e este, por ventura, acabou não fazendo o recall quando anunciado. Ainda: a norma é válida também se o prazo estabelecido pelo fabricante estiver vencido.É obrigado a fazer o recall?
É dever legal do fornecedor informar todo e qualquer recall, independentemente do tipo de produto envolvido, ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) e aos demais órgãos de defesa do consumidor e autoridades competentes, nos ...Se não fizer recall, não poderá transferir o carro
O que acontece se eu não atender o recall?
De acordo com a Lei Federal 14.071 de 2020 e a Lei 14.229 de 2021, o proprietário tem um ano após a convocação para atender o chamado. Caso não faça, a montadora deve informar a Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e o veículo ficará com pendencia em sua documentação, o que impossibilita o licenciamento.Qual o valor de um recall?
“O recall é gratuito para o consumidor e o custo é de responsabilidade do fornecedor”, observa Souza.Como resolver pendência de recall?
Para conseguir licenciar e transferir o veículo, o proprietário deve procurar a concessionária, substituir a peça ou fazer a manutenção que o Recall indica. Depois, a concessionária deverá informar a fábrica que o Recall foi realizado e a fabricante do veículo realizará a baixa do Recall no sistema.Como informar ao Detran que o recall foi realizado?
A empresa responsável pelo Recall poderá realizar o aviso por meio de carta simples e ainda comandar o envio de notificações adicionais, sejam eletrônicas, sejam por correspondência, optando por carta simples, carta registrada ou carta com aviso de recebimento digitalizado.É possível transferir veículo com recall pendente?
Transferência. A transferência de propriedade de veículo com bloqueio somente poderá ser realizada na unidade de atendimento, após a verificação do motivo do bloqueio.O que é bloqueio por recall?
Recall. O recall é um procedimento realizado pelas montadoras de veículos quando é identificado algum defeito que comprometa a segurança dos ocupantes ou o funcionamento do veículo. Nesses casos, as montadoras convocam os proprietários afetados para serem feitos reparos ou substituições das peças defeituosas.Quanto tempo tenho para fazer o recall?
Caso o proprietário do veículo não atenda as campanhas de recall no prazo de 1 ano, a contar da data de sua comunicação, será feito uma anotação de não atendimento que irá constar no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), tanto na versão em papel com quanto na eletrônica.Quanto tempo o recall sai do sistema do Detran?
Fiz o recall na concessionária e me informaram que o prazo para normalização nos sistemas do Detran é de 60 dias.Qual o prazo de validade para o recall?
Vale ressaltar que o recall é um serviço gratuito, e seu prazo não expira, ou seja, a montadora deve garantir a disponibilidade de peças e assistência técnica em qualquer momento. Atualmente, existem várias formas de saber se um veículo está envolvido em algum recall.Como resolver o problema do recall?
De maneira geral, quando há um recall, o consumidor deve seguir as recomendações do fornecedor, que deve avisar de forma clara e extensiva como funcionará a troca ou reparo do produto. No caso de alimentos, as orientações aos consumidores que adquiriram os produtos são: Não utilizar o produto.O que fazer quando a concessionária não faz o recall?
Se a empresa não conseguir cumprir o recall, o consumidor prejudicado pode pedir indenização. “O artigo 12 do CDC determina que o fornecedor responda pelos defeitos e reparação do produto colocado no mercado. Por exemplo, se a campanha for de veículos automotores, o consumidor pode pedir outro veículo ou um táxi.Como solicitar baixa do recall?
A competência para realizar a baixa do Recall no sistema é exclusiva da montadora / concessionária. O Detran SP não tem qualquer participação nesse processo. É necessário procurar a montadora para realizar o reparo, a mesma informará ao sistema do Renavam, e o alerta será retirado do documento.Quem dá baixa no recall?
Depois que o proprietário do veículo comparece à concessionária e realiza o reparo do defeito, a concessionária informa à entidade que, por sua vez, registra a baixa do Recall no Renavam.Como tirar recall não atendido do documento?
Como regularizar a situaçãoPara retirar a notificação de recall e conseguir gerar o CRLV, é preciso entrar em contato com a concessionária, agendar a regularização do recall e, então, levar o veículo para realizar o reparo ou troca de peça.