O que acontece se eu não pagar a academia Smart Fit?
Atraso superior a 30 dias no pagamento de qualquer obrigação contratual, ou três atrasos num mesmo período de vigência do plano, consecutivos ou não, mesmo que inferiores a 30 dias, poderão acarretar o cancelamento do contrato, a critério da Smart Fit.
Quando o sistema registra três atrasos na mensalidade e/ou taxas em um mesmo período de vigência do plano - consecutivos ou não - ele é cancelado automaticamente. As cobranças ficam pendentes no sistema até que os valores sejam quitados.
Lembre-se que o descumprimento das nossas regras pode ocasionar advertência, suspensão e até expulsão. Você pode usar os armários à vontade. Mas traga cadeado com chave para garantir sua segurança e evitar prejuízos (dá uma olhada nos modelos que a Smart Fit recomenda na recepção da sua unidade).
Como podemos ver, quando um aluno não paga a mensalidade dentro do prazo acordado, isso pode ter um grande impacto na saúde financeira do estabelecimento. Além disso, a inadimplência também pode afetar a operação da academia, pois ela terá que gastar tempo e recursos para cobrar os alunos inadimplentes.
Multa por desistência do plano de academia || VOCÊ ENTENDEU DIREITO?
Como cancelar a Smart sem pagar multa?
Cancelamento: Você poderá solicitar o cancelamento do serviço Smart Fit Energy a qualquer momento, em qualquer unidade Smart Fit, sem cobrança de multa, mediante assinatura de requerimento disponível nas unidades, com antecedência mínima de 30 dias da próxima cobrança.
Se você não desejar a renovação ao final de qualquer período, poderá cancelar o contrato conforme as regras deste Termo de Adesão. A Smart Fit poderá optar por cancelar a renovação automática, comunicando à outra parte com pelo menos 30 (trinta) dias de antecedência do término de qualquer período de vigência.
O consumidor somente está obrigado a pagar multa em razão de contrato, sendo que a multa é indevida quando a prestadora do serviço der causa, seja por não prestar adequadamente o serviço, desídia, práticas abusivas ou não cumprimento contratual que prejudique o consumidor.
“O artigo 476 do Código Civil estabelece que nenhum dos contratantes, antes de cumprida a sua obrigação, pode exigir o implemento da obrigação do outro. Fazendo um paralelo com o caso em análise, a academia não poderá exigir o pagamento da mensalidade ou do plano contratado sem fornecer o serviço ao aluno”, explica.
Atraso superior a 30 dias no pagamento de qualquer obrigação contratual, ou três atrasos num mesmo período de vigência do plano, consecutivos ou não, mesmo que inferiores a 30 dias, poderão acarretar o cancelamento do contrato, a critério da Smart Fit.
Esclarecemos que não trabalhamos com trancamento de plano, essa informação está prevista em contrato. Em caso de problemas de saúde, o cliente pode apresentar um atestado médico com data de início da licença, solicitando o trancamento de seu plano sem taxas ou cobranças adicionais.
Se você é aluno Smart Fit, o valor da assinatura é adicionado à mensalidade da academia Smart Fit, de acordo com o método de pagamento já configurado (para cartão de crédito ou cartão de débito). Se você não é aluno Smart Fit, o pagamento é feito online, através de cartão de crédito ou de débito.
1️⃣ Abra o aplicativo. 2️⃣ Na aba "Perfil." 3️⃣ Selecione a opção "Minhas pendências." - No menu Próximas cobranças: você tem acesso aos lançamentos futuros das próximas mensalidades.
Se você contratou o plano pela internet e deseja cancelar, você tem direito ao cancelamento dentro de até 7 dias a partir da data de compra. O cancelamento pode ser realizado de forma prática e rápida através do Espaço do Cliente ou, caso prefira, pessoalmente em nossa unidade.
Para cancelar o seu plano, você pode ir pessoalmente na recepção de qualquer academia Smart Fit e fazer a sua solicitação. Lembre-se: o cancelamento deve ser feito com antecedência de 30 dias da próxima data de vencimento.
Segundo seu Termo de Adesão, o plano Fit tem fidelidade de 12 meses e caso o cancelamento ocorra antes desse período, será cobrado uma multa de 20% do valor restante do contrato.
O cancelamento do plano Black só terá multa caso a solicitação seja feita antes do final dos 12 primeiros meses do plano. Se isso ocorrer, haverá a cobrança de 20% do valor restante que consta no contrato, mas se for após esse período de carência não haverá multa!
Pode entrar na academia com a mensalidade atrasada?
Cobrar juros abusivos se você deixou de pagar a mensalidade. Se você atrasar a mensalidade, a academia tem direito de cobrar 1% de juros e 2% de multa de inadimplência, não mais do que isso, como esclarece o advogado do Idec Igor Marchetti.
Para solicitar esse cancelamento, o cidadão deve procurar diretamente a empresa para negociar amigavelmente e, se não conseguir resolver, buscar o Procon ou a Justiça em posse do contrato de serviços, notas ou comprovantes que atestem má qualidade do serviço.
Qual o valor da multa por quebra de contrato na academia?
A cobrança de multa por cancelamento não é ilegal, no entanto, o valor da multa não pode ser excessivo. No caso dos contratos de academias de ginástica, o Idec entende que seria razoável cobrar 10% do valor que o consumidor precisaria pagar até o fim do contrato.
A pessoa consumidora tem direito a rescindir o contrato sem pagar multa, mesmo estando dentro do período de fidelidade, quando: Cancelamento devido à má qualidade na prestação do serviço. Não tiver conhecimento prévio da condição de fidelidade e multa imposta.
Atraso superior a 30 dias no pagamento de qualquer obrigação contratual, ou três atrasos num mesmo período de vigência do plano, consecutivos ou não, mesmo que inferiores a 30 dias, poderão acarretar o cancelamento do contrato, a critério da Smart Fit.
A Smart Fit oferece a exceção de trancamento se houver razões médicas, mediante atestado, para que você possa se recuperar sem preocupação e retornar aos treinos com saúde.
Como funciona o plano sem fidelidade da Smart Fit?
O plano Smart não conta com fidelidade. Os três meses referidos se tratam da permanência mínima. Para usufruir do benefício promocional , você deve permanecer matriculado na Smart Fit pelo prazo mínimo de três meses, esse é o prazo mínimo para condição do benefício.